Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Velejadores dos barcos Ambipar e Phytoervas brilham na SIVI Monotipos

Publicado 18/07/2023 16:52

Os atletas das embarcações Ambipar Response e Phytoervas 4Z participaram da abertura das regatas da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Marcelo Bellotti e Douglas Said alcançaram a medalha de prata na classificação geral do Snipe e conquistaram o ouro na categoria sênior.

Renata Bellotti velejou ao lado de Paola Prada e ficaram com a medalha de ouro na categoria feminina.

A Semana de Monotipos ocorreu no último fim de semana, nos dias 14, 15 e 16 de julho.

Com 16 duplas na classe Snipe, Marcelo Bellotti, Douglas Said e Renata Bellotti conseguiram alcançar o pódio após seis regatas com ventos fracos e intensos.

Marcelo Bellotti e Douglas Said já formam uma dupla na classe Snipe, o que garantiu a sétima colocação nesta temporada no Sudeste de Snipe.

Renata Bellotti, capitã da tripulação feminina do barco Phytoervas, foi convidada por Paola Prada para velejar juntas, e a dupla obteve a vitória na categoria feminina e a 12ª colocação geral.

''A dupla com o Marcelo Bellotti foi ótima, tanto no Snipe quanto para o Soto 40. Trazendo grandes dificuldades na largada, contra vento e montagens de boia! Além da melhoria em tomar decisões rápidas. Fiquei muito feliz em ter feito dupla com ele'', explicou Douglas Said, atleta Ambipar e Phytoervas.

Renata Bellotti, velejadora da Ambipar e Phytoervas, também compartilhou sua satisfação com a participação na competição, ressaltando a satisfação em conquistar a medalha de ouro na categoria feminina, além de expressar a sensação de missão cumprida devido ao alto nível da raia.

''Ficamos muito felizes com nossa participação! Foram regatas bastante acirradas, mas conseguimos chegar na medalha de ouro do feminino! Além do ouro, a colocação geral foi satisfatória pelo alto nível da raia. Então o sentimento foi de missão comprida!'', finalizou Renata Bellotti, velejadora Ambipar e Phytoervas.

A Ambipar Response é uma vertical do Ambipar Group que se especializa em gerenciamento de crises e atendimento a emergências em diversos setores, incluindo ambientais, industriais e médicos, com operações em diferentes continentes.

Já a Phytoervas, fundada em 1986, tem como missão oferecer beleza natural para os cabelos, trabalhando com a extração de ativos naturais e respeitando o meio ambiente em sua produção.

A marca é conhecida por seu pioneirismo no desenvolvimento de shampoos sem sal e por sua abordagem vegana e cruelty-free, além de oferecer produtos para cuidados com o corpo e a casa.

Foto: Will Carrara


Barco Inaê rumo a Ilhabela (SP)

Publicado 17/07/2023 15:04

A equipe comandada por Bayard Neto está pronta para embarcar rumo a 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Após realizar reparos na parte interna do Inaê Soto Transbrasa e treinos focados nas regatas, a tripulação terá a missão de levar o barco de Santos até Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

Com os velejadores focados no desenvolvimento do barco e também na melhoria individual, o time realizou mais uma bateria de treinos nas águas de Santos, no último final de semana (15 e 16).

Assim como foi no último treino, a tripulação treinou largadas, contornos de boia e estratégias.

“Com novos investimentos, ajustes no barco e treinamentos focados na nova formação da equipe! Estou confiante em superar as expectativas e alcançar grandes resultados durante a semana de vela”, afirmou Guilherme Vestphal, velejador do Inaê.

Gustavo Campos é um dos velejadores que formam a tripulação. O atleta é nascido no Rio de Janeiro e mostra empolgação para mais uma participação defendendo as cores do Inaê Soto Transbrasa.

“Muito bom voltar a velejar depois dessa pausa! Estamos todos muito animados e focados com o campeonato. O barco está um espetáculo! A equipe ficou ainda mais entrosada! Fico muito feliz em ver a galera colocando toda a energia e força nos treinos! Serão dias irados na Ilhabela!”, finalizou Gustavo Campos.

A tripulação sairá nesta terça-feira (18) de Santos para Ilhabela. A expectativa é chegar com antecedência na Ilha para treinar e começar a disputa na classe ORC da SIVI, entre os dias 22 a 29 de julho.

Sobre a Transbrasa

A Transbrasa é reconhecida pela inovação e qualidade nos serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente e de transportes. Possui a missão de trabalhar para o desenvolvimento e o progresso, com apelo social e respeito ao meio ambiente, objetivando a satisfação do cliente, resultado de eficiência e lucros.


Semana de Monotipos abre 50ª edição da SIVI

Publicado 17/07/2023 14:24

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela abriu seu cronograma de regatas com a Semana de Monotipos, evento para classes olímpicas e Pan-Americanas neste fim de semana, 14, 15 e 16 de julho.

Atletas de todas as idades se divertiram em uma competição de vela clássica, que começou com efeitos do ciclone na costa brasileira e que terminou com ventos tradicionais na ilha do litoral norte paulista.

Com sede na Escola de Vela Lars Grael, o evento contou com 160 barcos espalhados, nas classes 420, Dingue, Finn, HC16 e Star, ILCA 4, 6 e 7, Optimist, Snipe e Wingfoil.

O destaque ficou para a garotada do Optimist, classe de introdução a modalidade. Com categorias para estreantes e veteranos, a criançada de 7 a 15 anos sentiu a sensação de disputar uma regata da competição mais tradicional da modalidade na América Latina.

"O primeiro dia tivemos um vento Sudoeste forte. Conseguimos fazer boas regatas no domingo (16), com boas condições de vento e dia ensolarado. Foi muito legal o clima de competitividade, mas mantendo a amizade e encontro de velejadores experientes com a criançada! Premiamos os velejadores destaque e já estamos no clima da 50ª SIVI", explicou Cuca Sodré, Diretor da SIVI. 

Os barcos das classes ORC, BRA-RGS, VPRS, C30, HPE 25, Clássicos, Bico de Proa e Multicasco já começam a navegar para Ilhabela (SP). A principal competição do País será realizada de 22 a 29 de julho.

"O Campeonato foi muito organizado e divertido. Tivemos vento forte no início, que preocupou nas primeiras regatas, mas o tempo normalizou e todos os velejadores saíram felizes!'' 

''As regatas do Monotipo foram acirradas e mostraram o alto nível do Brasil nas classes olímpicas e pan-americanas", explicou Marco Lagoa, velejador do YCSA - Yacht Club Santo Amaro.


Martine Grael e Kahena Kunze levam a prata no Evento-teste de Paris 2024

Publicado 17/07/2023 10:40

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram a medalha de prata no Evento-teste da vela dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na medal race, conhecida também como regata da medalha, disputada neste domingo (16), em Marselha, na França, as brasileiras da classe 49erFX ficaram em sexto lugar.

