Amin
O turco-careca senador e candidato a governador Esperidião Amin (Progressistas) passou pela choupana, onde conversou com o socadinho e desasado escriba sobre a campanha e os desafios de sua caminhada.
Gororoba do JC
Amin vestiu a camiseta e vai estar na Gororoba do JC, dia 10 de setembro no Fazenda da Praia Brava. Aliás, Esperidião prestigia desde a primeira edição e esta será a 14ª em que se faz presente.
Disputa interna
A campanha na city pexêra começa a aparecer, principalmente nos carros adesivados, e começa a ficar evidente também, nos bastidores, uma nova disputa na política pexêra, com Márcio Dedé (União Brasil) de um lado e Marcelo Werner (PSC) de outro. Ambos candidatos a deputado federal. A questão é saber se Marcelo Werner pode dizer que é candidato do governo.
Não é de hoje
A dupla já esteve em disputa logo após a eleição de 2020 para a presidência da piramidal casa do povo, sendo que Marcelo Werner teve o apoio dos vereadores de oposição e Dedé, o apoio da base governista. Naquela deu Werner, numa disputa onde a bela do Selmo, Cris Stuart (PSC), teria traído o prefeito barbudinho e entregue a presidência ao Marcelo Werner.
Nesta eleição
Para os palpiteiros de botequim, digo, para os analistas políticos que sopram nozovidos deste escriba, Dedé conta com a simpatia da maioria esmagadora dos governistas, muito pela gratidão e serviços prestados dentro do governo desde 2017. O que deve demonstrar nas urnas uma história muito diferente.
Nesta eleição 2
Para os mesmos perdigueiros, Marcelo Werner, liderado pelo seu presidente Fábio Rezes, o Fabinho, sempre com os pés em duas canoas, deve sofrer exatamente pela falta de comprometimento com o governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Sem falar dessa fama de traíra e perseguidor.
Perseguição
Pipocam a todo o momento denúncias de que entidades, atletas, técnicos, terceirizados e mais uma penca de cargos vêm sendo ameaçados e até demitidos em uma criminosa perseguição desesperada por votos de cabresto em Marcelo Werner. O que seria um absurdo para a biografia do presidente da piramidal casa do povo e uma tragédia para sua própria campanha. Já pensou acabar tudo em delegacia?
Espaço
A verdade é que a hora da verdade chegou, e quem tem lado, tem lado. Marcelo Werner tenta fazer uma eleição para consolidar seu nome para eleições futuras, quem sabe na majoritária em 2024 e ao lado de qualquer um, já que poucos acreditam que seu partido tenha efetivamente alguma chance de eleger um deputado nessas eleições. E por ficar no meio, que não deve ter grande sucesso.
Suspenso
Além de deferir parcialmente uma liminar, a dona Justa se manifestou pela suspensão imediata de concessão ou autorização de empreendimentos em Itajaí sob outorga onerosa sem a elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança na city pexêra.
Multa
A multa estabelece o valor de R$ 10 mil para cada caso de descumprimento da ordem judicial por ora vigente. O secretário de Desenvolvimento Urbano da city pexêra, Rodrigo Lamim, também foi citado pessoalmente para que tomasse conhecimento da decisão.
Impedido
Com a decisão, fica impedido que novas obras de outorga onerosa sejam liberadas sem a apresentação do devido Estudo de Impacto Ambiental. Convergente com a decisão do M.I. de 15 dias atrás, que intimou a piramidal casa do povo a legislar sobre o tema em 90 dias.
Vitória
Isso vem de encontro ao que anda acontecendo com obras sendo liberadas, purexemplo, na bucólica e de ruas estreitas praia de Cabeçudas, onde, por conta da outorga onerosa e sem a elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança, estão construindo em frente à praia. A decisão é uma grande vitória para a comunidade.
Um ano da mega obra
Balneário Camboriú comemorou esta semana o niver do início da mega obra de alargamento da faixa de areia da praia Central, primeiro cartão postal da Dubai brasileira. Uma obra que correu o mundo e apresentou a todos uma nova cidade, uma cidade capaz de se reinventar em meio a uma pandemia e sair mais forte e inovadora, uma realização com a assinatura do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos).
Exemplo
O exemplo da mega obra de alargamento de Balneário Camboriú inspirou obras de proteção costeira semelhantes pelo Brasil afora. O ciclone que passou pelo litoral catarinense no começo deste mês provou a eficácia desta obra, sem a qual o mar teria invadido a avenida Atlântica e destruído muitas das estruturas públicas ali existentes, como já ocorrido em tempos anteriores.
