Aposentado
Pai Atanásio, enclausurado em seu chalé devido à passagem do ciclone que parece ter gostado da Santa & Bela Catarina por passar pela segunda semana seguida, começou a fazer algumas conjunturas sobre o cenário eleitoral.
Distante
Na primeira, Atanásio arrisca dizer que o atucanado Leonel Pavan (PSDB), que já aposentou eleitoralmente o melhor, melhor do mundo Auri Pavoni na última eleição, também foi aposentado pelos tucanos, pois mesmo que Dalírio Beber seja vice-governador, o projeto de Pavan ser prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, está cada dia mais distante.
Traição
Pavan adora falar em traição, mas não se alembra que no dia da convenção do MDB, Auri Pavan, digo, Pavoni chegou a prestigiar, digo, participar do lançamento de Edson Periquito, mas no dia seguinte os tucanos (leia-se Pavan) haviam fechado com o Leonardo Piruka (Progressistas) pra ser vice. A política ama a traição, mas não perdoa os traidores...
No colo
E, com isso, isolando e inviabilizando o projeto do homem pássaro, Edson Periquito (Republicanos), o que acabou deixando a eleição cair novamente no colo de Fabrício Oliveira (Podemos), desgastando Auri Pavoni (oh, dor!) que estava iniciando nas urnas e mal sabia que estava sendo aposentado politicamente.
Hipótese
Agora, se caso Pirica, que é candidato a deputado estadual, se eleger, e o vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), não chegar, novamente o nome do ex-prefeito vai voltar a assombrar, digo, a circular os altos da Dinamarca.
Aliado
É por isso que a eleição de Carlos é importante para o governo que atualmente habita o paço. O prefeito pop star e coach Fabrício Oliveira sabe que não vai ter o comando com Carlos no poder, mas ainda assim é melhor ter um aliado do que entregar o jogo, digo, o paço pro adversário.
Provável
Ainda tem muita água pra passar por debaixo dessa ponte e se o senador Jorginho Mello (PL) conseguir se eleger governador e Carlos não, é provável que o vice-prefeito seja alçado, digo, convocado para o alto escalão estadual, mas tudo isso ainda depende das eleições de outubro que vão dar um novo norte para as próximas disputas eleitorais de 2024.
Complicou
Aliás, o governador bombeiro Carlos Moisés puxou para sua campanha duas adesões inusitadas, a do ex-tudo, o atucanado Leonel Pavan, e, também, a do ex-prefeito Edson Renato Dias, o Periquito, que foi de mala e cuia para o partido do governador, o Republicanos, os dois adversários políticos do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos). Hummm…
Derrapada
A coluna errou ao afirmar que o vice-prefeito da Dubai brasileira e candidato à leleia, Carlos Humberto, estava usando instalações da prefa para fazer reunião com os comissionados do município. A foto em questão, publicada, se tratava de uma reunião noturna num conhecido hotel da cidade. Escusas pela informação incorreta.
Frente
Na quarta-feira estiveram reunidos os representantes dos partidos da frente democrática de Santa Catarina, com o objetivo de articular ações visando a eleição de Lula presidente, Décio Lima governador e Dário Berger ao Senado. A reunião que aconteceu na “casa do trabalhador” contou com as presenças do articulador da reunião, o carequinha Gerd Klotz, presidente do PT; do anfitrião Oswaldo da Mancha Branca Mafra, presidente estadual do Solidariedade; de Sara Ternes, presidente do PC do B; Luciano Mette, presidente do PSB; e Alex Stein, representando o Psol e Rede, além de outros militantes e assessores.
Lula lá e Décio e Berger aqui
Segundo Klotz, presidente do PT, desde o início deste ano foram iniciados diálogos individualmente com cada partido. “Só agora tivemos a oportunidade de reunir todos, nos reconhecer e firmar esta grande parceria que certamente será vitoriosa elegendo Lula presidente já no primeiro turno e levando Décio Lima ao segundo turno da eleição ao governo de Santa Catarina e o elegendo”, fala.
Afinados no discurso
Para Oswaldo Mafra, esta reunião é histórica em nossa cidade. “Além de servir para juntos elegermos nossos candidatos que representam o mesmo projeto político, será uma prévia do que poderemos articular para os próximos anos em Itajaí”, adiantou. Luciano Mette, do PSB, se demonstrou confiante na vitória de Lula, Décio e Berger ao Senado.
Momento
Para o representante do Psol e Rede, Alex Stein, “este é um momento histórico em nossa Itajaí, pois nossos partidos estão comprometidos com a vitória da democracia”. Sara Ternes, do PCdoB, reforça a importância destas eleições que é “a de nossas vidas, sendo um marco a tirar do país da barbárie e o colocando no patamar da civilização”, garante.