A bordo do novo barco apelidado de Elba, as brasileiras entraram na regata final, que valia pontuação dobrada e não tinha descarte, em terceiro lugar. Logo na largada, Martine e Kahena tomaram uma punição pela regra 42 (propulsão). Mesmo assim se recuperaram e terminaram em sexto lugar, pontuação suficiente para a medalha de prata no geral.

"Foi uma semana de vento forte. Acabamos pegando todos os picos de vento do dia em nossos horários de regata. Isso acabou nos surpreendendo, mas foi bom, porque é a condição que mais precisamos melhorar", disse Martine.

"Levamos essa semana como um teste mesmo, para termos uma visão sobre as raias, campo de regata, estrutura interna, calor, alojamento e tudo o que é relacionado à adaptação. Tudo isso foi importante. Sabemos o que precisamos melhorar daqui para frente", avaliou Kahena.

O ouro foi para as holandesas Odile Van Aanholt e Annette Duetz com 47 pontos perdidos. Martine e Kahena fechara,m com 77 e o bronze ficou para Vilma Bobeck e Rebecca Netzler com 81. As suecas não foram para a água na final devido a uma contusão de Rebecca Netzler.

"Infelizmente, corremos essa regata sem a tripulação sueca. Gostaríamos muito que elas estivessem lá para disputar conosco, mas faz parte do esporte", disse Martine.

A dupla contou com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para o Evento-teste.

O próximo desafio das brasileiras na classe 49erFX será o Mundial de todas as classes em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto. A competição define as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro, onde Martine e Kahena irão defender a medalha de ouro conquistada em Lima 2019.

Sobre Martine Grael e Kahena Kunze

Uma das parcerias mais vitoriosas da vela mundial, Martine e Kahena têm mantido o Brasil no patamar dourado da modalidade nas últimas décadas. Filhas dos icônicos Torben Grael e Cláudio Kunze, respectivamente, as atletas conquistaram o primeiro título juntas em 2009, o do Mundial Júnior da classe 420.

Após quatro anos em rumos distintos, elas retomaram a dupla em 2013 e trilharam um caminho de sucesso, que teve como pontos altos os ouros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020, além do título mundial de 2014, os vice-campeonatos mundiais de 2013, 2015, 2017 e 2019, e a conquista dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, entre outros. Em busca do tricampeonato olímpico, as velejadoras contam com o patrocínio de Prada, Energisa, Magic Marine e Gottifredi Maffioli, além de serem apoiadas pelos programas Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e CBVela.


Jake Dennis vence a corrida 2 de Roma e reassume a liderança da Fórmula E

Publicado 17/07/2023 10:35

Neste domingo (16) foi realizada a corrida 2 do Hankook Rome E-Prix 2023, 14ª etapa da nona temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E. Jake Dennis largou na Julius Baer Pole Position, liderou a prova nas 24 voltas e com a vitória, reassumiu a liderança do campeonato.

Além de voltar a primeira posição na tabela de classificação do campeonato, Dennis tem muitos motivos para comemorar o resultado da corrida deste domingo, já que foi beneficiado por uma batida entre os outros dois concorrentes direto ao título: Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), que venceu o eprix realizado ontem, perdeu o controle do carro e bateu em Nick Cassidy (Envision Racing), e os dois acabaram sem chances de pontuar nesta etapa.

Agora, Dennis vai para Londres com 24 pontos de vantagem para Cassidy, segundo colocado na tabela de classificação. Com essa vantagem, o piloto da Avalanche Andretti precisa apenas de dois segundos lugares na rodada dupla de Londres para assegurar o título da 9ª temporada da Fórmula E.

“Foi uma corrida tática onde tive que usar o Nato como meu parceiro para evitar o ataque do Bird durante a segunda metade da prova. Agradeço a equipe, o carro hoje estava incrível e nos recuperamos do erro estratégico que cometemos ontem e nos custou um resultado melhor. Demos a volta por cima", comentou Jake Dennis após a prova.

“Espero ver muitos fãs em Londres daqui a quinze dias, onde vou lutar pelo título mundial. É uma pista que conheço bastante e costumo me dar bem. Mas agora é comemorar o resultado de hoje e descansar, estou bem cansado.”

Acidente entre postulantes ao título define rumo da prova

A corrida começou sem incidentes na largada. A maioria dos pilotos conseguiram manter suas posições do grid. Norman Nato atacou e chegou a ultrapassar Nick Cassidy, mas o neozelandês voltou a segunda posição algumas curvas depois, acompanhado pelo compatriota Mitch Evans.

Na volta 3 aconteceu um dos momentos mais importantes da corrida 2 de Roma. Cassidy tentou ultrapassar Dennis, teve a porta fechada, e Evans que vinha logo atrás acabou perdendo o controle e batendo no carro da Envision, com os dois saindo para a área de escape. Ambos voltaram à pista, mas nas últimas posições, e a entrada do safety car foi necessária por conta dos detritos da batida.

O safety car deixou a pista na volta 4, com Dennis na ponta, seguido por Nato, Bird, Dan Ticktum (NIO 333 Racing), Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) e Sébastien Buemi (Envision Racing). Outro candidato ao título, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) entrou no top-10 após ter largado na 15ª posição.

Na volta 7, Nato tentou ultrapassar Dennis e acabou danificando sua asa dianteira. Na volta seguinte, Dennis e Nato ativaram o Modo Ataque, e enquanto o piloto da Avalanche Andretti conseguiu sustentar a liderança, o piloto da Nissan perdeu a segunda posição para Sam Bird.

Di Grassi e Da Costa travaram uma disputa em uma das curvas na volta 12, e o brasileiro levou a pior batendo no muro de proteção e com isso, danificando o carro da Mahindra. O campeão da terceira temporada caiu para as ultimas posições e na sequencia, foi para os boxes e se retirou da prova.

As posições foram se alterando por conta do uso do Modo Ataque, mas sempre com Jake Dennis na liderança, e se aproveitando de Norman Nato na segunda posição segurando os ataques da Jaguar TCS Racing de Sam Bird.

Com isso, Jake Dennis cruzou a linha de chegada na primeira colocação sem correr riscos, vencendo pela segunda vez na temporada (o piloto da Avalanche Andretti foi o vencedor da corrida de abertura da temporada na Cidade do México). Além disso, Dennis é o piloto com maior número de pódios nesta temporada: são dez em 14 eprix realizados. Nato e Bird completaram o pódio deste domingo.

O top-10 foi completado por: Mortara, Buemi, Günther, Wehrlein, Vandoorne, Ticktum e Müller.

O brasileiro Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) não conseguiu repetir o desempenho de ontem na corrida 1 e ficou na 18ª posição.

A rodada final da 9ª temporada da Fórmula E será realizada em Londres nos dias 29 e 30 de julho.

