58 anos!
A Dubai brasileira, nossa Balneário Camboriú, completa nesta quarta-feira 58 anos de emancipação política. Parabéns a todos os moradores e trabalhadores que fazem dessa cidade fantástica um modelo de turismo e de progresso que deve ser seguido por outras cidades pelo Brasilzão afora. A cidade está linda, reestruturada e cheia de novidades que estão a transformando num ponto de atração para o mundo.
Marca pop
E nessa retomada de Balneário Camboriú, há que se reconhecer o esforço e o empenho do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos), que nos quase seis anos de governo soube fazer a diferença na cidade.
Reconhecimento
Mesmo os adversários políticos e detratores não podem deixar de reconhecer que sob Fabrício ergueu-se uma cidade melhor, muito mais preocupada com o meio ambiente e com as pessoas, sem esquecer as obras reestruturantes que levaram BC a um patamar inédito.
Muito a comemorar
Corte de bolo na Rua 3100 e na Praça do Pescador, na Barra, berço histórico da cidade, e shows com Vitor Kley e Nego Joe, e muito mais, estão entre as atrações que comemoram o aniversário sempre especial de Balneário Camboriú.
BC Jazz Festival
Também uma novidade, e já sucesso, o BC Jazz Festival, que deve ser incorporado ao calendário turístico e cultural da cidade, trouxe, e vai continuar trazendo durante o próximo final de semana, a música de primeira a visitantes e moradores. Golaço!
Bom Sucesso
E no final de semana terá, também, como parte das comemorações, a tradicional Festa do Bom Sucesso, que acontece no bairro da Barra e é cheia de atrações culturais, turísticas e culinárias. Então, cheers!
Balneário Camboriú
Parabéns à nossa querida Balneário Camboriú e a sua população, que é composta por gente nascida em BC e gente oriunda de quase todo lugar, mas que escolheu a Dubai Brasileira para ser sua pequena pátria. Na edição do nosso DIARINHO de todos os dias tem um baita caderno em homenagem à BC. Espia lá nas bancas ou acesse www.diarinho.net!
Passado condena
Não sei se é algo orquestrado ou espontâneo, mas nos grupos de zap da vida, nesta segunda-feira, circularam uma série de imagens e mensagens lembrando o passado do senador Jorginho Mello (PL) com o Partido dos Trabalhadores. Na mensagem de texto explicativa, um aviso, de que o único indicado de Bolsonaro na Santa & Bela é o 06 Jorge Seif Júnior, que disputará o Senado.
Não empolgam
Bonita a dupla, Seif Júnior, cujo passado de zero realizações não empolga ninguém além dos bolsonaristas, e Jorginho Mello, que não empolga os bolsonaristas pelo passado de aliado ferrenho do PT. Enquanto era deputado federal Jorginho comandava com mão de ferro as indicações para o DNIT em Santa Catarina.
Digitais
Resta saber se as mensagens foram espontâneas ou contém digitais ligadas ao tomador de tubaína preferido do presidente Jair Bolsonaro. Fofoqueiros sopram que a relação entre Seif e Jorginho não anda boa e o ex-secretário nacional da pesca sonha com uma chapa mais bolsonarista para chamar de sua. “Seria com o Amin?”, indaga outro linguarudo!
Oportunista
Na verdade, Jorginho tem sido rotulado, nos ambientes bolsonaristas, como um baita oportunista. Levou a sorte de ser dono, em Santa Catarina, do partido que o presidente Bolsonaro escolheu para se filiar. É o que Jorginho tem para a campanha, uma fita adesiva sem cola no bolsonarismo, nenhuma aliança e uma grande rejeição no meio político, justamente por ser duas caras e interesseiro, garantem os fofoqueiros.
O nome!
Para comparar a apatia dos bolsonaristas com a pré-candidatura de Jorginho, basta lembrar quando os holofotes da política catarinense aventaram a possibilidade de renúncia do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), para concorrer a governador. A base do mito ficou em polvorosa com a notícia, afirmando que tinham um candidato para chamar de seu, mas a renúncia não se concretizou.
Combateu
Isso porque João Rodrigues sempre combateu o PT, desde a sua base eleitoral no Oeste catarinense e também durante os mandatos que teve como deputado federal, sempre se opondo aos governos de esquerda.
Mordomo do governo da vez...
Já Jorginho Mello sempre se colocou como mordomo do governo da vez. Na “era PT”, na “era Temer” e agora na “era Bolsonaro”, Jorginho nunca abandonou as indicações ao DNIT e outras benesses mais.
História medonha
Tem circulado também nos grupos de zapzap da vida um vídeo mostrando a relação do senador Jorginho Mello com um dos advogados presos no final da semana passada, na Argentina, com meio milhão de dólares em espécie em um avião, sem origem comprovada. A quantia convertida chega a quase R$ 3 milhões.
