Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Wahine Bodyboarding Pro define as campeãs em Serra (ES)


Publicado 26/04/2024 19:53

É dia de decisão no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, etapa feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding. Neste sábado (27) serão definidas as campeãs da edição 2024 nas categorias Profissional, Máster e Pro Junior, na Praia de Jacaraípe, em Serra, no Espírito Santo. A programação começa às 7h e terá quartas de final, semifinal e final na Pro Junior e Máster e semifinal e final na Profissional.

O evento, em seu terceiro ano, começou no dia 20 com número recorde de 115 inscrições. São 75 atletas, de sete países - Brasil, Chile, França, Havaí, Japão, Peru e Portugal -, algumas em mais de uma categoria. A premiação total é de 37 mil dólares (190 mil reais).

As disputas deste sábado têm início com as quartas de final da Pro Junior. Duas brasileiras entram no mar: as capixabas Luna Hardman e Bianca Simões. Os confrontos em busca da vaga na semi: Luna Hardman x Alice Teotonio (Portugal); Bianca Simões x Aarya Talbano (Havaí); Luana Dourado (Portugal) x Hanna Saavedra (Peru) e Emiliana Gonzalez x Constanza Soto, ambas do Chile.

Luna é a atual número 2 do ranking mundial, melhor brasileira na competição, destaque da nova geração. E estará, também, na categoria Profissional. A bateria na semifinal será contra a também capixaba Maylla Venturin, quinta do mundo, que é de Serra. A outra semi terá a líder do ranking mundial e atual campeã, Sari Ohhara, diante de sua compatriota Yuka Nishimura (9).

"Estou muito feliz de estar na disputa até o dia final. As expectativas são as melhores sempre. Eu vou, se Deus quiser, disputar várias baterias. Então, estou bem focada no meu preparo físico para estar 100% bem para amanhã (sábado), para conseguir dar o meu melhor e mostrar o que eu sou capaz. Muito animada. Vai ser um ótimo dia", destaca Luna.

"A expectativa é que no dia final do Wahine eu continue surfando com tranquilidade, apresentando um surfe limpo, fluído e forte, que me leve até a final. E que eu possa levantar o troféu dessa etapa sensacional na minha terrinha, onde eu cresci e aprendi a pegar as ondas que me levaram para o mundo, tendo essa torcida linda, na areia e pela internet, enviando uma energia positiva para mim", afirma Maylla, que está também nas quartas da Máster.

Máster revive disputa dos ano 90 - São sete brasileiras entre as oito atletas que buscam vaga na semifinal da Máster. E a categoria conta com a presença de duas bodyboarders tricampeãs mundiais na década de 90, as cariocas Mariana Nogueira e Daniela Freitas. No evento, Mariana é a atual bicampeã. Dani disputa pela primeira vez.

As baterias das quartas: Daniela Freitas x Dadá Oliveira; Naara Caroline x Catarina Sousa (Portugal); Mariana Nogueira x Tina Falcão; Nicole Calheiros x Maylla Venturin.

"A expectativa para este dia de decisão é uma das melhores. O evento, na minha concepção, é um dos melhores dos últimos anos que participei e tive a grata felicidade de poder realizar. Torcer muito pela minha filha, Luna. Então, a energia toda vai da minha parte de atleta para ela. E que a competição seja finalizada com o grande espetáculo que todas as bodyboarders de todas as gerações merecem. Esse é o objetivo do evento. Espero que todas saiam daqui felizes com o carinho com que foi feito esse evento para elas", destaca Neymara Carvalho, organizadora do Wahine Bodyboarding Pro 2024, pentacampeã mundial e com 10 títulos brasileiros na carreira.

Duas categorias já encerradas - A categoria Open, que é amadora, e a de Pessoas com Deficiência não valem pela disputa do título mundial e sim para fomentar o esporte. E já têm as melhores da edição 2024 do Wahine Bodyboarding Pro. Na Open, vitória da portuguesa Alice Teotonio, seguida da brasileira Victoria Moraes e da também portuguesa Filipa de Freitas. Em quarto, a brasileira Mariana Siqueira. Na Pessoas com Deficiência, a classificação ficou assim: Deficientes Visuais - 1. Renata Balzone, 2. Lorrayne Rodrigues e 3. Thais Gobetti; Mastectomizadas - 1. Cristiana Dantas, 2. Mariana Abreu, 3. Cintya Belly e 4. Rangeria Amorim; Amputadas - 1. Carla Cunha, 2. Letícia Oliveira, 3. Cristiane Andrade e 4. Larissa Doelinger.

Categoria Mães e Filhos - A categoria Mães e Filhos está marcada para este sábado. Uma das atletas, Mariana Siqueira, entrará no mar com o filho Noah. Mais duas brasileiras participam: Naara Carolyne, com a filha Maria Cecília, e Aline Rodrigues com Liz. Ao lado delas, a portuguesa Catarina Sousa, com Concha. A categoria foi criada especialmente para dar visibilidade para atletas que conciliam o esporte e a maternidade, promovendo união e empoderamento feminino.

Programação do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2024
Sábado, 27:

7h: Pro Junior - Quartas de final;
8h40: Máster - Quartas de final;
10h20: Pro Junior - Semifinal;
11h10: Profissional - Semifinal;
12h - Máster - Semifinal;
12h50: Pro Junior - Final;
13h20: Profissional - Final; 
13h50 - Máster - Final; 
14h às 16h - Entrega de Premiações;
19h - Coquetel de Encerramento.

O Wahine Bodyboarding Pro 2024 tem patrocínio máster da ArcelorMittal, do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba, e da Prefeitura Municipal da Serra, com apoio de Coroa. Realização do Instituto Neymara Carvalho e da IBC.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Prevenção ao suicídio

Coluna Esplanada

Prevenção ao suicídio

Futuro do PSD será discutido em SC

Coluna Acontece SC

Futuro do PSD será discutido em SC

Obra na Brasil promete praia Central 100% própria pra banho

Charge do Dia

Obra na Brasil promete praia Central 100% própria pra banho

Níkolas explica privatização da Educação

JotaCê

Níkolas explica privatização da Educação

Como a Receita Federal sabe tanto?

De Olho no Fisco

Como a Receita Federal sabe tanto?




Blogs

🌻 Setembro Amarelo – Mês de Valorização da Vida

Espaço Saúde

🌻 Setembro Amarelo – Mês de Valorização da Vida

Alimentação no setembro amarelo

Blog da Ale Françoise

Alimentação no setembro amarelo

Fashion week aqui

Blog da Jackie

Fashion week aqui

MP pede cabeça de secretário

Blog do JC

MP pede cabeça de secretário




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.