Artigos
Por Artigos -
TORRE
O economista Paulo Rabello de Castro, amigo de Michel Temer, estaria cotado para o Ministério do Planejamento e também para presidir o IBGE. Ele diz que o instituto é uma entidade fabulosa que precisa de mais apoio, mas afirma que não acertou nada com o presidente interino.
TORRE 2
Rabello de Castro esteve nesta quarta com Temer em Brasília. Fui apenas me colocar à disposição para ajudar o país, diz ele.
E AGORA?
O encerramento do Diário da Dilma, seção da revista piauí que desde 2011 satiriza a agenda de Dilma Rousseff, será precedido de uma série de ações em redes sociais. A coluna, com textos do jornalista Renato Terra e ilustrações de Caco Galhardo, se despede na edição de junho. Para a campanha na internet, Caco fez desenhos como um da petista segurando um diário e perguntando: O que eu faço com você agora?.
PROCURE SABER
O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, que representa o senador Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou petição ao Ministério Público Federal para saber se as gravações feitas por Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, com seu cliente tiveram autorização judicial. Caso contrário, não podem ser usadas como prova, diz.
PROCURE SABER 2
Almeida Castro diz duvidar que o ministro Teori Zavaski, do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator da Operação Lava Jato, tenha autorizado a iniciativa de Machado. Eu não acredito que um ministro do STF autorizaria um agente infiltrado a gravar o presidente do Senado, diz ele, referindo-se a Renan Calheiros (PMDB-AL), também gravado por Machado.
FORA DO EIXO
E ministros do STF também se inquietam com a possibilidade de procuradores combinarem com investigados, de maneira informal, que eles gravem outros potenciais envolvidos em irregularidades. Acham que isso só poderia ser feito com autorização e controle da Justiça.
ALTOS E BAIXOS
Um leilão que ocorreu na terça em São Paulo mediu a atual temperatura, fria, do mercado das artes. Quadros de artistas como Di Cavalcanti, Guignard e Bonadei saíram por um terço do valor esperado, para a perplexidade de empresários, advogados e comerciantes presentes.
A SURPRESA
O quadro recém-descoberto de Guignard, Autorretrato no Circo, foi vendido pelo preço inicial, de R$ 280 mil. A expectativa era a de que alcançasse valor cinco vezes maior. Outra obra, de Di Cavalcanti, saiu por R$ 160 mil, ou um terço do esperado.
A SURPRESA 2
Das cerca de cem obras levadas a leilão pela Galeria Pintura Brasileira, no qual foram incluídos também trabalhos de Burle Marx, Lygia Clark e Mário Gruber, cerca de 30 foram vendidas, volume considerado satisfatório. A surpresa ficou por conta dos preços, o que resultou num bom negócio para os compradores.
Os atores Sérgio Guizé, Mariana Ximenes e Bruno Garcia receberam convidados na pré-estreia do filme Uma Loucura de Mulher, na terça, no shopping Iguatemi. O cineasta Alain Fresnot e os atores Fabio Caniatto e Dani Moreno foram à sessão.
O banqueiro Roberto Setubal (Itaú) e os executivos Luis Gonçalves (Dell), Gabriel Portella (SulAmérica) e Walter Dissinger (Votorantim Cimentos) foram à 16º edição do prêmio Executivo de Valor, promovido pelo jornal Valor Econômico, na segunda, em Moema.