Sobrinho e Afilhado
Para não deixar dúvidas sobre a relação de proximidade entre o dotor preso com os dólares grudados no corpo e escondidos em fundos falsos do avião, o vídeo comprova que o endinheirado é sobrinho e afilhado do Senador, já tendo inclusive sido cargo indicado em seu gabinete. No final, fica a pergunta, para onde iria esse dinheiro todo!?
Hélio Costa
O deputado federal manezinho Hélio Costa (PSD) deu um rasante pela choupana do JC, onde conversou com o socadinho escriba. Antes, Hélio visitou a irmã Mércia Lemos do hospital Marieta Konder Bornhausen, que o recebeu toda prosa, afinal, Hélio foi o deputado que mais conseguiu a liberação de emendas em prol do hospital Marieta nos últimos quatro anos.
Circulando
O deputado é pré-candidato à câmara federal, mas tem circulado o estado e se orgulha de durante estes quase quatro anos de mandato ter sido o mais votado para estar em Brasília e de ter conseguido atender demandas em todas as regiões do estado.
Moisés e Hélio
Hélio contou que o hoje governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos), quando tinha 16 anos de idade, trabalhou com ele na rádio Biguaçu. Moisés trabalhava na parte técnica, “mexendo nos botões” da mesa; Hélio só lembrou desse fato na diplomação do governador.
Parados
A coluna chegou a noticiar que algumas entidades iriam promover a campanha pelo voto útil local, a exemplo do que o ex-tucano Robison Coelho (sem partido) tem feito há alguns meses, mas até agora não se avistou no horizonte nenhuma ação neste sentido. Coelho tem falado sozinho sobre a pauta, e isso não é bom!
Sem nome!
O movimento pelo voto útil local não deve ser atrelado a nenhum nome, mas muitos sussurram nos bastidores e não dão vazão à campanha. Robison foi corajoso em dar o start, mas tem suas limitações e, agora, mais do que nunca, a campanha precisa tomar um corpo institucional, através das entidades.
Tarde
Penso que a conscientização pelo voto local não deve ser conversada apenas no período eleitoral. As entidades deveriam se unir e, durante os quatro anos de mandatos federais, promover ações de conscientização pela necessidade de representatividade da região. Quanto mais tarde começar, menos resultados a campanha vai ter.
Quatro anos
Isso porque os cidadãos vão assumindo compromissos, os gaviões de fora vão se assanhando e montando bases em Itajaí. Se a campanha for permanente e forte, vai ficar mais difícil para os aventureiros se apresentarem como itajaienses natos nas vésperas das eleições. Espero que as entidades acordem logo e coloquem a campanha na rua, e não só para agora, mas para os próximos quatro anos!
Apoio suprapartidário
Amigos do entisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz, líder da bancada do PL na Alesc, reuniram lideranças políticas e comunitárias da capital do marisco, Penha, na última segunda-feira à noite, para manifestação de apoio e lançamento de sua pré-campanha à reeleição, além da pré-candidatura do senador Jorginho Mello ao governo do Estado.
Tavam lá
Interessante notar que entre as lideranças que falaram para a pá de gente que compareceu no Recanto Vô Duka, mais de 400 pessoas, estavam também políticos de outros partidos como o prefeito de Piçarras, Tiago Baltt, e o vereador de Balneário Camboriú, Marcello Achutti, ambos do MDB, que manifestaram seu apoio ao liberal.
Zé Trovão
Além do pré-candidato a deputado federal e vice-presidente estadual do PL, Jorge Goetten, quem também marcou presença por lá para manifestar seu apoio, foi o caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão, igualmente cotado para concorrer a uma vaga na câmara dos deputados pelo partido dos liberais.
Puxou a sacaria do Bolsonaro
Como já de costume, fez a defesa da reeleição do presidente Jair Bolsonaro e fortes críticas à atuação dos setores de esquerda no cenário político estadual e nacional. Naatz, por sua vez, que além da galega Blumenau, também é morador da mariscolândia.
Contribuído
Naatz reiterou que tem contribuído com recursos via emendas parlamentares ao município de Penha, desde o início do mandato, de mais de R$ 1,5 milhão para setores estratégicos como pesca, saúde, educação e turismo.
PL e PP
Ivan Naatz marcou para esta quarta-feira uma reunião-almoço entre a bancada liberal e os deputados da bancada do Progressistas na leleia, na sala da vice-presidência do parlamento. O objetivo, segundo ele, é que as bancadas parlamentares possam dialogar e contribuir para uma aproximação entre os partidos visando a eleição estadual deste ano.