Retomada
A repercussão do surgimento de uma nova praia Central, difundida largamente por todas as mídias, atraiu a curiosidade de todos para a novidade, o que permitiu uma retomada econômica forte que animou o trade turístico, um dos principais motores da economia de BC. A mega obra impulsionou, também, a valorização imobiliária de Balneário Camboriú, e puxou para cima a valorização dos imóveis de toda a região. Um golaço!
Centro de eventos
Na esteira do sucesso, até obra que não saía nunca, acabou saindo, como o Centro de Eventos de Júlio Tedesco, finalmente aberto, outro diferencial fantástico para o turismo da Dubai brasileira, que agora conta com uma movimentada agenda de mega eventos, o que traz outro tipo de turista pra city praiana, agora sempre cheia. Mais um ponto para o score do pop star Fabrício Oliveira, que soube cobrar e correr atrás para que finalmente se concretizasse a abertura desta estrutura.
Nome estadualizado
Por tudo isso, mas não só por isso, o nome de Fabrício Oliveira se estadualizou, e ele se transformou numa potência política em Santa Catarina. No meio político, inclusive, seu nome federalizou. Todos têm os olhos voltados para a Dubai brasileira, e reconhecem na gestão do pop star a virada de chave que a cidade deu, se transformando num objeto de desejo nacional e internacional.
Voos mais altos
Fabrício acabou recuando da tentativa de se tornar candidato a governador nesta eleição, mas com o portfólio de obras e ações que ele tem para mostrar, e as que estão por vir nesses quase dois anos e meio de governo que lhe restam, o transformaram num nome destacado no cenário político nacional, quer queiram seus detratores e adversários ou não. E esta obra que faz um ano de seu início nesta semana será, na opinião deste humilde escriba, símbolo principal de sua obra. Então, parabéns a todos!
Klaus Fischer
O Cristiano Klaus Fischer, diretor do CEPICS de Itajaí, visitou o socadinho e desasado escriba e já garantiu presença na Gororoba do JC, dia 10 de setembro na sociedade Fazenda da Praia Brava, na city pexêra.
CEPICS
Cristiano assumiu desde início de 2021 o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí, o CEPICS. Acupuntura, homeopatia, ventosaterapia, auriculoterapia, Yoga, reiki e muitas outras são práticas ofertadas gratuitamente pela secretaria de Saúde de Itajaí para o povão.
Bom trabalho
Secretários e servidores de Saúde da região e de outros estados estiveram no CEPICS nos últimos meses para copiar ideias para implantar em suas citys. Cristiano, que é formado na área há mais de 16 anos, conseguiu implantar várias práticas, quadriplicou o número de atendimento e vem realizando várias ações em parceira, divulgando o CEPICS por todo canto.
Ivete
Candidato a governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) se licenciou, em Brasília, do mandato de senador, para se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral. Ivete Appel da Silveira (MDB), viúva do ex-governador bigodudo Luiz Henrique da Silveira e primeira-suplente, assumiu o posto no Senado.
Honrar
“Estou me licenciando e dando a oportunidade a minha primeira suplente, a dona Ivete da Silveira, de ocupar meu mandato no Senado. Tenho certeza absoluta de que ela vai honrar Santa Catarina, honrar o Brasil, cuidar das pautas que eu tenho encaminhado e apoiar o governo Bolsonaro”, afirmou Jorginho.
Bastão
A passagem de bastão para dona Ivete trata-se de um gesto de reconhecimento de Jorginho Mello à ex-primeira-dama e também ao ex-governador Luiz Henrique. “Estou muito feliz de estar fazendo essa homenagem para a dona Ivete.”
LHS
E, de forma especial também, para nosso grande governador Luiz Henrique da Silveira. Um político que sempre orgulhou o Brasil, um homem que se destacou em todas as funções que teve na vida pública. Ela irá assumir hoje provisoriamente por três meses e, definitivamente, a partir do ano que vem, até pra completar o mandato que Luiz Henrique deixou no meio”, ressaltou Jorginho Mello.
Três meses
Dona Ivete ficará no Senado por três meses, entre 24 de agosto a 23 de novembro, podendo assumir por mais quatro caso Jorginho seja eleito governador. A ex-primeira-dama fez questão de declarar seu apoio ao candidato do PL, apesar de o MDB catarinense estar na chapa como vice do atual governador e candidato à reeleição, o bombeiro Carlos Moisés (Republicanos).