Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
A hora da verdade
A hora da verdade
O Marcílio Dias entra em campo na tarde desta segunda-feira para enfrentar o Barra em um jogo decisivo no estádio Camilo Mussi. A partida é válida apenas pela terceira rodada do Campeonato Catarinense da Série B, mas será um divisor de águas para a trajetória do Marinheiro na competição. Depois da atuação vergonhosa diante do Fluminense de Joinville, em que o rubro-anil foi dominado e não se encontrou em campo, é o desempenho diante do Barra que poderá tirar uma dúvida cruel que preocupa os marcilistas: a atuação contra o Flu foi uma exceção ou é a realidade do time de Hudson Coutinho?
Se for a realidade...
Se o que o Marcílio apresentou na quinta for a realidade, muitas mudanças vão ter que ocorrer a partir de amanhã. Equipe mal posicionada e jogadores anêmicos em campo, que não demonstraram vontade mesmo diante de 1600 torcedores apoiando, não vão levar o Marinheiro ao acesso. Embora jovens, já são rodados o suficiente no futebol para não tremer diante do próprio torcedor. Além disso, alguns foram irresponsáveis ao confundir raça com violência. Espero que o susto tenha feito o grupo se fechar e dar a resposta diante do forte time do Barra. Embora o Fluminense tenha feito uma ótima partida, não é parâmetro para o nível da competição. O Barra será o primeiro teste de verdade para o time rubro-anil.
Entrar nos trilhos
O insucesso dentro de campo não tira o mérito da atual diretoria em organizar administrativamente o clube. A estreia em casa mostrou isso, com o Gigantão repaginado, tecnologia na venda de ingressos e acesso ao estádio, e a torcida comparecendo em ótimo número. A empolgação pela goleada na estreia e a credibilidade da diretoria motivaram o torcedor de Itajaí a abraçar novamente o Marinheiro. Que tenha sido apenas uma noite infeliz dos jogadores. Para que todo esse esforço da diretoria não seja em vão, dentro de campo as coisas precisam entrar nos trilhos. O Marcílio é grande demais para ser novamente coadjuvante em uma segunda divisão de Santa Catarina.
Cadê o camisa 10?
Desde a pré-temporada tenho cobrado da direção de futebol sobre o camisa 10 do Marinheiro. Ficou claro contra o Fluminense que o Marcílio Dias precisa de um meia experiente e de categoria, capaz de organizar o time e criar jogadas. Léo Lisboa não assumiu essa responsabilidade e Rodrigo Couto é um segundo volante. Sem uma peça para articular a equipe e com as pontas congestionadas inteligentemente pelo adversário, o Marinheiro abusou da ligação direta. Ou o Marcílio corre atrás de reforços, ou vai ter muitas dificuldades no restante da segundona.
Transmissão do jogo
Quem quiser acompanhar a partida entre Barra e Marcílio Dias pode sintonizar a Rádio Univali FM (94,9), a partir das 15h, ou acessar a Web Catarina, através do site www.webcatarina.com.br. A equipe Show de Bola traz todas as emoções na voz do mito Rubens Menon, comentários deste colunista, reportagens de Cacá Oliveira e plantão de Carlos Magagnin.