 

Confira abaixo o resultado final da corrida 2 em Roma neste domingo:

1º Jake Dennis/Avalanche Andretti

2º Norman Nato/Nissan

3º Sam Bird/Jaguar TCS Racing

4º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing

5º Sébastien Buemi/Envision Racing

6º Maximilian Günther/Maserati MSG Racing

7º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche

8º Stoffel Vandoorne/DS Penske

9º Dan Ticktum/NIO 333 Racing

10º Nico Müller/ABT Cupra

11º Jake Hughes/NEOM McLaren

12º Antonio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche

13º René Rast/NEOM McLaren

14º Nick Cassidy/Envision Racing

15º Jean-Éric Vergne/DS Penske

16º Sacha Fenestraz/Nissan

DNF – André Lotterer/Avalanche Andretti

DNF – Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing

DNF – Robin Frijns/ABT Cupra

DNF – Roberto Merhí/Mahindra Racing

DNF – Lucas di Grassi/Mahindra Racing

DNF – Mitch Evans/Jaguar TCS Racing


Jovem promessa da vela brasileira disputará a SIVI 2023

Publicado 15/07/2023 22:44

O velejador Douglas Said tentará o título da Semana Internacional de Vela de Ilhabela a bordo do Phytoervas de 22 a 29 de julho. O jovem de Ilhabela (SP) realiza seu sonho de ser atleta profissional na equipe liderada por Marcelo Bellotti.

Promessa da vela olímpica e de oceano do país, o garoto de 16 anos fará a função de proeiro no barco S40 patrocinado pela Phytoervas e pela Ambipar Response. O veleiro medirá na classe ORC considerada a F1 do offshore.

Douglas Said começou a velejar aos 8 anos de idade no Optimist, classe de formação da vela para crianças. Fora das competições, Said mantém os estudos e recebe apoio dos times em cursos. Correr a SIVI é uma das metas de Douglas Said do Phytoervas. A equipe em 2023 ficou com o bronze no Desafio dos 40 pés.

"Tenho o desejo de prosseguir com a minha jornada de velejar pelos oceanos, buscando evoluir na posição de proeiro. No entanto, também almejo crescer como cidadão, uma vez que a vela ensina valiosas lições de disciplina, respeito e educação", concluiu Douglas Said, atleta representante das equipes Phytoervas e Ambipar Response.

Entre suas conquistas, Douglas Said foi campeão da Semana de Vela Internacional do Rio de Janeiro, na classe ILCA 4, medalha de ouro no Paulista de ILCA 04 Sub-18, em 2022. Além dos títulos, o garoto coleciona participações em campeonatos nacionais e internacionais.

"Procuro ouvir todos e observar o comportamento deles durante as regatas. As conversas sobre carreiras profissionais, além do esporte, são extremamente importantes, pois cada um dos meus companheiros possui sua própria profissão e compartilha comigo. Isso é enriquecedor, e pretendo aprender ainda mais enquanto estamos a bordo dos barcos", afirmou.

Comandados por Marcelo Bellotti e Juan de La Fuente, a tripulação fez os últimos ajustes neste fim de semana em Santos (SP) para a disputa da classe ORC.

Vela do Amanhã

Como integrante de projetos sociais na ilha, Douglas Said destacou a importância de correr o Vela do Amanhã 2023. A prova terá mais de 150 meninos e meninas de projetos de ensino da modalidade de 13 cidades de São Paulo e Rio de Janeiro irão ter a chance de velejar a bordo das embarcações que participam da atividade.

A ação será no sábado, 22 de julho, um dia antes da regata de abertura do principal evento náutico da América do Sul. ''Quero desafiar a todos os outros barcos para essa disputa sadia e animada''.

Sobre a Phytoervas

A Phytoervas nasceu em 1986 com a missão de oferecer beleza natural para os cabelos. Em sua identidade trabalha a Cosmética Integral com a extração de ativos da natureza em sua forma mais pura e de maneira responsável, sempre respeitando o meio ambiente.

A marca, pioneira no desenvolvimento do shampoo sem sal e que não para de inovar, se desenvolveu, se tornou totalmente vegana e cruelty-free. Seus produtos são livres de parabenos, sulfatos e corantes. Atualmente, vai além do haircare. Possui em seu portfólio produtos para os cuidados com o corpo e com a casa, todos podem ser encontrados no e-commerce www.phytoervas.com.br

Sobre a Ambipar

A Ambipar Response é uma vertical da Ambipar Group, especializada em gerenciamento de crises e atendimento a emergências e conta com 6 unidades de negócios - Emergency Response, Fire Response, Industrial Response, Marine Response, Environmental Response e Medical Response.

A empresa atua no atendimento a emergências ambientais ocorridas em rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, terminais portuários, indústrias, mineradoras e dutos. As bases operacionais estão distribuídas estrategicamente nos 6 continentes para prestar o melhor atendimento em gestão de crises e atendimento a emergências onshore e offshore.

Foto: Caio Souza | On Board Sports

 


Brasileiras na medal race do Evento-teste de Paris 2024

Publicado 15/07/2023 16:11

A medal race da classe 49er FX no Evento-tese de Paris 2024 ocorrerá neste domingo (16) em Marselha, França.

Martine Grael e Kahena Kunze, da equipe brasileira, entram na disputa na terceira posição geral, com 65 pontos perdidos.

A prova final tem pontuação dobrada e não permite descartes.

Kahena Kunze comentou sobre as condições extremas do dia, com ventos fortes e ondas na raia olímpica.

Ela destacou a consistência da equipe e o objetivo de evitar erros durante as regatas.

''Agora é batalhar pela medal amanhã que vale o dobro de pontos, e aprender com essa semana que foi bem difícil'', contou Kahena Kunze.

Kunze acrescentou que a competição ainda está aberta para a disputa da prata e bronze, com cinco duplas com chances.

As suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler estão em segundo lugar, seguidas pelas norte-americanas Stephanie Roble e Maggie Shea em quarto.

As belgas Isaura Maenhaut e Anouk Geurts ocupam a quinta posição geral.

Em relação às outras categorias, João Bulhões e Marina Arndt subiram para a 13ª posição na classificação geral da Nacra 17.

Mateus Isaac, da IQFoil, também teve uma recuperação significativa e ficou em 11º lugar.

Ambos não se classificaram para a medal race.

Mateus Isaac expressou sua insatisfação com seu desempenho, mas afirmou que seguirá focado no Campeonato Mundial.

Bruno Lobo, do Maranhão, concluiu sua participação no evento-teste da vela de Paris 2024 em quinto lugar na Fórmula Kite.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Após o evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela se concentrarão no Campeonato Mundial em Haia, na Holanda, em agosto.

A competição definirá as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a entidade oficial responsável pela vela esportiva no Brasil, filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com mais medalhas de ouro olímpicas na história do esporte brasileiro, totalizando oito até o momento.

