Balneário Piçarras
Jovem em surto invade Câmara pela terceira vez e agride assessor
Rapaz teria problemas mentais e já invadiu o local outras duas vezes
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
A câmara de Vereadores de Balneário Piçarras foi invadida pela terceira vez nesta noite de terça-feira, com o mesmo agressor que já entrou no plenário nas outras vezes. Em surto psicótico, o invasor agrediu um assessor da comissão permanente e partiu para cima do vereador Gleber Silveira (PL), que conseguiu pedir socorro.
O presidente do Legislativo, Lucas Maia (MDB), não estava na sessão, pois está em Brasília. Ele foi criticado pelos demais parlamentares por não dar respostas sobre a contratação de vigilância para a Casa de Leis, e nem mesmo pedir a presença da polícia Militar no local.
Continua depois da publicidade
A sessão ordinária acabou suspensa por falta de segurança – e desta vez, o episódio foi o mais grave. O rapaz estava de bermudas e camiseta regata branca – diferente das roupas camufladas de exército que já trajou. O ataque anterior foi em 28 de janeiro, e o primeiro deles, em 9 de dezembro.
A agressão contra Diego causou medo entre servidores e parlamentares. Na transmissão online, o vereador Maikon do Itacolomi (PL) chegou a abrir e encerrar a sessão. Foram 36 minutos de espera até Maikon surgir na tela, falando da falta de segurança, e cancelando a sessão.
A bancada do PL exigiu reação imediata dos demais parlamentares, no sentido de cobrar que Maia providencie a segurança já para a próxima sessão, na terça-feira que vem, dia 10.
Ângelo Margutte, presidente do PL, informou ao DIARINHO que uma queixa-crime será apresentada contra a mesa diretora. “O presidente é negligente. Vamos até a delegacia fazer o boletim de ocorrência. O vereador foi quem defendeu o servidor, e essa gestão é uma vergonha; esse presidente é um moleque”, detonou Margutte. Gleber promete levar o caso também ao Judiciário.
Na semana passada, o agressor foi retirado do local por policiais militares. Em 9 de dezembro, o mesmo homem chegou a invadir o plenário com um cajado, um martelo e uma faca.
Vai ter vigilante armado
Ao DIARINHO, Lucas Maia, via assessoria, informou que já providencia a contratação de empresa de segurança privada. O processo está no setor de compras do legislativo, em fase de orçamento. Segundo Maia, a opção é pela contratação de vigilantes armados.
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.
