Uma égua criada em Itajaí voltou a fazer bonito no Rio Grande do Sul. A Marconi Tatuagem, da Cabanha Zermiani/TRV, ganhou pela segunda vez seguida o prêmio principal do Mancha Crioula, uma das exposições mais conhecidas do Brasil voltada a cavalos da raça Crioula com pelagens manchadas.
A vitória saiu no sábado, no Sindicato Rural de Guaíba (RS), durante a 21ª edição do evento. Na prática, é um concurso em que os animais são avaliados por um jurado, que observa pontos como aparência ...
A vitória saiu no sábado, no Sindicato Rural de Guaíba (RS), durante a 21ª edição do evento. Na prática, é um concurso em que os animais são avaliados por um jurado, que observa pontos como aparência, estrutura do corpo, equilíbrio e jeito de se movimentar. A Marconi Tatuagem levou o título de melhor exemplar da feira.
Continua depois da publicidade
Para o criador Marcelo Zermiani, que toca a cabanha com o sócio José Ricardo Vicente, o bicampeonato é resultado de um trabalho longo. “A conquista do bicampeonato representa todo um trabalho. São 10 anos indo nessa exposição. Repetir o feito é maravilhoso”, afirma.
Da “potrinha” ao topo
Marcelo conta que a égua foi comprada ainda filhote, quando ainda mamava, no Rio Grande do Sul. Desde então, ela passou a participar de exposições e, segundo ele, costuma ficar entre as melhores.
“Desde os seis meses ela nos mostrou pra que veio. A gente investiu e colocou em mãos competentes pra fazer a carreira dela”, diz. Além do Mancha Crioula, a Marconi Tatuagem também teve destaque na Expointer, evento gigantesco que reúne animais e competições de várias raças. Em 2025, ela chegou a ser campeã na categoria de égua adulta.
Hoje, além de competir, a Marconi também entra numa nova fase: a de “mãe”. Os criadores esperam levar para as pistas, em breve, um filhote dela.
O que é o Mancha Crioula
O Mancha Crioula é uma exposição que existe há 21 anos e é focada em cavalos Crioulos manchados. Além do julgamento dos animais, o evento costuma ter leilões e movimenta criadores de vários estados.
Marcelo diz que vencer uma prova assim dá visibilidade e respeito. “Valoriza, mas o mais importante é o respeito que olham pra nossa criação por ter um animal desse gabarito”, afirma.
Orgulho pra Itajaí
Os criadores também defendem que o resultado coloca Itajaí em destaque num meio que costuma ser mais forte no Rio Grande do Sul. “Pra Itajaí é um prêmio muito importante. Nunca na história a cidade teve tal resultado como nós conquistamos nos últimos anos”, diz Marcelo.
Continua depois da publicidade