Os estragos provocados pela chuva em Luiz Alves aconteceram após a cidade registrar 100 milímetros de precipitação em apenas três horas provocando o transbordamento do rio Luiz Alves. O volume, que era esperado para pelo menos uma semana, causou alagamentos em casas, prédios, empresas, postos de saúde e até na frente do hospital, transformando ruas em verdadeiros rios, segundo a Defesa Civil do município.
Os bairros mais atingidos foram Vila do Salto, Braço Elza, Canoas, Ribeirão do Padre e Baixo Máximo. Entre os locais danificados estão o posto de saúde da Vila do Salto, uma fábrica de ...
Os bairros mais atingidos foram Vila do Salto, Braço Elza, Canoas, Ribeirão do Padre e Baixo Máximo. Entre os locais danificados estão o posto de saúde da Vila do Salto, uma fábrica de conservas e a igreja Nossa Senhora Aparecida, no Ribeirão do Padre, às margens da SC 414.
Continua depois da publicidade
A rua professor Simão Hess, em frente ao hospital Hoscola, no bairro Vila do Salto, não registrava alagamento desde 2020. No bairro Canoas, um boi foi arrastado pela correnteza.
Já no Portal de Luiz Alves, na rodovia em direção a Blumenau, uma barreira caiu e interditou a pista. Os pavilhões Fenaca e o ginásio de Esportes Frederico Guilherme Schwanke, ambos na Vila do Salto, também ficaram ilhados.
A prefeitura de Luiz Alves contou com o apoio da Defesa Civil de Itajaí e do Corpo de Bombeiros de Navegantes para socorrer os moradores. A administração municipal ainda não concluiu o levantamento de famílias atingidas.
Um abrigo foi aberto na escola Paulina Regina Weber Köhler, no bairro Vila do Salto. O local oferece estrutura básica, alimentação e apoio das equipes da assistência social, Defesa Civil e voluntários para moradores em situação de risco.
A chuva perdeu força no meio da tarde desta segunda-feira e no começo da noite o lodo deixado pelas águas já podia ser visto. As aulas das redes municipal e estadual foram suspensas na segunda-feira em toda a cidade.
Chuva fraca nos próximos dias
Segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil do estado as chuvas permanecem, mas com intensidade fraca. Apesar da chuva diminuir, o risco permanece para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos, por isso é importante ficar atento. O laboratório de Climatologia da Univali diz que para os próximos dias a chance é de chuva fraca e de forma isolada. “A maior parte das áreas de instabilidade já foi para o oceano. Nesta terça já teremos a presença do sol. Alguns modelos apontam para mais outros um pouco menos. Chuva mais consistente apenas no próximo domingo, a partir da tarde”, explicou Sergey Araújo.