Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Marinheiro classificado
O Marcílio Dias fez neste domingo a sua melhor apresentação na temporada. Diante da Chapecoense, o melhor time do campeonato, o Marinheiro empatou em 2 a 2 e, com um pouco mais de sorte, poderia até ter saído com a vitória do Gigantão das Avenidas. Com o ponto somado, o Marinheiro conseguiu alcançar mais um objetivo na competição, que era a classificação para as quartas de final, faltando ainda uma rodada para finalizar a primeira fase. O Marcílio esteve bem posicionado em campo, encaixou a marcação no time adversário e soube aproveitar os espaços para sair em velocidade e também levar perigo à meta da Chape. Embora primeiro colocado com boa vantagem na classificação e com um técnico interino, o Verdão veio completo para Itajaí e tentou jogar pra cima do Marcílio durante os 90 minutos, com rápidas trocas de passes e jogadores de muita qualidade pro nível do Catarinense. Ainda assim, o Marinheiro não sofreu grande perigo na partida, exceto nos gols da Chape, em duas falhas da defesa rubro-anil. Como venho falando desde o Brasileiro do ano passado, o Marcílio tem um time que se equipara ao nível do adversário. Faz jogos sofríveis contra adversários fracos, mas embates competitivos contra times tecnicamente superiores. Foi assim contra Chape e Avaí nesse ano, nas duas melhores atuações do Marcílio no estadual. Que esse espírito competitivo persista ao longo desse Catarinense, já que o Marcílio entra na fase de mata-mata no próximo final de semana.
Vaga no Brasileiro
O Marcílio Dias já está garantido no G8, mas ainda falta concretizar o seu maior objetivo no campeonato Catarinense desse ano. A vaga no campeonato Brasileiro da série D de 2022 deve ser definida pela colocação na primeira fase, por isso é importantíssimo ficar entre os três melhores colocados entre os times que não estão nas séries A, B e C nacional. Atualmente o Marcílio é o terceiro da zona de classificação pra série D, atrás do Próspera no número de vitórias e do Juventus por um ponto. O problema é que o JEC está colado, com um ponto atrás, então a última rodada pode ter mudanças na ordem da classificação. Ainda vai depender das quartas de final, já que os times que avançarem às semifinais estarão à frente dos outros independente da posição na primeira fase. Atualmente na sexta posição, o Marcílio pode pular até pro quarto lugar em caso de vitória e tropeço de Juventus e Próspera. As más campanhas de Figueirense e Criciúma deixaram ainda mais acirradas essa disputa pela vaga na série D, já que ambos hoje estão correndo risco até de rebaixamento ou ficar fora do G8.
Parada dura
O Marcílio enfrenta o Figueirense na quarta-feira, às 21h30, e terá uma parada dura pela frente, já que o alvinegro precisa da vitória para classificar. A equipe Show de Bola transmite a partida a partir das 21 horas na rádio Univali FM (94,9) e na Web Catarina.