Vincent Curutchet/World Sailing


Resultados do E-prix de Roma deste sábado (15)

Publicado 15/07/2023 16:01

Neste sábado, 21 pilotos competiram por 27 voltas pelas ruas da Cidade Eterna, na primeira das duas corridas do Hankook Rome E-Prix 2023. Mitch Evans, da Jaguar, venceu a corrida, conquistando sua quarta vitória na carreira no Circuito Cittadino dell'EUR.

Evans largou na frente, perdeu a liderança temporariamente, mas se manteve entre os primeiros durante toda a prova. Nas voltas finais, ele recuperou a posição de destaque e recebeu a bandeira quadriculada, mantendo-se firme na disputa pelo título mundial.

Após a corrida, Evans comentou sobre a sensação incrível de vencer em Roma e quebrar a maldição. Ele expressou seu amor pela pista e sua esperança de brigar novamente pela vitória no dia seguinte, esperando que o carro permaneça equilibrado.

Evans também mencionou o acidente assustador que interrompeu a corrida e a necessidade de pilotar estrategicamente para recuperar a energia em relação aos outros pilotos. Ele reconheceu que cometeu um erro na ativação do Modo Ataque, mas a equipe o tranquilizou e o ajudou a recuperar o foco para vencer a prova.

O pódio foi completado por Nick Cassidy, da Envision Racing, que agora lidera o campeonato, e Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing, ficou em terceiro lugar.

 


Bruno Lobo fica em quinto no Evento-teste

Publicado 14/07/2023 17:36

O velejador maranhense Bruno Lobo encerrou sua participação no Evento-teste da vela de Paris 2024 com um honroso quinto lugar. Realizado em Marselha, na França, o evento viu o atleta da Fórmula Kite chegar à última regata do mata-mata, mas acabou perdendo a vaga na final para o italiano Lorenzo Boschetti.

Para garantir seu lugar na decisão da Fórmula Kite, Bruno Lobo precisava vencer duas regatas, e na primeira do dia ele alcançou esse feito. No entanto, na segunda regata, o brasileiro foi superado nos metros finais, perdendo a oportunidade de avançar para a disputa do ouro.

Na final, a medalha de ouro ficou com o francês Axel Mazella, que celebrou o resultado em casa, especialmente no feriado local do Dia da Bastilha. No feminino, a francesa Lauriane Nolot foi coroada campeã.

''Ganhei a primeira regata do dia e precisava vencer mais uma. Na última, tive uma disputa acirrada com o italiano, e quem ganhasse iria para a final. Foi decidido realmente nos últimos metros. Foi difícil, uma regata emocionante. Sofri uma queda, mas consegui me recuperar. Quase deu certo, mas é isso'', disse Bruno Lobo.

''Foi um campeonato muito bom. O Top 5 é resultado de um trabalho contínuo. A cada competição, estou evoluindo mais e saio com boas sensações. Agora, é voltar para casa, descansar um pouco e focar no Mundial, que será em agosto, na Holanda. Vamos lutar por um lugar no pódio lá'', concluiu o atleta maranhense.

Bruno Lobo agora concentra suas energias no Mundial de Vela em Haia, que acontecerá em agosto, seguido pela defesa de sua medalha de ouro pan-americana em Santiago 2023.

No sexto dia de regatas do evento-teste de Paris 2024 na vela, não houve regatas de 49er Fx com as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze. As duas continuam em quarto lugar, com 49 pontos perdidos, e decidirão no sábado (15) em qual posição disputarão a medal race.

Na categoria Nacra 17, João Bulhões e Marina Arndt ocupam a 15ª posição após nove regatas disputadas na raia francesa. Restam três regatas para a conclusão do calendário. Já o paulista Mateus Isaac está em 20º lugar após 13 regatas, de um total de 19 do programa antes das finais.

Parte dos atletas está participando de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica, em parceria com a CBVela. O objetivo é preparar a Equipe Olímpica Principal de Vela e garantir a participação nos campeonatos internacionais. O convênio possui o número 930972/2022.

Após o evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela direcionam seus esforços para o Campeonato Mundial em Haia, na Holanda, que acontecerá entre os dias 11 e 18 de agosto. A competição definirá as primeiras oito vagas para os países nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, enquanto outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Foto: Sander van der Borch/World Sailing


Drugovich lidera testes de novatos da Fórmula E em Roma

Publicado 14/07/2023 13:17

A Fórmula E realizou nesta sexta-feira (14) mais um sessão de treinos para pilotos novatos, e novamente o brasileiro Felipe Drugovich foi o mais rápido, com a Maserati MSG Racing, repetindo o feito dos testes realizados meses atrás em Berlim.

Drugovich chegou a liderar a sessão nos minutos iniciais, mas o tempo foi baixando no decorrer da sessão, e nos segundos finais, o brasileiro voltou ao topo da classificação cravando o tempo de 1min43s736.

Esse foi o segundo treino da Fórmula E nesta temporada destinado a pilotos novatos, que nunca correram na categoria de carros elétricos. Duas sessões ocorreram durante o fim de semana do mundial em Berlim, e assim como aconteceu em Roma nesta sexta, Drugovich também foi o mais rápido.

Nos últimos dias, aumentaram os boatos que dão conta da possibilidade de Drugovich assumir um assento na próxima temporada da Fórmula E. Atualmente o piloto brasileiro é reserva na equipe Aston Martim na Fórmula 1, e conquistou no ano passado o título da Fórmula 2 pela MP Motorsport.

A sessão realizada nesta sexta pelo Circuito Cittadino dell'EUR com os pilotos novatos não contou com a participação da Mahindra. O carro destinado ao indiano Jehan Daruvala não teve condições de ir à pista em nenhum momento durante os 30 minutos, assim como o piloto da ABT Cupra, Adrien Tambey, que usa o mesmo powertrain da Mahindra.

Dois pilotos tiveram sustos durante o treino. O chinês Ye Yifei com a TAG Heuer Porsche assumiu a liderança nos primeiros minutos, mas acabou perdendo o ponto de frenagem e por muito pouco não foi ao muro. Alguns minutos depois, foi à vez do ex-F1 Daniil Kvyat com a NIO 333 Racing escapar no mesmo ponto e também conseguiu evitar a barreira de proteção.

Drugovich assumiu a liderança da sessão restando 21 minutos para o término da sessão, mas logo foi superado pelo sul-africano Sheldon Van der Linde, piloto da Jaguar TCS Racing.

Van der Linde conseguiu se manter à frente durante boa parte da sessão, até que nos três minutos finais, diversos pilotos conseguiram baixar seus respectivos tempos e superaram o sul-africano.

Nos segundos finais, Drugovich assegurou o tempo mais rápido da sessão, seguido por Van der Linde e Luca Ghiotto (Nissan). Charlie Eastwood (NEOM McLaren) e Yann Ehrlacher (DS Penske) completaram o top-5 do rookie test.

