Às escondidas
O povo que anda apreensivo com o futuro do Porto de Itajaí anda indignado como as decisões têm sido tomadas às escondidas, sem um amplo diálogo com a cidade e com os envolvidos no processo. Cada vez mais comentários dão conta de que o edital tampão, suspenso pela Antaq, servirá só para trazer de volta ao Porto de Itajaí cargas sem grande valor agregado.
Chico Ramos
Há quem garanta que o empresário Chico Ramos está por trás dos movimentos da CTIL, que ganhou o edital de transição do Porto, e entre seus planos está o transporte de soja em bigbags. Agora, o foco está nas explicações da superintendência para a Antaq tentar liberar o contrato temporário.
Portonave?
Outro comentário medonho é de que a CTIL vai movimentar cargas da Portonave aqui no Porto de Itajaí como forma de liberar o cais do porto do outro lado da vala para reformas estruturantes. A verdade é que ninguém tem certeza dos interesses por trás de cada movimento, mas que há, nos bastidores, muita pressão e muitos negócios rolando, ninguém duvida.
Continuidade
A Antaq tem pesado a favor da continuidade das operações portuárias já que uma transição da APM Terminals para CTIL e depois uma da CTIL para o ganhador do leilão pode comprometer linhas, navios, empregos e renda. Quanto mais transições forem necessárias, mais tempo e mercado se perdem. Cosadiloco!
Licitação milionária
Anda causando estranheza o munícipio de Florianópolis lançar uma licitação milionária de quase 50 milhões de reais por ano para recontratar todos os serviços de Tecnologia da Informação (TI) da prefa. Será que o ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil) errou nas contratações que fez enquanto esteve à frente do poder executivo da capital?
Movimentação
Os linguarudos de plantão dizem que existe uma grande movimentação nos bastidores desta contratação e que as empresas que irão vencer o edital já estão definidas por uma pessoa muito próxima ao atual prefeito da capital manezinha, Topázio Silveira Neto (sem partido). Hummmm...
Indícios
Ainda segundo essas más línguas, há indícios de direcionamento no processo para as empresas Pública Tecnologia, IDS Software e SINNC Soluções, contrariando a vontade dos servidores públicos da prefeitura.
Desgaste
Se forem comprovados estes indícios que estão sendo alardeados, esta contratação trará um enorme desgaste para o governo e para Topázio, que é um empresário da área de tecnologia e precisará se explicar para a população e para a justiça.
Encontro regional do PL
O Partido Liberal promove um encontro regional com lideranças nesta quarta-feira, na sociedade Fazenda da praia Brava, na city pexêra. O intuito é fortalecer a eleição ao governo estadual do senador Jorginho Mello e a reeleição do presidente Jair Bolsonaro.
Não é mais Novo
Dirigentes do partido Novo da city pexêra em contato com o socadinho escriba garantem que o suplente de vereador Gabriel Zanon, que odiava o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), e agora diz que ama e apoia, não pertence mais à sigla.
Não digeriu
Fontes palacianas da Dubai Brasileira dizem que as notinhas da coluna sobre o inquérito que o prefeito pop star, o coach Fabrício Oliveira (PL) e sua esposa, Mozara Paris Oliveira, respondem por promoção pessoal, de autoria do Ministério Público, não caíram bem na mesa da tchurma na city. Ninguém sabia da desconfiança do MP.
Uso do cargo
O MP ficou aborrecido com Fabrício, que utilizou para vender seu curso, “Os Imparáveis”, de seus feitos como prefeito na city, usando as obras públicas como marketing pessoal para vender cursos de coach, a razão principal do inquérito de improbidade. Outro fato foi supostamente constranger servidores e comissionados a participarem do cursinho dado em chiquetosos hotéis da city.
Colaborar
Há quem diga que vai ter gente meio magoada com Fabrício, ou que não fazem mais parte da tetinha governamental, procurando o MP para dar seu depoimento sobre a empresa do primeiro casal na city. Vai se criando um clima horrível nos altos da Dinamarca.
Presidência da Câmara
Em janeiro tem eleição para presidente da Câmara de Balneário Camboriú. O próximo presidente será automaticamente o vice-prefeito, caso Fabrício precise se ausentar, já que Carlos Humberto (PL) assume na Alesc sua vaga conquistada na urna. No Legislativo, já tem gente de zoio nessa história de uso da máquina para promoção pessoal do prefeito no seu curso de coach. Muita água vai rolar até lá.
Voto útil
Lideranças locais que se estrebucharam em pedir pra população votar em candidatos daqui andam sendo cobradas para um posicionamento sobre o segundo turno para o governo do estado. Fofoqueiros e disseminadores da discórdia alembrando que o candidato do PT, Décio Lima, é daqui, tão ou mais que muitos que se apresentaram como candidatos da city pexêra.
