Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Vuelta da España fecha temporada de grandes provas de ciclismo brasileira


Publicado 08/12/2025 13:58

A primeira edição do La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual reuniu quase mil ciclistas neste domingo (7), em Cabreúva (SP). Os dois percursos – médio e longo – foram definidos na Estrada dos Romeiros, rota tradicional de treinos de ciclismo de estrada no estado de São Paulo.

A estreia da La Vuelta de España no Brasil — considerada uma das principais provas da modalidade no mundo ao lado do Tour de France — ocorreu em dois dias, com quase mil atletas. A estrada foi totalmente fechada para a prática da modalidade, e os ciclistas amadores enfrentaram um forte calor que passou dos 32ºC no interior paulista.

Os vencedores do La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual 2025 confirmaram a disputa acirrada na Estrada dos Romeiros, sobretudo pelo final em subida, que tornou a etapa espanhola ainda mais exigente nos quilômetros decisivos.

No percurso longo feminino, Carla Guttilla Lacerda venceu com boa vantagem para as adversárias, liderando a maior parte do trajeto. Perguntada sobre a chave da conquista, a ciclista destacou seu conhecimento acumulado ao longo de mais de dez anos pedalando na Estrada dos Romeiros.

“Também conheço as pessoas que estavam no pelotão, e acho que isso tudo ajuda. Subida é o que eu mais gosto de fazer, mas essa prova também foi uma prova de pelotão, e eu treino bastante nesse formato. Então, tudo isso favoreceu para eu me sentir confiante e segura no dia de hoje”, contou Carla Guttilla Lacerda, que superou Carolina Barbosa Alves do Nascimento e Bruna Tasca Twiaschor.

A chegada do percurso longo masculino foi definida nos metros finais, em uma disputa de photo finish. Depois de uma prova marcada por ataques, vento contra e mudanças constantes no grupo, a definição veio apenas na última subida, onde Euller Magno Rabelo confirmou a vitória por poucos décimos de segundo.

“O ciclista tem que ter mentalidade e visão de corrida. Logo no começo da prova, ali no Tira-Saia, já deu uma selecionada no grupo: ficou eu e mais dois atletas. Aí rolou um pouco daquela politicagem de ninguém querer rodar, né? Encostou o grupo que vinha perseguindo atrás e a gente começou a rodar ali. Com aquele vento, percebi que não conseguiria abrir a diferença, então tirei o pé, o grupo encostou e fomos para o sprint final. Eu parti na última subida e consegui coroar ali, vencendo a prova”, disse o atleta de 26 anos, que representa o time de Pindamonhangaba (SP).

No percurso curto, as vitórias foram de Priscila Robbins Feliz (1h03min46s430) e Lucas Silva Ramos (0h56min54s070).

“Estou muito emocionada, pois sofri um acidente — que resultou em quatro quebras de costela — no mês de março, antes do L’Étape Cunha. Vencer a prova representa muita superação”, relembrou Priscila Robbins Feliz, da equipe BFL Esportes, de Campinas (SP).

“Foi bem legal. Já na saída da avenida do Uai, eu acelerei e fugi. Ataquei logo no começo e fui embora. Mantive o ritmo e fiz o retorno com larga vantagem. Fizemos primeiro e segundo junto com a minha equipe”, comemorou Lucas Silva Ramos.

Na montanha, Carolina Barbosa Alves do Nascimento marcou 5min14s640, e Euller Magno Rabelo registrou o melhor tempo masculino, com 4min22s140.

“Receber mais uma prova internacional deste porte no país, ao lado do Tour de France, mostra a força do mercado e o interesse crescente dos ciclistas por desafios que unem excelência técnica e vivência esportiva. O apoio das autoridades de Cabreúva também foi fundamental para a prova, que fechou o calendário de 2025”, afirmou Fábio Bodra, organizador brasileiro da prova.

No sábado (6), mais de 150 competidores, divididos em 33 equipes, participaram do desafio de contra-relógio. A marca espanhola La Vuelta chegou ao país pela primeira vez em um evento oficial, com o objetivo de ampliar a participação dos atletas em provas de performance. As equipes foram divididas nas categorias masculino, feminino e misto, com três ou quatro atletas.

Apresentado por BTG Pactual, o evento conta com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte. Como patrocinador oficial, participa a Mitsubishi.