Neste fim de semana a Fórmula E realizará uma rodada dupla em Roma, as etapas 13 e 14 de um total de 16 provas previstas para a atual temporada. Quatro pilotos estão na busca pelo título mundial, e o campeonato no momento é liderado pelo britânico Jake Dennis (Avalanche Andretti), com apenas um ponto de diferença para o neozelandês Nick Cassidy (Envision Racing), seguidos por Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing).

A corrida deste sábado (15) será transmitida ao vivo a partir das 10h pela Band TV, enquanto a corrida do domingo (16) será exibida ao vivo também às 10h pelo BandSports.


Mais de 400 baleias passaram pela raia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Publicado 14/07/2023 12:41

O período de realização Semana Internacional de Vela de Ilhabela, maior evento da modalidade na América do Sul, coincide com o movimento migratório de baleias rumo a Abrolhos (BA) passando pelo litoral norte, mais precisamente no Canal de São Sebastião.

Já foram registradas mais de 400 baleias jubarte cruzando a raia da competição em Ilhabela (SP).

Por isso, a organização da SIVI e o diretor de meio ambiente do Yacht Club de Ilhabela, Julio Cardoso, alertam os competidores para evitar colisões e curtir esse espetáculo da natureza.

Apesar das baleias subirem mais cedo para o Nordeste, é provável, de acordo com especialistas, que os velejadores das regatas de 22 a 29 de julho devem ter companhia de animais. Desde 2016, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela recebe visitas frequentes de baleias, que se juntam a golfinhos na raia das provas.

A principal orientação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela é fazer com que todos a bordo estejam atentos à rota das baleias e avistá-las o mais cedo possível, mantendo uma distância segura. Isso permite que os velejadores possam apreciar esses magníficos animais sem interferir em seu comportamento natural.

”Muitas jubartes entram pelo canal e com isso fica difícil de manobrar o barco, principalmente os grandes. Para fazer uma mudança de rota, por exemplo, exige tempo e atenção! É o mesmo caso dos navios e o protocolo é o mesmo. A dica é dar maior distância para dar tempo de se safar!”, explicou Julio Cardoso.

”Quando encontramos baleias ou golfinhos temos que reduzir a velocidade do barco para menos de 12 nós, não perseguir, nem bloquear seu caminho e se aproximar com cuidado pela lateral até o máximo de 100 metros”.

Ao identificar a presença de uma baleia, é importante desviar o curso o mais rápido possível, buscando se afastar da rota que o animal está seguindo. Evitar se aproximar demasiadamente ajuda a evitar colisões e perturbações desnecessárias.

É imprescindível não parar na frente das baleias ou persegui-las. Essas ações podem causar estresse e perturbação aos animais, interferindo em seus padrões de comportamento natural.  Essas diretrizes visam garantir um convívio harmonioso entre os velejadores e as baleias, respeitando o ambiente marinho e minimizando qualquer impacto negativo.

Outros pontos destacados pelo ambientalista incluem a redução do despejo de esgotos, poluentes, que podem trazer doenças para a fauna marinha. Finalmente vale lembrar que as baleias e golfinhos se comunicam por sons e se orientam dessa forma e a poluição sonora no mar é algo para também estarmos atentos!

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos e HPE25. Os mais de 100 barcos esperados para as regatas de julho participarão de provas em percursos variados ao longo da semana.

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento

Baixe o Aviso de Regata Oficial

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Vídeos das regatas de anos anteriores

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram


Brasileiro avança para semifinal do Evento-teste de Paris 2024

Publicado 13/07/2023 17:11

O maranhense Bruno Lobo garantiu, nesta quinta-feira (13), uma vaga na semifinal do Evento-teste da vela de Paris 2024. No evento disputado em Marselha, na França, o atleta da Fórmula Kite avançou para o mata-mata em quinto lugar. 

Oito kitesurfistas irão disputar as duas vagas restantes nas finais, já que o francês Alex Mazella e o britânico Connor Bainbridge avançaram nos primeiros lugares diretamente para a decisão do ouro.

Bruno Lobo enfrentará o italiano Lorenzo Boschetti, o austríaco Valentin Bontus e o monegasco Alexander Ehlen. Para passar à finalíssima, o velejador precisa ter duas vitórias. O italiano entra com duas e o brasileiro com uma. Os demais precisam literalmente fazer três vitórias. Quem completar a trinca primeiro ganha.

Na outra chave estão Maximilian Maeder (Singapura), Maks Zakowski (Polônia), Denis Tarandin (Chipre) e Florian Gruber (Alemanha). As finais serão nesta sexta-feira (14).

''O evento-teste é uma experiência maravilhosa de estar nessa raia olímpica, em mais uma oportunidade de representar o Brasil. Foram dias de regatas bastante variados e adversos''. 

''A gente teve vento fraco, em várias direções e rondado, então acho que isso testou os atletas em todas as condições, desde o vento mais fraco até mais forte'', disse Bruno Lobo.

Bruno Lobo se classificou em quinto para a semifinal, a um ponto do quarto. O atleta revelou estar se sentindo rápido nas regatas da sede da vela em Paris 2024. ''Estamos fazendo um trabalho para ajustar alguns pontos e chegar ao Mundial de Haia com os melhores fundamentos na estratégia em relação à largada, que faz grande diferença, e brigar até por um top três'', completou o atleta maranhense.

O quinto dia de regatas do evento-teste de Paris 2024 na vela teve regatas de 49er Fx com as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze terminando em quarto lugar com 49 perdidos. 

As brasileiras não foram bem na primeira prova do dia, mas depois fizeram um 1º e um 8º. As holandesas Odile van Aanholt e Annette Duetz seguem na ponta. O campeonato de 49er FX chegou na metade do programa com nove das 12 regatas programadas.

Na Nacra 17, João Bulhões e Marina Arndt não foram para a água. A equipe segue em 15º após seis regatas disputadas na raia francesa. O paulista Mateus Isaac está em 20º após nove regatas de 19 do programa antes das finais.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Depois do evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focam no Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto. A competição define as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

 


Brasileiras com chances no evento-teste da vela de Paris 2024

Publicado 12/07/2023 17:41

O quarto dia de regatas do evento-teste de Paris 2024 na vela ocorreu nesta quarta-feira (12), em Marselha, na França. Representada por seis atletas em quatro classes, a Equipe Brasileira de Vela segue com chances reais de entrar na medal race em duas categorias.

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze fecharam o dia em quarto lugar com 24 pontos perdidos, 10 a mais do que as líderes até o momento, que são as holandesas Odile van Aanholt e Annette Duetz. 

O campeonato de 49er FX chegou na metade do programa com seis das 12 regatas programadas. Após isso, as dez primeiras colocadas disputam a medal race, com pontuação dobrada e sem descarte.

