Artigos
Por Artigos -
Itajaí 200 anos
Toda árvore se sustenta pela raiz... E toda idade se conta pelo nascimento. Assim também deve ser a história de um lugar começando pela fundação. É comum em muitas cidades comemorar sua data histórica pela emancipação política, deixando para traz suas raízes e o próprio trabalho dos seus primeiros povoadores aqueles que deram sustentação e contribuíram para que se tornasse uma comunidade independente.
Observamos o caso de Itajaí que comemora sua data histórica pela emancipação, em relação a Blumenau que festeja pela fundação. Sabe-se que Itajaí veio antes 30 anos, pois foi seu dirigente Agostinho Alves Ramos que deu acesso ao Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau para subir o rio e lá fundar a cidade que ganhou seu nome.
Assim Itajaí que comemora pela emancipação em 15 de junho de 1860 ficou mais nova perante Blumenau que marca pela fundação em 2 de setembro de 1850. Na realidade Itajaí é de 1820, tomando por base o documento assinado pelo Conde Vilanova Portugal, em 5 de fevereiro de 1820, designando Antônio Menezes de Vasconcelos Drummond para fundar uma colônia na foz do Rio Itajaí Açu.
Maiores detalhes estão no livro 2020 ITAJAÍ 200 ANOS, que escrevi recentemente, tendo seu lançamento marcado para o próximo dia 9 de junho, na Associação Comercial em Itajaí. Se as autoridades, especialmente a Câmara Municipal da cidade acatar essa ideia, em 2020, Itajaí poderá comemorar seu segundo centenário. Em 1920 o então Prefeito Marcos Konder até comemorou o primeiro centenário de fundação, mas não obteve o devido apoio para oficializar efetivamente a data.
No dia do lançamento o livro 2020 ITAJAÍ 200 ANOS será distribuído gratuitamente para todos os presentes. Haverá uma Mesa Redonda para discutir Drummond e a Colonização do Vale do Itajaí, com a participação de escritores, historiadores, professores e demais interessados na história da nossa região.