Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Objetivo alcançado
Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina encerraram no último sábado e Itajaí chegou ao seu objetivo. Pela primeira vez em 28 edições, conquistou a 3ª colocação geral, atrás apenas de Blumenau e Joinville. O último dia de competições acabou com seis troféus para Itajaí, o que ajudou a cidade a ultrapassar Criciúma na pontuação e quase empatar com Blumenau. Mais uma vez a FMEL mostrou competência para traçar uma meta e alcançá-la, como já fez no JASC no ano passado, quando o município conquistou o título inédito.
Empate comemorado
O Camboriú saiu de Brusque no último domingo comemorando, e muito, o empate em 1 a 1 diante dos donos da casa. A equipe perdia até os 45 minutos da segunda etapa, quando um pênalti cometido pelo ex-marcilista Mineiro em cima de Bruno Andrade, e convertido por Brasão, deixou o placar em igualdade e manteve a Cambura líder. Mesmo desfalcado de jogadores importantes, o Tricolor mostrou superação de quem tem tudo para subir.
Duas derrotas em Floripa
As categorias de base do Marinheiro entraram em campo neste sábado pelo estadual e não foram felizes. Jogando na capital diante do Avaí, o sub-17 foi goleado por 8 a 0, enquanto o sub-20 perdeu por 3 a 0. O próximo adversário é o Criciúma, com mando do Marcílio Dias. Data e local ainda a serem confirmados.
Estaduais: doce ilusão
A classificação do Campeonato Brasileiro comprova que os títulos dos campeonatos estaduais já não são parâmetro de força no futebol nacional. Dos seis últimos colocados, quatro venceram os campeonatos de seus Estados (contando o JEC como um virtual campeão catarinense), incluindo Vasco e Santos. Utilizados pela maioria dos clubes da elite como período de teste, os estaduais neste formato de três meses e mais de 20 jogos se tornaram um atraso para o calendário nacional. São doce ilusão para alguns torcedores e dirigentes, que esperam até o Brasileirão para descobrir que seus times são fracos e precisam de reforços.
Chapecoense
Desde o Campeonato Catarinense que destaco a Chapecoense como o único clube do Estado a montar um elenco pensando no Brasileirão. Não é à toa que o time do Oeste está em nono lugar e não deve correr risco de rebaixamento. Os outros três catarinenses ainda vão ter que lutar muito para não cair. Faltou planejamento.