Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Lutas entre Brasil versus Argentina no Boxing For You


Publicado 09/05/2022 20:27

A 11ª edição do Boxing For You terá dois clássicos envolvendo Brasil e Argentina.

O evento, marcado para o dia 29 de maio, na Arena de Lutas, em São Paulo (SP), escalou o medalhista olímpico Esquiva Falcão para encarar Cristian Fabian Ríos no duelo principal que fecha a noite de cinco combates.

Antes do ídolo do boxe brasileiro, a paulista Lila Furtado entrará em ação pelo cinturão latino do WBC das super-galos (até 55,3 kg) contra Paola Pamela Benavidez.

O B4Y tem co-promoção da Top Rank, maior empresa de boxe do mundo, e transmissão do canal Bandsports. As lutas têm início às 19h e os ingressos são limitados com preço único de R$ 100,00. 

Brasil e Argentina se enfrentaram por cinco vezes no Boxing For You, todas envolvendo os medalhistas olímpicos Esquiva Falcão, Adriana Araújo e Robson Conceição. Mas em apenas duas oportunidades, os atletas brazucas derrotaram os tradicionais rivais por nocaute, mostrando o nível dos combates. A única derrota de brasileiros contra estrangeiros foi em setembro de 2017 na quarta edição, realizada no Clube Atlético Juventus, em São Paulo (SP). O chileno José Velasquez superou Paulo Soares por nocaute no oitavo round na super galo (até 55,338 Kg).

''São duas escolas de boxe muito fortes na América. Brasileiros e argentinos sempre tiveram duelos acirrados. Atualmente, o Brasil tem vantagem ampla no boxe olímpico e os argentinos estão com dois campeões mundiais no profissional, número que deve ficar empatado - ou superado - em pouco tempo com as chances reais de Esquiva e Robson Conceição serem os melhores de suas respectivas categorias'', disse Sergio Batarelli, organizador do Boxing For You.

Atualmente, os argentinos campeões do mundo são Brian Castaño (médio-ligeiro) e Fernando Martinez (super-moscas), mas a lista teve Gustavo Ballas e Uby Sacco nos anos 1980, Carlos Monzon e Víctor Galíndez nos anos 1970. Os mais próximos do topo mundial entre os brasileiros são Esquiva Falcão e Robson Conceição, ambos agenciados por Sergio Batarelli e Top Rank, co-promotora do Boxing For You.

Já o Brasil brilha em Jogos Olímpicos somando seis medalhas nos últimos três eventos. Astro principal do Boxing For You 11, Esquiva Falcão foi prata em Londres 2012 e hoje está invicto no profissional a um passo de lutar pelo cinturão dos médios.

Brasileiros tentam manter a hegemonia 

O main event será entre o medalhista olímpico Esquiva Falcão (29-0-0) e o argentino Cristian Fabian Ríos (23-14-3) na categoria dos médios (até 72,5 kg). Vencendo o combate na capital paulista, o brasileiro fará a tão sonhada luta valendo o posto de campeão do mundo da IBF - Federação Internacional de Boxe, ainda em 2022. O duelo terá 10 rounds.

Esquiva Falcão analisou seu adversário, o argentino Cristian Fabian Ríos, que treina em Buenos Aires e já disputou títulos nacionais e latinos. ''O atleta é muito competitivo e tem bom boxe. Os argentinos são difíceis de derrubar, tem seus méritos e sabem bem o que é catimba''

Apelidado de El Tuco, o atleta de San Miguel de Tucuman tem 40 lutas na carreira, com um cartel de 23 vitórias e 14 derrotas. Em 2016, o atleta do país vizinho encarou de igual para igual o ex-campeão do mundo, o canadense David Lemieux, no BellCentre de Montreal lotado. O até então detentor do cinturão dos médios da IBF levou o combate para os pontos.

A escolha pela luta no país foi estratégica, já que Esquiva é um dos maiores nomes da história da nobre arte no país e atrai atenção da mídia, patrocinadores e fãs.  

Já o co-main event será a disputa de cinturão latino do WBC das super-galos (até 55,3 kg), com a luta entre a brasileira Lila Furtado (6-0-0) e a argentina Paola Pamela Benavidez (16-10-3). O título está vago pelo Conselho Mundial de Boxe. 

Adversária de Lila Furtado, Paola Benevidez foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, além de levar os títulos de campeã sul-americana e pan-americana entre as mini-moscas no amador.

''Sempre tive a sorte de lutar contra adversárias brasileiras no boxe amador e os resultados sempre foram positivos Quero conquistar esse título latino no Brasil e depois definir quais serão os próximos passos rumo ao cinturão mundial'', disse Paola Benavidez, de 36 anos.

''Me disseram que a Lila Furtado é uma atleta muito forte, com um estilo clássico de boxe. Será um combate de nível. Volto ao Brasil para lutar e conquistar meu objetivo que é a vitória'', reforçou a atleta mais velha da Família Benavidez.

Paola é filha de Alfredo Benavidez, seu treinador, carreira semelhante às das outras irmãs Vitória, Pamela, Yanina e Débora. O irmão Gaston também é boxeador profissional. 

Antes das duas atrações principais da noite, Eduardo 'Pará' Costa (7-1-0) fará sua sexta exibição no evento subindo ao ringue contra Allan Felipe Sena (1-0-0) nos pesos-leves (até 61,2 kg). O card preliminar do Boxing For You abre espaço para os estreantes. Vinicius Barros encara Miqueas de Souza medindo na categoria dos super-médios (até 76,2 kg) e Arisson Chita Tavares vs Fellipe Bastos duelam pelo super-meio-médios (até 69,8 kg). Os dois combates terão 4 rounds.

Além do esporte, o B4Y oferece aos patrocinadores uma plataforma completa, que vai desde a experiência de marca nos eventos, passando por uso de imagem de atletas, conteúdo integrado nos canais próprios e transmissão na TV aberta, PayTV, streaming e redes sociais, com formatos inéditos e exclusivos.

Já foram realizadas dez edições do Boxing For You, sendo sete em São Paulo (SP), duas em Sorocaba (SP) e uma em Mangaratiba (RJ).

 

Foto: Mario Palhares

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Punição prevista em lei pra maus-tratos a animais funciona no Brasil?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Coluna Esplanada

E a minha chapa?

Cadê o desconto ?!

Charge do Dia

Cadê o desconto ?!

Coluna Exitus na Política

Ética institucional e os pecados do corporativismo

Aurora em Cabeçudas

Clique diário

Aurora em Cabeçudas

Fiesc pede cautela na agenda 6x1

Coluna Acontece SC

Fiesc pede cautela na agenda 6x1




Blogs

O eco demora

VersoLuz

O eco demora

Bocudo Ivan Naatz no Desembucha, JC!

Blog do JC

Bocudo Ivan Naatz no Desembucha, JC!

Para onde está indo a nossa saúde mental, como indivíduos e como coletividade?

Espaço Saúde

Para onde está indo a nossa saúde mental, como indivíduos e como coletividade?




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.