Trânsito caótico
Faz muito tempo que o itajaiense sofre, no seu deslocamento diário, atravancos e perda de tempo no trânsito caótico que a cidade vivencia. Mesmo com abertura de ruas e avenidas, quem arrisca colocar sua caranga na rua, até fora do horário de pico, se estressa com a quantidade de semáforos sem sincronização e a falta de lógica no trânsito da city. Nem parece que a cidade cresceu tamanho o amadorismo.
Enquanto isso...
...a Codetran, que não planeja nada de trânsito, não fiscaliza, não atua nas ruas e só serve pra fazer blitz e arrecadar multas, fica jogada às traças, com seu coordenador de trânsito, Robson Costa, postando uma montoeira de fake news em grupos de zapzap, Facebook e Instagram. Bolsominion convicto e alucinado “com vozes que entoam na própria cabeça”, o chefe de trânsito usou até grupo de imprensa e lista de contatos de jornalistas pra propagar mentiras eleitorais e a opinião política dele - que pouco interessa e ninguém perguntou.
Pra piorar
Em um grupo de zapzap intitulado Codetran – Imprensa o se achão, digo, bagrão, posta coisas fakes e usa do instrumento que deveria servir de fonte de informação aos profissionais de comunicação para postar mentiras e cometer crime eleitoral. A repercussão de suas ações polêmicas acabou sendo tema de matéria jornalística no DIARINHO na última segunda-feira.
Mentiras
A matéria explanou os absurdos protagonizados pelo coordenador do trânsito, cargo comissionado do município de Itajaí, que usa o horário do expediente para propagar sua opinião política misturada com posts fakes. A matéria do DIARINHO, inclusive, deu espaço para Robson dar sua versão dos fatos e, também, para o administrador anônimo de um perfil no Instagram que usa logo da Codetran explicar posts fakes durante o fim de semana - posts que acabaram apagados após a matéria publicada.
Sem noção
Robson, não contente com sua falta de postura de funcionário público que é pago para cuidar do trânsito e não para espalhar post fake ou dar sua opinião política, ao invés de cuidar do trânsito esculhambado da city pexêra, acabou por tecer críticas e comentários infelizes contra o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. Uma tristeza uma pessoa limitada dessa chefiar o órgão de trânsito de uma cidade como Itajaí.
Politicagem
Se quer fazer politicagem e dar sua opinião, fora do seu horário de trabalho, não use o cargo, instituição, símbolos, lista de contatos da imprensa, ou canal de comunicação da Codetran no Whats... Acha que entende de política? Então aprenda, primeiro, a separar o que é público do que é privado, pois vivemos numa República. Codetran não é puxadinho político de gente alucinada, fanática e adepta da teoria da conspiração que precisa de fake news para pedir voto.
Haja tempo!
Quem acompanha o Robson “dono da Codetran” sabe que o rapaz gosta de falar e de se achar bastante, mas não é capaz de resolver os reais problemas do trânsito da cidade. Quando alguém tentou fiscalizar os problemas do trânsito, como o galego Rubens Angioletti (sem partido), o arrogante do Robson foi lá e proibiu a entrada do vereador no pátio de carangas apreendidas.
Sacanagem
O caso ainda deve render muito e mostrar que o Robson “dono da Codetran” só tá lá por arranjos políticos, porque competência para gerir o trânsito ele já mostrou que não tem. Outra sacanagem que tem sido denunciada é o reboque de motocicletas estacionadas fora da área específica no centro da cidade. Os motoboys imploram por mais vagas, mas Robson só tá pensando no guincho, sopram uns fofoqueiros de plantão.
“M” danada
Como se estivesse tudo maravilhoso, o coordenador da Codetran passa boa parte do dia replicando fake news e pedindo votos para o “mito” baseado em posts mentirosos. Tudo bem cada um ter sua posição política e partidária, agora, usar canais oficiais de comunicação públicos, no horário de trabalho, enquanto o trânsito tá numa “M” danada, é zombar do itajaiense e do dinheiro que o povo gasta com o salário do bagrão! Vai trabalhar, Robson!
Vexame nas Piçarras
A vereadora Professora Terezinha (PSDB), de Balneário Piçarras, anda meio indignada com o prefeito Tiago Ex-gordinho Baltt (MDB). Terezinha, que é professora, tá achando muito estranho o prefeito estar reformando todas as escolas e creches e anunciando a construção de mais três unidades. Isso mesmo que você leu! A vereadora, que é professora, tá reclamando de melhorias na educação.
Tiago deu nos dedo
E ela disse isso durante sessão da Câmara de Vereadores da ex-capital do Jet Ski. E, pra piorar, disse isso na cara do prefeito, que estava na sessão acompanhando a convocação da secretária de Educação, Blaise Keniel. Tiago, que não leva desaforo pra casa, puxou o microfone e lembrou a profe Terezinha sobre as obras inacabadas do ex-prefeito Leonel Martins, do partido dela.
Ouviu o que não queria
O alcaide Tiago Baltt falou que não é prefeito de começar e não entregar obra. E lembrou do caso do Centro de Educação Infantil Professora Marcela Chegatti, no centro de Balneário Piçarras, que o ex-prefeito viajão não terminou.
