Artigos
Por Artigos -
Violência temporariamente mascarada
No meio de uma crise política e econômica, ao que tudo indica as mídias sociais adormeceram para a violência que corre frouxa no país.
O que isto significa?
Comprova efetivamente que o povo brasileiro pouco se importa com os crimes que continuam sem solução de Norte à Sul, àqueles crimes onde o criminoso continua caminhando pelas ruas despreocupado e impune.
A verdade é que não se busca uma reforma no Poder Judiciário, mais especificamente no âmbito do Direito Processual Penal, aliás, nesse momento o que se espera é Impeachment da Presidente.
Não importa se o barco Brasil ficará à deriva, o que é importante é ver o circo pegar fogo na alta cúpula do poder.
No aspecto da violência que assola a população brasileira, segundo o projeto Geração de Paz, encabeçado pela maior precursora de mídia do país, nos últimos 20 anos o número de brasileiros assassinados aumentou 237%, na grande maioria homens e jovens.
Segundo a ONU, o Brasil é o país que mais mata com arma de fogo no mundo, e a chance de um brasileiro morrer por arma de fogo é de três a quatro vezes maior que a média mundial.
Esse quadro monstruoso de violência, nos leva a fazer um análise para tentar compreender o nascimento de tamanha banalização da vida: se é da criança ainda no seio familiar, ou se na fase adolescente/adulta.
De acordo com o IBGE, 13 milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever, o que demonstra a precariedade do sistema educacional brasileiro.
Na cadeia alimentar da violência, aquela criança que não frequenta a escola fica vulnerável ao próprio mundo, e sem escolaridade não consegue um emprego, ou, tampouco se interessa por um.
Já na adolescência, e sem perspectiva de mudança de vida, dentro da periferia onde o crime é comum, associa-se aos cabeças para sobreviver, pelo simples prazer e orgulho da vida criminosa, ou ainda, para sustento da família.
Nessa projeção de vida, da população majoritária do país, que encontra-se na base da pirâmide social, é que infelizmente concentra-se o maior índice de assassinatos.
Nessa linha, onde povo brasileiro em tempos hodiernos preocupa-se apenas com os tiros verbais de seus representantes que acontecem em Brasília, a previsão é de Impeachment no Centro-Oeste do país, e violência torrencial em todas as regiões!