Restinga
Estava lotada a audiência pública de apresentação do projeto de reurbanização da orla da praia Central de Balneário Camboriú, na terça à noite, véspera de feriado: sinal do interesse que o tema desperta na população da Dubai brasileira.
Prefeitada
Só de prefeitos de Balneário Camboriú estavam lá quatro: o atual, o pop star Fabrício Oliveira (Podemos), o galego Rubens Spernau (sem partido), o atucanado Leonel Pavan (PSDB), e o homem pássaro, Edson Renato Dias (Republicanos), o Periquito. Até o véio da Havan, Luciano Hang, pintou para dar pitaco.
Baita projeto
O projeto é um espetáculo, um parque linear com muito verde, muito espaço e muita beleza, feito pelo famoso escritório de arquitetura Índio da Costa. Mais um golaço do prefeito Fabrício Oliveira, que deve correr, de agora em diante, atrás da forma e do recurso necessário para implantar a nova urbanização, que, segundo o arquiteto Guto Índio da Costa, é única no mundo.
Questionamentos
Feita a apresentação, começou a série de perguntas dos que foram para a audiência, todas devidamente esclarecidas pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira, pelo ex-prefeito galego Rubens Spernau, que presidia a audiência, e pelo arquiteto Índio da Costa.
Restinga
Entre as dúvidas, a colocação obrigatória, como condicionante da obra do alargamento, de uma restinga na Praia Central, que será, segundo o arquiteto, incorporada à vegetação e aos jardins que comporão o parque linear da orla.
Contramão da história
Foi aí que entrou o ex-prefeito Edson Friniquito, digo Periquito, um dos inscritos para falar. Periquito, que é pré-candidato a deputado estadual, faz, para se promover, uma campanha contra a implantação da restinga.
Cumprido
A restinga é uma imposição feita pelo IMA para liberar a licença de implantação do alargamento da praia Central, portanto, um compromisso da prefa da Dubai brasileira com o órgão ambiental e que tem que ser cumprido.
Show à parte
Periquito é contra a restinga, e aproveitou a audiência de apresentação do megaprojeto para tentar transformá-la num palanque político de mentiras e imbecilidades. Segundo Pirica, a restinga a ser implantada na praia Central – que é rasteira e que não terá mais de 20 cm de altura – será um local de criação de animais peçonhentos, esconderijo de moradores de rua e de bandidos estupradores. Quanta mentira...
Papelão
Pirica falou essas asneiras em tom inflamado, mas, em meio à fala absurda e oportunista, tomou uma vaia homérica do público. Mas uma vaia daquelas! De envergonhar qualquer um, e, diga-se de passagem, mais do que merecida.
Esfriou
A vaia esfriou os ânimos do homem-pássaro, que murchou e ficou lá, caladinho, sentado do lado do véio da Havan, que também se manifestou contra a restinga, mas de forma mais polida. Não menos ridícula, não menos sem cabimento, mas mais polida, pelo menos. O véio da Havan, macaco velho, sabe se portar conforme a plateia.
Aplausos
No final da audiência pública foi aberto à plateia o momento para opinar se era contra ou a favor da continuação do projeto: a continuação foi aprovada debaixo de uma massiva salva de palmas. Mais uma obra de primeira que transformará a Dubai brasileira, ainda mais, num destino desejado pelo Brasil e o mundo. Se melhorar estraga.
Reconhecimento
O juiz titular da Vara da Família da Dubai brasileira, Adilor Daniele, foi eleito representante dos magistrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O magistrado teve 41 dos 70 votos disputados no Tribunal Pleno. É o reconhecimento aos magistrados do interior, onde grande parte dos eleitos são da capital manezinha.
Ivan
Amigos do deputado estadual e líder da bancada do PL na Alesc, o entisicado Ivan Naatz, reuniram apoiadores, lideranças políticas e comunitárias de Penha, Piçarras e Navegantes, no início da semana segunda-feira última, para o primeiro evento da pré-candidatura à reeleição do parlamentar.
500 pessoas
O encontro político que reuniu mais de 500 pessoas em Penha também serviu para reforçar o apoio às pré-candidaturas liberais do senador Jorginho Mello ao governo do estado e à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.
Suprapartidário
O ato também teve apoio suprapartidário com a presença registrada do prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Balt, e do vereador Marcelo Achutti, de Balneário Camboriú, ambos do MDB. Além do pré-candidato a deputado federal e vice-presidente estadual do PL, Jorge Goetten.
Presença
Quem também marcou presença para manifestar seu apoio, foi o caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como “Zé Trovão”, igualmente cotado para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PL. Ivan Naatz, além de Blumenau, também é morador de Penha.