Outdoors
Na hora de colocar outdoors pela cidade pedindo voto em candidatos locais, ou na hora de fazer aquela ginástica pra tentar explicar que o torcedor do Figueirense Paulinho Bornhausen (PSD) era daqui, o voto útil local servia. Agora, pra defender um pexêro no governo do estado, os patrocinadores da campanha andam caladinhos. É a tal falta de coerência de sempre.
Não entendem
Depois, os políticos não entendem porque sobem no topo e, quando confrontados com seus discursos, acabam perdendo toda credibilidade com o povão. É o famoso faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Na verdade, a campanha pelo voto local só serviu a interesses pessoais e, quando o voto em um candidato daqui não serve a esses interesses, a campanha é deixada de lado. Feio!
Quatro
Itajaí já teve quatro governadores: Lauro Muller, Adolfo Konder, Irineu Bornhausen e Antônio Carlos Konder Reis. É lógico que Décio Lima tem a mínima chance de ser eleito para o Palácio da Agronômica. Mas é filho da pequena pátria.
Quinto Constitucional
O ex-vereador de Navega City e advogado Cirino Adolfo Cabral Neto é candidato ao quinto constitucional da advocacia para o Tribunal de Justiça da Santa & Bela Catarina com relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade.
Experiência
Para os mais próximos, o vereador da Dubai brasileira David La Barrica (Patriota) comemorou sua participação na campanha ao Senado do ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD).
Ensinamentos
David era suplente na coligação e andou 45 dias na cola do ex-governador e descreve que com isso ganhou muita experiência. Na sua volta ao Legislativo, tem dito que vai pôr em prática alguns ensinamentos políticos recebidos na campanha do padreco lageano.
Festinha
A fama de gastadeira da presidente da Câmara de Vereadores do outro lado da vala, em Navega City, Lu Bittencourt (PL) todo mundo já conhece. Só que dessa vez ela fez uma vaquinha pra juntar um dinheirinho e organizar, nesta segunda-feira, antes da sessão, uma festinha particular nas dependências da casa do povo dengo-dengo.
Aposentadoria
Isso pra despedida de um servidor efetivo do Legislativo que tá se aposentando. Só que a tal festinha regada a comida e bebida foi só para vereadores e servidores que são amigos da rainha, digo, da presidente.
Só chegados
Os linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes!) lascam que a Lu, soberba que só ela, não convidou ninguém do baixo escalão pra participar, nem da vaquinha, nem da festinha, a portas fechadas. Os bagrinhos ficaram só no cheirinho.
Cancelada
A visita do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Joinville, no norte da Santa & Bela Catarina, prevista para a próxima quarta-feira, foi cancelada. Segundo Luciano Boico, da coordenação do partido, problemas de logística e a previsão de mau tempo para toda a semana motivaram a decisão.
Rio de Janeiro
No mesmo dia, aliás, Lula estará no Rio de Janeiro. Ainda não há previsão de uma nova visita de Lula ao estado antes do segundo turno, marcado para 30 de outubro. O que pode não ocorrer, faltando poucos dias pra eleição.
Mãos à obra
Cessadas as comemorações e análises eleitorais das mudanças no quadro político das bancadas na leleia, ainda que falte o encerramento do segundo turno da eleição estadual, os deputados se debruçam a partir desta semana no começo dos trabalhos de encerramento do ano legislativo de 2022. A partir de fevereiro, com as novas bancadas e novo governador, aí é outra história.
Projetos
Por enquanto, porém, até o fim deste ano, a prioridade são os calendários de tramitação de três Projetos de Lei de procedência do governo do estado que tratam do planejamento para a aplicação dos recursos estaduais para os próximos anos.
LOA e PPA
Os projetos tratam, respectivamente, da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023, e de alterações no Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2020-2023. Ou seja, os compromissos finais do governador em fim de mandato, o bombeiro Carlos Moisés (Republicanos), e que já se prepara para limpar as gavetas do Palácio da Agronômica.
Tramitação
Já ficou definido o calendário de tramitação dando conta de que até o dia 7 de novembro próximo os deputados poderão apresentar emendas aos textos. Neste prazo também serão colhidas as manifestações de outros poderes e órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o Ministério Público de Santa Catarina e o Tribunal de Contas do Estado.
Votação
No dia 16/11 serão apresentados os pareceres conclusivos aos projetos e concedida vista coletiva aos deputados. Já para o dia 23/11 ficou marcada a discussão e votação dos pareceres e o encaminhamento dos projetos para análise em plenário e a respectiva votação, fechando praticamente os projetos importantes do ano.