Chuvarada
Em 1h30, Itapema recebeu 42mm de chuva
Ruas viraram rios e alguns serviços públicos seguem suspensos nesta terça
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]
A chuvarada que atingiu Itapema na noite de segunda-feira alagou vários pontos da cidade e causou transtornos em prédios públicos. Em cerca de uma hora e meia, entre 21h15 e 22h45, foram registrados aproximadamente 42 milímetros de chuva — o equivalente a 42 litros de água por metro quadrado.
Vídeos e fotos de moradores mostravam ruas e avenidas que mais pareciam rios. Em alguns bairros, a água chegou a invadir casas, com nível estimado entre 60 e 70 centímetros. Apesar dos estragos, não houve registro de desabrigados ou desalojados.
Continua depois da publicidade
Os bairros Morretes, Alto São Bento e Centro foram os mais afetados pelo temporal. De acordo com a prefeitura, o grande volume de chuva concentrado em um curto período provocou danos estruturais pontuais em diferentes áreas do município. Mesmo com a melhora do tempo, alguns serviços seguem temporariamente afetados nesta terça-feira.
O Paço Municipal está sem fornecimento de energia elétrica, o que compromete parte dos atendimentos internos. A prefeitura informou que a concessionária já foi acionada e que aguarda a normalização do serviço.
Na Praça da Paz, a estrutura do Feliz Natal Itapema permanece fechada nesta terça-feira por medida de segurança. A decisão foi tomada para a realização de manutenção preventiva após a ação dos ventos e da chuva. A reabertura depende de vistoria técnica.
A Unidade Básica de Saúde do bairro Morretes, na rua 406, teve o atendimento suspenso temporariamente devido a danos estruturais causados pela chuva. A secretaria de Saúde iniciou a avaliação do local e os trabalhos de reparo. Enquanto isso, os moradores devem procurar atendimento nas demais UBS do município.
A secretaria de Saúde também foi afetada e está sem energia elétrica e sem acesso ao sistema, em função da interrupção no fornecimento. Segundo a prefeitura, os serviços essenciais estão sendo reorganizados até que a situação seja normalizada.
Na área da educação, o CMEI Antônio Russi Filho, no bairro Morretes, teve as aulas suspensas nesta terça-feira. A medida foi adotada para limpeza e higienização do espaço após o contato com a água da chuva. A possibilidade de retorno das aulas no período da tarde será avaliada conforme o andamento dos trabalhos.
A prefeitura informou que todas as secretarias seguem mobilizadas para restabelecer os serviços o mais rápido possível e agradeceu a compreensão da população.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.
