Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Porto


Porto
Debate virtual envolve sabichões pra falar sobre a privatização do porto de Itajaí (foto: divulgação)

Quarta-feira, às 20h, a entidade com nome pomposo, o Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí, presidida pelo queridão Rafael Mayer, fará um debate virtual para tratar da privatização do porto de Itajaí, que já é dada como certa por, digamos, todo mundo.

Ilustres

O plá será mediado pelo baixinho e invocado Denísio Dolásio Baixo, e vai contar com presenças importantes, como a do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), do ex-deputado e presidente do conselho consultivo do Inovamfri, Paulinho Bornhausen (Podemos), e do superintendente do porto, Fábio da Veiga, além de outros sabichões.

Alento

A coluna já mencionou as falas do turco careca Esperidião Amin (Progressista), que do seu jeito garantiu estar atento à questão em Brasília, e merece os parabéns, e é bom saber que há setores da sociedade preocupados com a questão.

Modelos

E o que está em jogo é a maneira como a privatização vai ser feita. Se for como foi no caso do aeroporto de Navega, purexemplo, estamos “fu”, mas se for um modelo que respeite minimamente a história de administração municipal, as coisas podem ser pra lá de promissoras.

Porém

Esse pançudinho escriba não quer com isso dar pitaco em como tem ou não tem que ser, apenas ressaltar que a cidade vive talvez seu momento mais importante desde a municipalização do porto, mas parece que pouca gente está atenta, e um erro pode ser desastroso para o futuro de todos nós.

Tomou o espaço

Em outros tempos se via Associação Empresarial, CDL, Intersindical, políticos, todos se reunindo e dando discursos e opiniões, e até agora, como que repetindo a história do aeroporto de Navega, apenas o Foro se coçando pra defender nossos interesses.

Cadê

A pergunta é onde estão os demais representantes dos nossos interesses? Tanto na sociedade como na política? Ou vão deixar tudo pro Foro e pro EspeluDão, digo, Esperidião? Quando a coluna cobra é para poder dar os créditos caso mereçam, e esse tema não tem partido, é de todos nós, então, como diz o outro: bora lá…

Guarda-vidas

O deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL) comprometeu-se em garantir recursos para a construção de novos postos de guarda-vidas em Itajaí. No último fim de semana, um dos postos da Praia Brava foi atingido pela ressaca.

Dignidade

“Vamos dar mais dignidade e condições de trabalho aos nossos guerreiros não só em Itajaí, mas estamos trabalhando em todos os balneários do estado”, destacou Mocellin, que visitou o local. O deputado também já garantiu R$ 1,6 milhão para a compra de kit guarda-vidas para a próxima operação Verão.

Projeto Golfinho

O deputado Mocellin também entregou, na segunda-feira, no Corpo de Bombeiros de Itajaí, três mil kits para o Projeto Golfinho. A iniciativa tem o objetivo de orientar crianças e adolescentes sobre os perigos do mar e conscientizar sobre a preservação da natureza.

Cala boca já morreu!

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que mandou uma jornalista calar a boca e chamou a imprensa de “canalha” porque a jornalista questionou o fato de ele chegar sem máscara, me lembra uma certa  deputada estadual que se diz da cidade, mas que fez quase zero em benefício da city peixeira. Ela também já chamou jornalista de canalha. Como é mesmo o nome dela?

Vetou

O diretório Estadual do PSOL vetou o Congresso Municipal do partido na city peixeira para o dia 27/6. Dizem os buchichos que foi algum amadorismo da atual executiva municipal em publicizar a data.

Fogueira

Em reunião convocada às pressas ontem, decidiu-se então que no dia 11/7 o PSOL Itajaí, fará seu congresso votando as teses partidárias (junto com uns gatos pingados de Brusque) e no dia 25/7 se fará a escolha do novo diretório e executiva municipal. Ou seja, mais tempo pra queimar a fogueira!

Remotamente

Prosseguindo a série sobre os primeiros seis meses de trabalho na casa do povo da Maravilha do Atlântico, pai Atanásio lembrou do vereador Eduardo Zanatta (PDT), que não aparece na sessão já faz algum tempo, por conta do maledeto coronavírus.

Muvucar

O parlamentar brizolista da Dubai, segundo Atanásio, tem participado só remotamente, mas nas redes sociais, o parlamentar tem convocado a militância para muvucar, digo, para se manifestar contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), inclusive postando alguns cartazes que foram espalhados pela juventude do partido, de maneira irresponsável, em postes e muros da city praiana.

Lá longe

Os três mosqueteiros, ops, vereadores do MDB, dublê de vampiro italiano, Nilson Probst, Marcelo Achutti, o Quero-Quero, e Elizeu Pereira não botei a mão em ninguém, estão passeando, digo, foram em Brasília na busca de recursos.

Chicote

São os vereadores que mais criticam as viagens dos parlamentares, mas acabaram viajando, também em bloco, não se sabe ainda os motivos do passeio, digo, da viagem. Mas a bunda é mesmo o chicote do c...., sentencia Atanásio, ao se referir ao vereador Nilson que ainda estes dias, estava criticando as viagens dos seus colegas pra capital federal. Lapso de memória, questiona Atanásio. 

Mas pra lá

O trio emedebista do deixa que eu falo, lasca o rabugento do véio Atanásio, faz um berreiro maior do que toda a base governista junta, isso embora Elizeu esteja, mais pra lá do que pra cá, elogiando a atual administração dos altos da Dinamarca.

Com Colombo

Pai Atanásio não sisqueceu de falar do vereador com nome de pagodeiro famoso, Arlindo Cruz (PSD). Arlindo é único vereador da sigla e pode se lançar para uma vaga na Leléia, pois é visto com certa frequência com o ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD).

Não canta

Arlindo não é muito de cantar, digo, falar na tribuna da casa do povo da Dubai Maravilha, mas tem eleitor fiel que cativa no dia a dia pelas andanças na city. Há quem diga que Arlindo foi uma das baixas mais sentidas nos quadros do MDB.

Esquentou

O médico Pablo Sebastian Velho, infectologista da prefa do outro lado da vala, foi convidado a prestar conta aos vereadores de suas horas extras. O mesmo se dirigiu ao vereador Jonas de Souza, o mano Jon (PL), dizendo que postagens  do vereador com personagens afeminados e fazendo alusão ao profissional já foram baixadas e arquivadas. E lembrou que homofobia é crime. Diz que vai buscar na Justiça a reparação. 

Defensor

Pablo foi seguido pelo vereador Gabriel dos Anjos (PSC) que declarou ser um defensor da causa LGBTQI+ e se solidarizou. O doutor Pablo tem um currículo invejável e o vereador Paulo Rodrigo Melzi, o Paulinho Meia Praia MDB), disse que os parlamentares queriam apenas explicações sobre um mês que teve R$ 9 mil em horas extras.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.