Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Semifinal marcada
A espera do Marcílio Dias por uma definição para as semifinais do Campeonato Catarinense parece ter chegado ao fim com os desdobramentos da última semana. A decisão do TJD em punir o Hercílio Luz com a perda de três pontos e, consequentemente, recolocar o Figueirense no campeonato, já era esperada tamanha a evidência da irregularidade cometida pelo time de Tubarão. Apesar de toda a bagunça da FCF e TJD, que deveriam ter visto essa situação antes da disputa das quartas de final, não restou alternativa para a Federação a não ser remarcar as datas da competição. Com isso, o Marinheiro jogará no próximo domingo (dia 16) o jogo de ida da semifinal, enquanto o jogo da volta será na quarta-feira seguinte (dia 19). O Rubro-Anil aproveitou esse período para tentar recuperar fisicamente alguns atletas que estavam no DM. Embora tenha parado o ritmo da competição, no qual vinha numa sequência de nove jogos invicto, o descanso também foi importante para o elenco marcilista. Esperamos que o técnico Teco aproveite bem essa semana para preparar o time para a fase decisiva, que vale, além de uma vaga na final, também uma vaga na Copa do Brasil.
Adversário indefinido
Para a surpresa de todos que vêm acompanhando esse Catarinense desde o início, o Figueirense atropelou a Chapecoense no jogo de ida das quartas de final, vencendo por 3 a 1 na capital. Embora tenha um time muito inferior tecnicamente, o Figueira mostrou muita coragem em campo e vontade de vencer a partida. Com várias mexidas na equipe base da primeira fase, o técnico Jorginho deu um nó tático no treinador adversário. Do lado da Chape, faltou respeito ao Alvinegro. O Verdão do oeste entrou em campo achando que ganharia o jogo a hora que quisesse, com quatro atacantes, totalmente desorganizado e desfocado. Com pouco tempo à frente do time, o treinador Mozart conseguiu desconfigurar totalmente o trabalho do seu antecessor. A Chape tem time para reverter a vantagem do Figueira, mas terá que jogar muito mais se quiser a vaga na semifinal.
Marcílio preparado
Independente do adversário, o Marcílio tem totais condições de conquistar a vaga na decisão se mantiver o foco e a determinação das últimas partidas. Apesar disso, é inegável que enfrentar o Figueirense seria mais vantajoso para o Marcílio. Além de ser um time inferior à Chape, o Figueira tem pior campanha que o Marinheiro. Com isso, o Marcílio teria o direito de decidir em casa e jogar pela igualdade no placar agregado da semifinal. Outro ponto importante é que contra a Chapecoense o lateral esquerdo Fernando não poderia jogar, já que é emprestado pelo time do oeste e uma cláusula no contrato o impede de enfrentá-la. Com Paulinho ainda machucado, o Marcílio teria que improvisar alguém na lateral esquerda se o adversário da semifinal for a Chape.