PERIGO
Turista é trazido de helicóptero para Itajaí após se afogar em Bombinhas
Homem sofreu o grau mais severo de afogamento na praia de Mariscal
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Um turista paraguaio de 28 anos sofreu um grave afogamento na praia de Mariscal, em Bombinhas, na tarde de quarta-feira. Ele e uma mulher foram arrastados por uma onda e G.A.H.S.C. acabou engolindo muita água, ficando entre a vida e a morte.
O casal foi vítima de uma forte correnteza de retorno e acabou sendo arrastado. A mulher saiu da água com auxílio dos guarda-vidas, já G. foi arrastado para próximo do costão e encontrado já desacordado e em parada cardíaca.
Continua depois da publicidade
Os guarda-vidas conseguiram retirá-lo do mar e pediram apoio ao Corpo de Bombeiros e à aeronave Arcanjo 1. Os socorristas fizeram a reanimação do homem ainda na faixa de areia, com apoio do Samu. Ele foi estabilizado e levado de helicóptero para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.
Já a mulher apresentava apenas grau 1 de afogamento e, após ser avaliada pelos profissionais de saúde, foi liberada no local. O estado de saúde atualizado do turista não foi informado.
Entenda os seis graus de afogamento:
Grau 1 - Tosse sem espuma na boca ou nariz (engoliu pouca água, nao perdeu a consciência)
Grau 2 - Pouca espuma na boca ou nariz
Grau 3 - Grande quantidade de espuma na boca/nariz, com pulso radial palpável
Grau 4 - Grande quantidade de espuma na boca/nariz, sem pulso radial
Grau 5 - Parada respiratória
Continua depois da publicidade
Grau 6 - Parada cardiorrespiratória (PCR)
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
