Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Cristian agora é do Bahia
Cristian agora é do Bahia
Grande revelação da base do Marcílio Dias neste ano, o atacante Cristian agora é jogador do Bahia. O atacante que surgiu no time sub-17 do Marinheiro no Catarinense deste ano, foi aprovado em um teste no tricolor baiano após o término da Série B profissional, assinando um contrato de dois anos com o clube nordestino. Cristian não tinha nenhum vínculo com o Marcílio Dias, mas nem por isso o atleta saiu “de graça” de Itajaí. Mesmo sem ter obrigação, a família de Cristian aceitou incluir no contrato com o Bahia que 25% dos direitos econômicos do jogador são do Marinheiro, em respeito ao time que abriu as portas para o garoto. O negócio foi fechado também pelo bom relacionamento da diretoria marcilista com o Bahia, já que o tricolor chegou a emprestar jogadores para o Marinheiro na segunda divisão.
A importância da base
É o primeiro fruto das novas categorias de base do clube, geridas pelo próprio Marcílio Dias. Sempre frisei a importância de uma base forte e o caso do Cristian é só mais um exemplo, como outros no passado. Se a base estivesse na mão de algum empresário, certamente o atleta seria revelado sem qualquer retorno financeiro para o Marcílio Dias. É preciso também reconhecer e valorizar os profissionais que iniciaram este trabalho de base em 2017 e buscar uma organização melhor para a próxima temporada. Sabemos que é um trabalho difícil e custoso, mas que pode representar a sobrevivência do Marinheiro no futuro.
Polêmica do cozinheiro
O vídeo gravado na sede social do Barroso, em que um cozinheiro acusa a diretoria do Marcílio Dias de ter ficado devendo para ele viralizou em grupos de WhatsApp e redes sociais. Nas imagens, o cozinheiro ofende dirigentes e membros do conselho deliberativo do Marinheiro, incitado por quem está fazendo a filmagem. O vídeo chegou ao presidente Lucas Brunet, do rubro-anil, que explicou que a situação é na realidade inversa. O cozinheiro havia arrendado o restaurante do clube através de uma parceria, em que exploraria comercialmente o espaço dentro do estádio Dr. Hercílio Luz, em troca da alimentação para atletas e funcionários do Marinheiro. No fim das contas, o Marcílio Dias investiu com os produtos e o espaço, e após duas semanas, não recebeu os valores que estavam acordados.
Pegou mal
Conversei com o presidente do Conselho Deliberativo do Barroso, André Garcia, e o diretor de futebol do clube, Marco Gama, e ambos condenaram a atitude do cozinheiro de gravar o vídeo, ainda mais nas dependências do Barroso. Ele seria funcionário de um terceirizado do bar do clube. A situação será apurada internamente. A outra pessoa que fala no vídeo não é sócia do Barroso e estava com uma turma que alugou a quadra.