''Foi um dia complicado. Tem uma raia que fica na pontinha da montanha e tivemos altos e baixos. Na primeira regata, não conseguimos largar muito bem. O vento aumentou de 3 nós para quase 17 nós, e a gente conseguiu cortar caminho e salvar depois de estarmos quase em último. Na terceira regata do dia, o vento estava rondando tanto, que o nosso objetivo era só tentar achar o corredor'', contou Martine Grael.

O maranhense Bruno Lobo, da Fórmula Kite, está em oitavo lugar faltando cinco regatas para o mata-mata na categoria das pipas, que estreia na Olimpíada em Paris 2024. O líder disparado é o francês Alex Mazella. 

Na Nacra 17, João Bulhões e Marina Arndt fecharam o dia em 15º após seis regatas disputadas na raia francesa ao todo. Para pegar uma medal race precisam tirar, pelo menos, 26 pontos para o décimo multicasco misto na tabela.

O paulista Mateus Isaac também tenta se recuperar na tabela após perder as duas regatas de estreia. O atleta é o 22º.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Depois do evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focam no Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto. A competição define as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Foto: Sailing Energy

 


Navio-veleiro Cisne Branco retorna para a abertura da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Publicado 12/07/2023 12:31

O icônico navio-veleiro Cisne Branco, símbolo da Marinha do Brasil, marcará presença novamente na abertura da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

O evento, que terá início em 23 de julho com a tradicional Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil, envolve uma desafiadora travessia de mais de 50 milhas náuticas ao redor da icônica ilha do litoral norte paulista.

A competição, que ocorrerá até 29 de julho, terá como palco o prestigiado Yacht Club de Ilhabela (YCI), reunindo entusiastas da vela de diversas classes, incluindo HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Proa, Multicascos e HPE25.

Construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda, o Cisne Branco foi entregue à Marinha do Brasil em 2000 e desde então tem sido um símbolo da tradição marítima do país.

Com seus impressionantes 76 metros de comprimento e 31 velas, o navio-veleiro é uma verdadeira obra-prima flutuante.

"O Cisne Branco segue as tradições navais e percorreu a mesma rota de Cabral, transmitindo a importância do contato com o mar, algo essencial para a Marinha", destacou o Capitão de Mar e Guerra João Alberto Lampert, em uma entrevista durante a Semana de Vela de Ilhabela em 2016.

Durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, os visitantes terão a oportunidade de explorar o Cisne Branco em visitas guiadas, mergulhando na história e na grandiosidade da embarcação.

A expectativa é de que mais de 100 barcos participem das regatas ao longo da semana, enfrentando desafios em percursos variados, de acordo com as condições de mar e vento, que podem ocorrer no Canal de São Sebastião ou nas raias ao norte e sul da ilha.

O retorno majestoso do Cisne Branco à abertura da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela adiciona um toque de beleza e imponência ao evento, reafirmando seu status como um símbolo do Brasil e celebrando a tradição marítima que faz parte da identidade do país.

 


Bicampeãs olímpicas estreiam em segundo lugar no evento-teste de Paris 2024

Publicado 11/07/2023 18:38

O terceiro dia de regatas do evento-teste de Paris 2024 na vela foi realizado nesta terça-feira (11), em Marselha, na França. E todos os atletas da Equipe Brasileira de Vela foram para as disputas na raia da próxima olimpíada.

O destaque do dia ficou para a dupla bicampeã olímpica Martine Grael e Kahena Kunze, que fechou as primeiras regatas do programa de 49er FX na segunda colocação. As atletas foram desclassificadas na disputa inicial, mas se recuperaram com um segundo e um terceiro lugares.

Foram disputadas três provas e as brasileiras Martine e Kahena somam 5 pontos perdidos. A liderança está com as suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler com apenas 2. 

O maranhense Bruno Lobo, da Fórmula Kite, oscilou na classificação geral no evento-teste de Paris 2024. O atleta caiu para a sétima colocação. O líder é o francês Alex Mazella. 

Na Nacra 17, João Bulhões e Marina Arndt fecharam o dia em 13º após três regatas disputadas na raia francesa. Os alemães Paul Kohlhoff e Alica Stuhlemmer lideram o campeonato na classe dos multicascos mistos.

''Primeira regata vento meio fraco para todos lados. Mas durante as regatas, um vento forte que surpreendeu, mas foi um bom dia de competição e divertido no final'', disse Marina Arndt.

O paulista Mateus Isaac também fez sua estreia na IQFoil, mas acabou levando duas punições nas primeiras regatas e sua posição atual é de 23º. O francês Nicolas Goyard segue em primeiro após quatro provas.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Depois do evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focam no Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto. A competição define as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.


Bico de Proa reúne familiares e amigos na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Publicado 11/07/2023 16:30

Porta de entrada para veleiros maiores, a classe Bico de Proa terá mais de 30 barcos na 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que ocorre de 22 a 29 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). 

A categoria é caracterizada por regras simples e custos reduzidos, sendo perfeita para barcos de cruzeiro geralmente utilizados em passeios com familiares e amigos, mas sem perder o foco esportivo e de desempenho nas raias. 

A Bico de Proa voltou ao calendário da SIVI em 2015 e desde então faz parte das regatas mais tradicionais da América do Sul. Em 2022, o vencedor da Bico de Proa foi o Bangalô.

''A atmosfera da Semana de Vela é sempre muito legal, estamos muito animados em participar da 50ª edição. É um momento especial com desafio em família e clima de competição. nos preparamos muito para isso'', disse Mario Gomide, comandante do Alphorria.

Há mais de 30 anos competindo na Semana Internacional de Vela de Ilhabela, o velejador Mário Gomide levará a família e amigos a bordo de um veleiro na classe Bico de Proa. O veleiro Fast345 terá o sogro de Gomide com 85 anos.

''As disputas prometem ser emocionantes do começo ao fim em Ilhabela (SP). É uma categoria de competição de alto nível! Com a presença de ótimo velejadores, que em muitas ocasiões migram para classes oceânicas''.

''Uma regata com belo barcos, que possui diversos tamanhos e modelos! Algo legal é a mescla de velejadores experientes e atletas que estão no seu crescimento na vela nacional e mundial!'', explicou Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI.

Barcos Inscritos na Bico de Proa

Alphorria
Atobá
BL3 Mangalo
Blu 1
Bluewind
Bossa Nova
Cambada1
Chris ocean
Eoliks
For Sale | BK Sails
Gosto d'água II
H2Orça
Helios II
Inaê Transbrasa 50
Invocado
Kaluanã
Kapalua I
Kaupê
LCLV II
Manangua
Mobile
Nautilus
Oceano
Odoyá
Pé de Vento
Picaeso III
Polaris IX
Sajupi
San Nicola
Silence
Sirocco
Urania
Valente


Evento-teste de Paris 2024 tem estreia de brasileiros nesta terça-feira (11)

Publicado 10/07/2023 23:19

O segundo dia de regatas do evento-teste de Paris 2024 na vela foi realizado nesta segunda-feira (10), em Marselha, na França. Apenas um brasileiro disputou regatas na raia da próxima olimpíada e foi justamente o maranhense Bruno Lobo, da Fórmula Kite.

