Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 14/07/2024 11:19
O Mundial da Juventude de 2024 está prestes a começar, no Lago di Garda, Itália.
Com 15 brasileiros na Seleção Brasileira de Vela Jovem Sub-19, o evento promete ser um dos mais competitivos do calendário da modalidade, reunindo os melhores jovens velejadores do mundo.
As regatas terão início na segunda-feira (15) com as disputas se estendendo até sexta-feira (19). A equipe brasileira é composta por 15 talentos.
Na classe ILCA 6, Renato Lunetta e Valentina Roma são os representantes do Brasil. No 29er Open, João Vicente e Júlia Addum. Já no 29er, a dupla será Heloísa Ruschel e Isabela Zorzi.
Os atletas Lucas Flores e Maria Brum competirão na NACRA 15. Nicolas Gallicchio e Sofia Rocha correm na classe IQFOIL.
Joana Freitas e Victoria Back na classe 420 entram na classe que rendeu o ouro na última edição em Búzios (RJ). No 420 Open, Zion Brandão e Bernardo Oliveira foram os escolhidos. Para finalizar, o Brasil terá Lucas Fonseca no Kitesurf.
A participação no Mundial da Juventude é uma oportunidade única para os jovens atletas do mundo todo demonstrarem suas habilidades e conquistarem reconhecimento internacional.
A velejadora Valentina Roma, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco está confiante para representar o Brasil na classe ILCA 6.''Esse é o meu segundo Mundial da Juventude e eu espero que seja um campeonato massa. Desejem muitos bons ventes para toda nossa equipe''.
Já o velejador João Vicente, do Iate Clube do Rio de Janeiro, tem uma experiência de competir na 29er Open. “Essa é a minha primeira vez vindo no Mundial da Juventude. Esse é um campeonato que a gente treinou muito e eu estou muito animado para vir, para correr. Conto com apoio de todos vocês”.
O Mundial da Juventude 2023 foi realizado em Búzios, no Rio de Janeiro. A competição com organização pela World Sailing e CBVela - Confederação Brasileira de Vela teve presença de 11 classes na disputa, incluindo ILCA 6, 420, 29er, Nacra 15, Fórmula Kite e iQFoil. A delegação brasileira contou com 14 atletas na delegação e comemorou o título de Joana Gonçalves e Gabriela Vassel, no 420.
A Energisa é patrocinadora oficial do time e tem o compromisso de desenvolver a Vela Jovem e os talentos da modalidade. A empresa, altamente engajada em causas sustentáveis e sociais, é uma parceira estratégica da Confederação Brasileira de Vela e investe no futuro dos jovens velejadores.
''A CBVela agradece por todo este apoio no desenvolvimento constante de uma das modalidades mais vencedoras da história do esporte nacional. Juntos, velejaremos para um futuro ainda mais vencedor'', escreveu em nota o presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro. Confira a lista dos brasileiros no Mundial da Juventude:
Renato Lunetta e Valentina Roma na classe ILCA 6
João Vicente e Júlia Addum na classe 29er Open
Heloísa Ruschel e Isabela Zorzi na 29erW
Lucas Flores e Maria Brum na classe NACRA 15
Lucas Fonseca na classe Kitesurf
Nicolas Gallicchio e Sofia Rocha na classe IQFOIL
Joana Freitas e Victoria Back na classe 420w
Zion Brandão e Bernanrdo Oliveira na classe 420 Open
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🏗️🏡 RESIDENCIAL SOHO 538 ELEVA PADRÃO EM ITAJAÍ | O novo projeto do arquiteto Flávio Mussi, com 35 anos ...
Publicado 26/11/2024 20:04