LUTO NA MODA
Morre o estilista Valentino Garavani aos 93 anos
Um dos maiores nomes da moda morreu em Roma nesta segunda-feira
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Um dia antes do encerramento da Milano Fashion Week, um dos estilistas italianos mais renomados mundialmente faleceu nesta segunda-feira. Valentino Garavani morreu aos 93 anos em Roma.
A fundação do estilista confirmou a partida do ícone fashion nas redes sociais. O velório será nesta quarta e quinta-feira, já o funeral acontece na sexta-feira na Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, na capital italiana.
Continua depois da publicidade
Valentino nasceu no norte da Itália em 1932. Após passar 10 anos em Paris, ele abriu sua casa de alta-costura em 1959 em Roma. Seus modelos e desenhos logo conquistaram o mundo e, em 1962, já era requisitado entre as socialites.
No início da carreira, o italiano ficou conhecido por seus vestidos vermelhos. O tom escarlate intenso se tornou sua marca registrada, a ponto da cor ser reconhecida no mundo da moda como “vermelho Valentino”.
Uma das primeiras clientes famosas de Valentino foi a atriz Elizabeth Taylor. A amizade começou quando a artista filmava Cleópatra em Roma. Audrey Hepburn, Jane, Fonda, Naomi Campbell, Julia Roberts e Cate Blanchett foram algumas das celebridades a usarem suas criações.
Em 1998, o italiano vendeu sua empresa por 300 milhões de dólares, mas continuou a trabalhar pra companhia até 2008. Após mais de 45 anos na indústria da moda, sua despedida foi celebrada com um desfile repleto de vestidos vermelhos a lá Valentino.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.