Arregaçou as mangas
A obra, que começou em fevereiro de 2016, tinha previsão de terminar em março de 2017, mas o prefeito da Terezinha deixou a obra pra trás. Assim que assumiu, em 2021, Tiago arregaçou as mangas e tocou ficha na obra. A creche abriu em fevereiro de 2022, com 250 vagas.
Tá meio perdida
Tem sido costume da oposição ao prefeito Tiago Ex-gordinho Baltt a crítica pela crítica. A cidade está um canteiro de obras só, com pavimentação em todos bairros, construção de novos postos de saúde e projetos de modernização de mobilidade urbana. A profe Terezinha tá meio perdida, sem saber o que reclamar. Aí, quando reclama, passa vergonha.
Tentando aparecer
O prefeito em exercício Marcelo Saldré, ops Sodré (PDT), anda doido pra emplacar algum feito no período de sua interinidade pra se aparecer e credenciar sua imagem junto ao eleitor pexêro. Com isso, anda bolando estratégias pra ficar bonito na foto.
Atraque
Pai Atanásio, metido a ir tomar café de graça no paço dos altos da Dinamarca, sempre passa pela Secretaria da Fazenda pra ver se a arrecadação está a contento e neste espaço, entre uma prosa e um café forte e sem açúcar, o veio que é diabético ouviu um murmurinho entre duas barnabés.
Enquadro?
As servidoras cochichavam que o secretário da insegurança, Gabriel Castanheira, teria dado um enquadro, digo, um atraque, no vereador líder da juventude liberalista da Dubai brasileira, Vitor Forte (PL).
Será que será?
Só não se sabe o motivo e nem o teor da conversa ao “pé de ouvido”, já que o vereador Milk, digo, Vitor, teria ficado mais branco do que parede de hospital, mas não teria ficado calado. “Acho que é fofoca, mas, sei lá”, disse Pai Atanásio, sorvendo mais uma xícara de café palaciano.
Férias e férias
Atanásio, curioso que só, aproveitou pra perguntar pra um abobrão do alto escalão por que o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) tira tantas férias, já que só neste mês já teria entregue a principal cadeira estofadinha por 15 dias para o vereador Gelson Rodrigues (Cidadania).
Saiu
Recentemente o prefeito pop star saiu 15 dias para percorrer o Estado, quando ainda tinha sonho de ser candidato ao governo da Santa & Bela, e agora teria pedido mais sete dias pra não se sabe o quê.
Saindo de cena
Os arautos do caos, linguarudos de plantão, debulham que enquanto o prefeito Fabrício vai saindo de cena, a situação de governabilidade da Dubai Maravilha vai fracassando a cada dia com a alternância de poder e de uma nova liderança política que busca de maneira desenfreada tentar marcar a si próprio como uma alternativa para sucessão do alcaide.
Nova missão?
Esses linguarudos dizem que o alcaide Fabrício anda demonstrando sinais de fadiga do serviço público e está mais propenso para coaching, pastor ou uma nova missão que lhe for atribuída em um novo governo no estado ou federal.
Não é fácil
Isso porque na Dubai brasileira Fabrício parece ter cansado do jogo, digo, de governar. Não é pra menos, com um parlamento que não se pode confiar e com secretários desconfiados do próprio governo, não é fácil governar mesmo.
Tentando aparecer
O prefeito em exercício Marcelo Saldré, ops Sodré (PDT), anda doido pra emplacar algum feito, no período de sua interinidade, pra se aparecer e credenciar sua imagem junto ao eleitor pexêro. Com isso, anda bolando estratégias pra ficar bonito na foto.
Questão do Porto
A ideia do Saldré, ops, Sodré, embarcou pra capital federal para definir a questão da transição do Porto de Itajaí. Problema é que, no olho do furacão do segundo turno das eleições, é inevitável que os bagrões da capital federal enxerguem no prefeito em exercício um adversário político e, por isso, não atendam pedidos dele.
Declarou
Marcelo declarou apoio ao governo do estado de Décio Lima (PT) e à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, desfilou na mídia estadual e atuou como papagaio de pirata do Décio em entrevistas na semana passada.
Agora, não
Fica difícil, com esse tipo de interlocução, acreditar que traga algo de bom para o nosso Porto de Itajaí, em um momento tão delicado pelo qual o terminal passa. Se tivesse findado o segundo turno e o Lula ganhasse a peleja eleitoral, Marcelo estaria credenciado pra brigar por uma definição com relação ao Porto de Itajaí. Mas, neste momento, não pode fazer nada. Quem você anda escutando, Marcelo?
À disposição
O deputado federal reeleito Daniel Freitas esteve, na manhã desta terça-feira, reunido com a bancada do PL na leleia, onde conversou sobre os trabalhos e alinhamentos para os próximos quatro anos e colocou seu gabinete em Brasília à disposição dos deputados estaduais.
Eleitos e reeleitos
Participaram do encontros os parlamentares eleitos e reeleitos: Berlanda, Ivan Naatz, Ana Campagnolo, Berlanda, Soratto, Marcius Machado, Sargento Lima, Oscar Gutz e Maurício Eskudlark e Carlos Humberto. Antes, Freitas também esteve com o deputado estadual Jessé Lopes.