Balanço
Naatz aproveitou para fazer um balanço regional do mandato, ressaltando que tem contribuído com recursos via emendas parlamentares ao município na ordem de mais de R$ 2 milhões para setores estratégicos como pesca, saúde, educação e turismo.
Falta de respeito
O ex-esquerdista engomadinho Clayton Batschauer (Podemos) segue aprontando das suas. Desta vez, o pré-candidato a deputado federal teve uma atitude nada agradável durante evento festivo, no último fim de semana, na sede da Associação dos Portadores de Deficiência Física de Itajaí e Região (APDEFI).
Simandou
O pessoal da APDEFI fez um café da tarde em comemoração aos 25 anos da entidade e Clayton apareceu para prestigiar. Mas, segundo o povo que tava por lá, bastou ser citada a presença do engomadinho para ele simandar, não dando a menor bola para as pessoas ou para o evento em si. Que coisa feia!
Revoltados
A atitude pegou mal com o pessoal da associação e convidados. Teve gente até que fez um comparativo com outro pré-candidato a deputado federal que tava por lá. Patrick Dauer (Avante) foi também, participou do evento e, ao contrário de Clayton, ficou do início ao fim, mostrando respeito aos presentes.
Desculpa
Por fim, os bocudos lascaram que Clayton, se questionado, com certeza vai inventar a desculpa de que tinha outro compromisso, mas daí seria melhor ele nem ter aparecido. É, pelo visto, o engomadinho vai colecionando gente brava com ele: portuários, evangélicos e agora até pessoas com deficiência física. Se continuar assim, a eleição não deverá ser muito boa para ele.
Absurdo dos absurdos!
Liberaram um prédio com duas torres de nove andares na beira da praia de Cabeçudas, em Itajaí. Um descalabro com o pequeno bairro praiano de ruas estreitas e com enorme dificuldade de mobilidade. E o pior é que tá pipocando denúncias sobre irregularidades. Até de ligação de esgoto na rede de águas pluviais que vai direto para o mar. Tá doido!
Subsolo
Lógico que o articulista não é um especialista na área da construção civil, mas, fica complicado a informação de que vão fazer um subsolo no referido prédio, o que pode acabar afetando o lençol freático. E o que pipoca é que o empreendimento supostamente não teria licença para tal situação, por isso estaria correndo contra o tempo. Embargar o que já estaria pronto não adianta de nada. Alô, justiça!
Nem te ligo
Como foram liberar tal acinte na orla do bairro de Cabeçudas? Onde anda a fiscalização da prefa que não checa a informação de que estariam fazendo ligação de esgoto na rede de águas pluviais? A Associação dos Moradores de Cabeçudas tá tiririca da vida com tal situação. Até porque a prefeitura aprovou a outorga numa área que estará submetida a regras mais rígidas com o novo plano diretor. A quem interessa receber ninharia e destruir um bairro inteiro?
Rápido para que?
Moradores de Cabeçudas contam à coluna que em duas semanas trabalharam das cinco da madrugada até às 22h, num desrespeito flagrante ao sossego dos moradores e ao arrepio da lei. A polícia chegou a ser chamada por conta dessa situação absurda.
Transparência?
A aprovação de prédios na city pexêra é feita através de reunião do Conselho de Urbanismo. A reclamação é grande de que essas benditas reuniões aconteceriam de forma quase secreta. Há quem defenda que deve ser no mínimo com transmissão ao vivo para que todos conheçam os trâmites e não apenas o bolo pronto, digo, resultado.
Desenvolvimento
O articulista é favorável ao progresso, à geração de emprego e renda e ao desenvolvimento da nossa city pexêra. Agora, nunca a qualquer preço. Desenvolvimento sustentável e com critérios e não apenas com interesses imobiliários em detrimento do coletivo.
Corte rápido
Odair Tramontin é o primeiro pré-candidato a governador da Santa & Bela Catarina que vai disputar as eleições de 2022 confirmado por uma convenção partidária. A reunião do diretório estadual do Novo ocorreu de forma virtual na manhã desta quarta-feira, comprovando aquilo que o partido vinha anunciando na fase de pré-campanha: uma chapa pura, sem coligações.
Três
Na majoritária, ao lado do promotor de justiça, está o empresário Ricardo Althoff, indicado ao cargo de vice-governador. Para o Senado, o partido anunciou o nome do médico oftalmologista Luiz Barboza Neto, que já foi candidato a deputado federal pelo Novo, em 2018, e candidato a vice-prefeito da capital manezinha em 2020.
Aclamação
O time ainda é composto por 31 candidatos a deputado(a) estadual e 13 candidatos a deputado(a) federal. A convenção estadual, com um total de 11 pessoas (cinco dirigentes estaduais e seis presidentes municipais) aprovou os nomes por aclamação, de forma unânime.