As marcas oficiais foram Diklatex, Frescca, La Maglia, Probiótica, Tachão de Ubatuba e Teosports. Entre os parceiros oficiais estão Fotop e Gregario Cycling.

A Villa do La Vuelta, instalada no Clube Cabreuvano, reuniu as marcas citadas, além de expositores como 4 Tri Store, Bike Inside, Ciclo Leiriense, Conexão Açaí, Max Recovery, Pink Cheeks, Reserva Japi e Virage.

O La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual foi organizado pela LTP, responsável pelo L’Étape Brasil, em parceria com a Unipublic, organizadora da Vuelta de España.

“Aqui no Brasil foi possível sentir a paixão e emoção pelo ciclismo, por isso foi uma ótima escolha vir ao país. Foi uma prova em um local tão bonito e com ótima estrutura para os atletas”, disse o francês Charles Ojalvo, diretor da Unipublic.

Percurso Longo – Feminino

1ª - Carla Guttilla Lacerda - 2h19min42s050

2ª - Carolina Barbosa Alves do Nascimento – 2h25min07s310

3ª - Bruna Tasca Twiaschor  – 2h25min43s960

Percurso Longo – Masculino

1º - Euller Magno Rabelo – 2h13min42s130

2º - Diego Ciriaco Goncalves – 2h13min42s540

3º - Leonardo Benedetti  – 2h13min44s660

Percurso Curto – Feminino

1º Priscila Robbins Feliz – BFL Esportes – 1h03min46s430

2º Isabela Niedo Marchiori – RM Consultoria Esportiva – 1h07min03s790

3º Mariana Peccicacco – 1h11min23s550

Percurso Curto – Masculino

1º Lucas Silva Ramos – Famiglia Squadra Pro Cycling – 0h56min54s070

2º Marcio Ferreira Bigai – Famiglia Squadra Pro Cycling – 0h59min55s320

3º Roberto Romano – 0h59min56s530

Rei e Rainha da Montanha

Rainha – Carolina Barbosa Alves do Nascimento – 5min14s640

Rei – Euller Magno Rabelo – 4min22s140

Sobre o La Vuelta

O La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual é uma extensão da tradicional competição espanhola La Vuelta a España, uma das grandes provas do ciclismo mundial, ao lado do Tour de France.

Com estrutura de alto padrão, o Desafio Brasil busca profissionalizar o cenário amador e incentivar a prática do ciclismo competitivo no país.

Sobre o BTG Pactual

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending & Business Banking, Sales & Trading, Asset Management e Wealth Management & Personal Banking.

O BTG Pactual se consolidou como uma das plataformas de investimentos mais inovadoras do País, com um banco transacional completo para apoiar o momento de vida e a construção da história de seus clientes. Além disso, é pioneiro na agenda ESG, com produtos financeiros que apoiam a transição para uma economia mais verde e sustentável. A instituição é reconhecida e premiada internacionalmente, e conta com mais de 8 mil colaboradores no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Espanha e Luxemburgo.

Foto: Agência Ophelia

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual é o Natal mais bonito da região?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Pau-brasil

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

Lei Rouanet

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção



Colunistas

Coluna Exitus na Política

Nação sem constituição: trauma e tratamento

Reservatórios de Itajaí estão em estado crítico

Charge do Dia

Reservatórios de Itajaí estão em estado crítico

O presente de Natal de Flávio Dino

Coluna Acontece SC

O presente de Natal de Flávio Dino

Planos A e B

Coluna Esplanada

Planos A e B

Funcionários do Ruth Cardoso sofrendo

JotaCê

Funcionários do Ruth Cardoso sofrendo




Blogs

Questão de tempo?

Blog do JC

Questão de tempo?

Vuelta da España fecha temporada de grandes provas de ciclismo brasileira

A bordo do esporte

Vuelta da España fecha temporada de grandes provas de ciclismo brasileira

Desertos Íntimos: A Geografia da Saudade

VersoLuz

Desertos Íntimos: A Geografia da Saudade

O corpo avisa, fique atento aos sinais

Espaço Saúde

O corpo avisa, fique atento aos sinais

A Disneylândia é aqui

Blog do Magru

A Disneylândia é aqui




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.