O atleta subiu da sexta para a quarta colocação da categoria após cinco regatas disputadas no dia, com ventos entre 11 e 12 nós. Bruno Lobo teve como pior resultado um 18º lugar, que foi descartado. O líder é o francês Alex Mazella. 

O resultado pode ser alterado, já que Bruno Lobo foi protestado em uma das regatas. A audiência será às 9h, horário local, desta terça-feira (11).

''Foi um dia positivo, estou me sentindo rápido numa flotilha muito veloz. A raia favoreceu à esquerda e procurei ser consistente, tive alguns erros, mas no final foi bom! Qualquer erro pode custar muito. Estou feliz por estar aqui defendendo o Brasil'', disse Bruno Lobo. 

Nesta terça-feira (11), estreia o restante da Equipe Brasileira de Vela, que tem Mateus Isaac (iQFoil), Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX) e João Bulhões e Marina Arndt (Nacra 17).

O medalhista olímpico Bruno Prada, que está como treinador de Mateus Isaac na prancha, destacou a importância do evento-teste. ''Amanha começa aqui em Marselha o evento-teste. Vamos enfrentar condições de ventos bem desafiadoras. A preparação foi boa e é um campeonato muito importante para o Mateus já se adaptar ao formato do evento nos padrões de uma olimpíada''.

Bruno Prada, ao lado de Robert Scheidt, disputou o evento-teste em 2007 e 2011 com 2 vitórias nas raias de Qingdao e Weymouth, respectivamente.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Depois do evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focam no Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto. A competição define as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Foto: © Sander van der Borch


Atual campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela defenderá título em 2023

Publicado 10/07/2023 22:29

O barco campeão geral da última edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela está confirmado nas disputas deste ano em Ilhabela (SP), de 22 a 29 de julho. O veleiro Crioula, que tem como tático o atleta olímpico Samuel Albrecht, defenderá seu título na classe ORC, considerada a categoria de rating mais importante da vela oceânica.

O moderno TP-52 do Crioula, que tem como comandante Eduardo Plass, ficou com a medalha de ouro em 2022 após um duelo acirrado contra o Phoenix na última regata. Os gaúchos ficaram em segundo lugar no dia decisivo e subiram no lugar mais alto do pódio, que teve ainda o Argos, de Lars Grael, em terceiro.

A disputa deve se repetir nesta temporada, que comemora a 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. ''A expectativa é que tenhamos um belo campeonato! Ilhabela é um local lindo e que podemos encontrar amigos de vela. Além disso, é uma oportunidade de velejar e competir contra os melhores atletas do Brasil", explicou Samuel Albrecht.

"Espero que a equipe consiga fazer boas regatas! Todos atletas do barco estão focados para mais um desafio em Ilhabela. As velejadas são de alto nível e queremos estar na disputa pelo pódio e quem sabe ter uma conquista".

O Crioula também é o detentor do recorde da prova de abertura, que esse ano levará o nome de Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil. Em 2018, o veleiro fez o percurso de mais de 55 milhas náuticas em 6 horas, 1 minuto e 42 segundos. O barco na época era um S40, que hoje está nas mãos de Bayard Neto no Inaê Soto Transbrasa.

"O Inaê é uma ótima equipe e todos são muito unidos. Acredito que a evolução acontecerá! Atenção de todos para as repetições de movimentos dentro do barco e entrosamento é fundamental. Cada velejador possui papel importante dentro do barco! O conjunto evolui quando o individual está em alto nível", contou Samuel Albrecht.

O atleta olímpico Samuel Albrecht terá uma agenda cheia em 2023 na classe Nacra 17 ao lado de Gabriela Nicolino, que incluirá o Mundial da World Sailing, em Haia, na Holanda, e os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos e HPE25. Os mais de 100 barcos esperados para as regatas de julho participarão de provas em percursos variados ao longo da semana.

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos - Atrevida por Boreste - Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista. A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. 

As inscrições estão abertas no site oficial do evento  

Baixe o Aviso de Regata Oficial  

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Vídeos das regatas de anos anteriores

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram

 


Inaê Soto Transbrasa treina em Santos (SP) para a SIVI

Publicado 09/07/2023 22:32

A equipe do Inaê Soto Transbrasa fez neste fim de semana os treinos finais para a disputa da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, maior evento da modalidade oceano, marcado para o período de 22 a 29 de julho.

O veleiro S40 comandado por Bayard Neto passou por um processo de 'refit' nos últimos três meses e os treinamentos realizados em Santos (SP) foram fundamentais para o entrosamento do grupo.

O grupo do Inaê Soto Transbrasa testou largadas, contornos de boia, e principalmente ajustes de equipamentos do veleiro Soto 40, considerado um dos mais rápidos da vela oceânica nacional.

''Fizemos um treino de reconhecimento do barco para ver se estava tudo funcionando. Estávamos um tempo sem treinar, então o intuito era colocar o barco no trilho. O dia estava lindo, com 4 a 18 nós, e aproveitamos para velejar''

''Concluímos que o barco não precisa de nenhum reparo. Isso para nós é um ponto positivo. No próximo sábado, o foco é treinar com toda tripulação que participarão da 50° Semana de Vela'', explicou Bayard Neto.

Os velejadores do Inaê Soto Transbrasa voltam a se reunir no próximo fim de semana, também na baixada santista, para mais um treinamento. Na SIVI 2023 em Ilhabela (SP), o Inaê Soto Transbrasa disputará o título da classe ORC.

O Inaê acertou nesta temporada patrocínio com a TRANSBRASA. A empresa, fundada em 1974, atua no setor de transporte rodoviário, terminal alfandegado, portuário e comércio exterior.

Sobre a Transbrasa

A Transbrasa é reconhecida pela inovação e qualidade nos serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente e de transportes. Possui a missão de trabalhar para o desenvolvimento e o progresso, com apelo social e respeito ao meio ambiente, objetivando a satisfação do cliente, resultado de eficiência e lucros. 


Evento-teste da vela começa com regata da Formula Kite

Publicado 09/07/2023 16:49

O evento-teste dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 da vela teve início neste domingo (9), em Marselha, na França. Dos seis atletas brasileiros inscritos na competição, apenas o maranhense Bruno Lobo fez sua estreia na Fórmula Kite.

O atual campeão pan-americano da classe ficou em sexto lugar e a vitória ficou com o francês Axel Mazella. A Fórmula Kite estreia no calendário olímpico em Paris 2024.

