Por Gustavo Fonseca - redacao@diarinho.com.br
Blog Doutor Multas
Publicado 29/01/2024 15:11
O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2024 já pode ser pago pelos motoristas brasileiros. O valor do imposto varia de acordo com cada estado e leva em conta o preço do veículo no mercado e a tabela Fipe.
O calendário de pagamento já foi disponibilizado por todos os estados, e alguns oferecem desconto para a quitação à vista ainda no mês de janeiro, como São Paulo e Rio de Janeiro. Mas os motoristas também podem parcelar o valor total do imposto.
O número de parcelas também é uma decisão que varia conforme o estado. Por exemplo, no Rio Grande do Sul, o condutor pode parcelar o IPVA em até 6 vezes. Já em São Paulo, o IPVA pode ser parcelado em até 5 vezes. Ainda assim, com o aplicativo Zul+, os condutores poderão parcelar o imposto em até 12 vezes – independentemente do estado em que o veículo foi registrado.
IPVA pode ser parcelado em até 12 vezes com o app Zul+
De maneira mais tradicional, o motorista pode acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo foi registrado. Será preciso informar os dados do veículo, como placa e RENAVAM. Feito isso, o boleto será gerado.
Cada estado determina o número de parcelas máximas que podem ser realizadas. Mas, vale destacar que, para quem quer parcelar o IPVA, a primeira parcela do imposto precisa ser paga ainda em janeiro.
Após esse prazo, somente será possível o pagamento integral.
O imposto também pode ser pago nos aplicativos dos bancos, nos caixas eletrônicos ou em qualquer agência bancária credenciada – bastando informar placa e Renavam do veículo.
Mas ainda há outras formas práticas e até mesmo mais vantajosas de pagar o IPVA de maneira parcelada. Uma delas é por meio do app Zul+.
Para isso, você precisará baixar o app Zul+, criar uma conta e cadastrar o seu veículo. Depois, é hora de pagar o IPVA, selecionando a melhor forma de pagamento. Você poderá escolher o número de parcelas, que pode chegar até 12 vezes no cartão de crédito, independentemente do estado em que o veículo foi registrado.
Ou seja: pagar o IPVA com o Zul+ possibilita que o motorista tenha um maior número de parcelas disponíveis, o que pode ser bastante vantajoso. Outro ponto positivo de pagar com o Zul+ é que, mesmo se o motorista estiver com parcelas do IPVA atrasadas, ele poderá solicitar o parcelamento do imposto.
E esse ano tem uma novidade incrível: o Zul+ vai sortear um Jeep Renegade, uma moto BMW e 10 iPhones 15 para quem pagar o IPVA por ele.
E os veículos já vem com 5 anos de IPVA pago!
Mesmo se optar pelo parcelamento do imposto, você já estará concorrendo a todos esses prêmios, basta que realize o pagamento pelo app Zul+.
Bom demais, não é mesmo? Ainda assim, é importante destacar que, seja como for a sua opção de pagamento, não deixe de pagar o IPVA.
Deixar de quitar o IPVA traz consequências pesadas ao motorista
Seja por esquecimento ou por falta de dinheiro, deixar de pagar o IPVA pode gerar consequências bem pesadas ao condutor. Uma delas é que, se não pagar o IPVA, o motorista fica impedido de realizar o licenciamento do veículo.
Isso acontece porque, conforme o Código de Trânsito, em seu artigo 230, conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado configura infração gravíssima, com previsão de multa como penalidade.
E, já que quitar o IPVA é pré-requisito para realizar o licenciamento do veículo, o condutor com o imposto atrasado poderá ter que arcar com essa infração. A multa, nesse caso, é no valor de R$293,47 e ela ainda gera 7 pontos na CNH.
Mas as consequências em não pagar o IPVA não param por aqui.
Ao pagar o IPVA atrasado, o valor do imposto acaba acrescido de multas e juros. Em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, a multa por IPVA atrasado é de 0,33% por dia de atraso até alcançar o limite de 20%, o que ocorre em 60 dias.
E é preciso atenção, porque, após a inscrição em dívida ativa, esses acréscimos podem chegar a 40%. Além disso, o IPVA atrasado também sofre juros mensais baseados na taxa Selic – e serão de, no mínimo, 1% ao mês sobre o valor do imposto acrescido da multa.
Por isso, fique atento às datas e não deixe de pagar o imposto mais importante do veículo. E se o problema for esquecimento, não se preocupe: com o app Zul+, o motorista sempre saberá a hora de quitar os débitos do seu veículo.
Isso porque o app emite notificações, alertando o condutor sobre quando os pagamentos de IPVA e licenciamento estão liberados , bem como quando será a data do seu vencimento.
Dessa forma, fica fácil se organizar e não correr o risco de perder os prazos.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
Trechos da conversa com prefeito de Navegantes com Fran Marcon e JC