Troca
O vereador Eduardo Zanatta, da Dubai brasileira, sentiu bem na espinha o gosto amargo da traição ao ser seduzido pelo canto da sereia, digo, da ex-vereadora Mariza Zanoni. Zanatta trocou o PDT pelo PT com consentimento da sigla, que não pediu a sua cadeira no parlamento.
Pregaram
Contudo, os vermelhinhos pregaram a maior rasteira no inexperiente Dudu, que além de ter ficado de fora da disputa, ainda vai ter que disputar com Marisa uma vaga ao legislativo na próxima eleição, porque seria novamente um suicídio o partido tentar a majoritária, numa city mais de 80% conservadora.
Diferença
Eduardo Zanatta até poderia minimizar essa diferença abissal entre conservadores e socialistas, arrebanhando mais uns votinhos da juventude para o Lula, mas Zanata ficou ressentido, e numa última postagem não marca # para o governo da Santa e Bela e andaria falando mal do candidato a governador Décio Lima.
Sem entusiasmo
E não esconde pra quem quiser ouvir que está ao lado Lula, mas não tem o mesmo entusiasmo pela família Lima, parecendo uma “persona non grata” ao afirmar que foi ceifado, digo, podado por não apoiar a candidatura da patroa de Décio, Ana Paula Lima (PT), para Câmara Federal.
Gean
O candidato a governador, o fala-fina Gean Loureiro (União Brasil), em debate com candidatos do grupo ND, teve oportunidade de abordar temas como infraestrutura, com ênfase no agronegócio, prevenção a desastres ambientais e governabilidade - destacando a boa gestão fiscal e o relacionamento com os poderes públicos.
Independente
Ao comentar o tema governabilidade, o ex-prefeito da capital manezinha ressaltou que “governabilidade é feita com muita responsabilidade, e também, saber se relacionar. Independente de quem for o presidente, eu sentarei ao lado, para debater e buscar resultados práticos”, afirmou Gean.
Desgovernada
“Governabilidade é ter entregas, é ter gestão fiscal responsável. Falo isso por quem pegou uma cidade totalmente desgovernada e mudou completamente o quadro de gestão fiscal em Florianópolis”, lembrou o ex-prefeito Loureiro.
Competitividade
Infraestrutura também foi um dos temas sorteados para o candidato falar sobre suas propostas. Gean enfatizou que a falta de infraestrutura em diversos âmbitos compromete a competitividade do estado.
Produção
“Cada vez mais a chegada dos insumos é dificultada, assim como o escoamento da produção. O agronegócio enfrenta muitas dificuldades no estado, a começar pela internet nas áreas rurais, já que a Secretaria da Fazenda exige Nota Fiscal Eletrônica e isso não facilita em nada ao trabalhador”, criticou o candidato do União Brasil.
Patrícia
A professora da rede pública pexêra, Patrícia Regina Wanderlinde Alves, recebeu essa semana, em Floripa, o Prêmio IGK- A Grande Jogada Social, oferecido pelo Instituto Guga Kuerten, com o intuito de garantir visibilidade para as pessoas e instituições catarinenses que de alguma forma contribuem com a inclusão social de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
Ações sociais
Ao todo foram seis prêmios entre organizações e pessoas que desenvolvem ou divulgam ações sociais que envolvem crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência e utilizam, preferencialmente, o esporte como estratégia de desenvolvimento integral na nossa querida Santa Catarina.
Atestado
A farra dos atestados médicos começou na Dubai brasileira. Servidores comissionados que deveriam estar no exercício da função estão sendo vistos aos montes em horário de expediente em reuniões políticas. Trabalhar não dá, mas participar de evento político pode?
Política
Na secretaria do Idoso, o diretor Rolf Felipe Santos Domingos que, segundo os linguarudos, estaria supostamente em atestado médico devido a problemas de saúde, foi visto na Dubai brasileira em evento do candidato a deputado federal Paulinho Bornhausen (Podemos) e do vice-prefeito mais sorridente do sul, Carlos Humberto (PL), que tá na lida pra estar na leleia.
Postado
A presença de Rolf chegou a ser postada na própria rede social do Paulinho Bornhausen que, certamente, não tem nada a ver com os motivos de saúde do rapaz, mas pega mal, inclusive ao candidato, ter apoiadores que não podem estar no trampo, mas podem ir a reuniões políticas.
De zóio
O Ministério Público precisa coibir, digo, intervir nestas atitudes, pois é público e notório que muitos comissionados são usados, digo, explorados como cabos eleitorais nesta época, deixando uma lacuna, digo, no vácuo o serviço público.