Estavam programadas quatro provas para o kite no dia, mas apenas uma foi realizada. Os ventos rondados e fracos na cidade francesa impediram a disputa do kite feminino, que não tem atletas do país. A Comissão de Regatas ainda tentou realizar outras provas, mas não foi possível. 

''O vento foi um pouco fraco hoje. Larguei do meio pra baixo da flotilha. Foi uma regata conservadora, mas protegi meu ângulo. Comecei em sexto, um início positivo, agora é continuar concentrado e dar o meu melhor'', disse Bruno Lobo.

Ao final da tarde em Marselha, o vento voltou a acelerar mas as regatas do dia já haviam sido canceladas. Nesta segunda-feira (10), é a medição para o Nacra 17 e IQFOIL. Os 49er FX já fizeram hoje.

A Equipe Brasileira de Vela tem ainda Mateus Isaac (iQFoil), Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX) e Joao Bulhões e Marina Arndt (Nacra 17).

O grupo brasileiro tem o experiente Klaus Biekarck, como chefe de equipe, do bicampeão olímpico Torben Grael, como head coach. A Equipe Brasileira de Vela tem ainda Tânia Sampaio como líder da área Multidisciplinar e da Saúde, enquanto Ricardo "Blue" Lobato é o consultor de regra. 

Os velejadores brasileiros têm apoio nas regatas de  Pepe Lis como técnico de 49er FX, do medalhista olímpico Bruno Prada no iQFOiL e Ricardo Paranhos como técnico de Nacra 17.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Depois do evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focam no Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto. A competição define as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Notícias Mais Lidas

Mais de 400 escorpiões amarelos já foram encontrados em condomínio na Murta

Alerta

Mais de 400 escorpiões amarelos já foram encontrados em condomínio na Murta

UFSC abre inscrições pra dois mestrados gratuitos

Blumenau

UFSC abre inscrições pra dois mestrados gratuitos

SuperKoch vai inaugurar loja no centro de Camboriú

NOVIDADE!

SuperKoch vai inaugurar loja no centro de Camboriú

Últimos dias para matrículas na rede municipal da região

EDUCAÇÃO

Últimos dias para matrículas na rede municipal da região

Porsche é destruído ao bater em mureta de proteção

NAVEGANTES

Porsche é destruído ao bater em mureta de proteção

Documentário sobre Itapema estreia neste sábado

RESGATE CULTURAL

Documentário sobre Itapema estreia neste sábado

Justiça suspende licitação de R$ 11,5 milhões da prefeitura de BC

Comunicação institucional

Justiça suspende licitação de R$ 11,5 milhões da prefeitura de BC

Fim de semana tem risco de temporais, granizo, ventos e chuva

PREVISÃO

Fim de semana tem risco de temporais, granizo, ventos e chuva

Unimed Litoral está contratando

OPORTUNIDADE

Unimed Litoral está contratando

Ladrão furta botijão de gás de locador de quitinete para pagar traficante 

ITAJAÍ

Ladrão furta botijão de gás de locador de quitinete para pagar traficante 



Colunas Mais Lidas

Gramado do Gigantão

Show de Bola

Gramado do Gigantão

Duelo dos caciques

JotaCê

Duelo dos caciques

Charge do dia

Charge do Dia

Charge do dia

PL de Penha posa com Alex Murad

JotaCê

PL de Penha posa com Alex Murad

Barca da teta

JotaCê

Barca da teta

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

De Olho no Fisco

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

Marcelo bateu recorde e já deixou saudades

JotaCê

Marcelo bateu recorde e já deixou saudades

Charge do dia

Charge do Dia

Charge do dia

Sugestão de tema: Black Friday

Charge do Dia

Sugestão de tema: Black Friday

Destruição da Marcos Konder é  herança maldita

JotaCê

Destruição da Marcos Konder é herança maldita



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ENQUETE

O que você acha dos investimentos do partido comunista e de empresários da China na região?

Pode ser positivo, mas é importante haver transparência e controle sobre os interesses da China

Sou contra, acho que o Brasil deve priorizar investimentos nacionais

É uma oportunidade para o desenvolvimento de SC com dinheiro do capitalismo travestido de comunismo

⁠Tenho receio quanto à influência estrangeira de investimentos "vermelhos"



TV DIARINHO


🐕⚖️ JUSTIÇA PELO THOR! Uma manifestação por Thor, o cãozinho comunitário morto com tiro na cabeça por ...





Especiais

Dall representa SC em evento sobre sofisticação no mercado imobiliário

São Paulo

Dall representa SC em evento sobre sofisticação no mercado imobiliário

Construsul BC 2025: feira  entregará expansão e novidades

Inovação na indústria

Construsul BC 2025: feira entregará expansão e novidades

Bairros mais cobiçados sofreram mudança radical

CRESCIMENTO

Bairros mais cobiçados sofreram mudança radical

Novo Código de Obras e  Edificações de Itajaí está valendo

regras

Novo Código de Obras e Edificações de Itajaí está valendo

Itajaí projeta crescimento  com preservação ambiental

Futuro

Itajaí projeta crescimento com preservação ambiental



Colunistas

Chiodini abre porta pra Robison em Brasília

JotaCê

Chiodini abre porta pra Robison em Brasília

Matrícula escolar municipal

Charge do Dia

Matrícula escolar municipal

Discurso de candidato

Coluna Esplanada

Discurso de candidato

Fecomércio SC e cidade do Porto buscam novo voo para Europa

Coluna Acontece SC

Fecomércio SC e cidade do Porto buscam novo voo para Europa

Ideal Mente

Pessoas controladoras: como lidar

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

De Olho no Fisco

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

Dilemas contemporâneos

Via Streaming

Dilemas contemporâneos

Novo perfil

Show de Bola

Novo perfil

Benefícios previdenciários versus benefícios assistenciais: entenda a diferença

Direito na mão

Benefícios previdenciários versus benefícios assistenciais: entenda a diferença

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

Artigos

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Na Rede

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Coluna Exitus na Política

Perguntas amigas da ignorância

Mundo Corporativo

Injustiça organizacional, isso acontece?

Yohana e Bruna: lindas

Jackie Rosa

Yohana e Bruna: lindas

Negros na vida social de Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Negros na vida social de Itajaí

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Diário do Investidor

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Lila e Wilson curtem Barcelona

Coluna do Ton

Lila e Wilson curtem Barcelona




Blogs

Clube de atletismo no Sertão de Pernambuco se destaca

A bordo do esporte

Clube de atletismo no Sertão de Pernambuco se destaca

Habemus papam: Ju Pavan anuncia mais 3 secretários 

Blog do JC

Habemus papam: Ju Pavan anuncia mais 3 secretários 

Chá para insônia

Blog da Ale Francoise

Chá para insônia

Só Pautas Fest

Blog da Jackie

Só Pautas Fest

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯





Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação