Luiz Alves iniciou os trabalhos de recuperação após as fortes chuvas que danificaram 22 pontes, diversas ruas e casas da cidade. Diante dos danos, o município decretou situação de emergência.
O governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, estiveram em Luiz Alves pela manhã para verificar os estragos causados pelo ciclone extratropical ...
O governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, estiveram em Luiz Alves pela manhã para verificar os estragos causados pelo ciclone extratropical e anunciar o repasse de R$ 7 milhões para a reconstrução da cidade.
Continua depois da publicidade
O pacote do governo do estado prioriza a recuperação da infraestrutura essencial e a realocação das famílias atingidas. Entre domingo e a madrugada de segunda, Luiz Alves registrou mais de 180 milímetros de chuva em 24 horas, sendo 114 mm em menos de seis horas, segundo a Defesa Civil. A média superou o volume previsto para todo o mês, que era de 196 mm.
Os alagamentos atingiram bairros como Braço Miguel, Alto Canoas, Baixo Canoas, Braço Elza, Serafim, Vila do Salto e Arataca, deixando casas e ruas submersas e prejudicando também plantações de banana.
As aulas nas redes municipal e estadual estão suspensas até quarta-feira. Todos os postos de saúde foram reabertos nesta terça, com exceção do bairro Rio Canoas, que segue fechado temporariamente por risco de deslizamentos.
O estado vai destinar cerca de R$ 7 milhões para a recuperação da cidade. O valor contempla a reconstrução das 22 pontes danificadas, a recuperação das ruas e o desassoreamento dos rios, garantindo o retorno da infraestrutura e da segurança para os moradores. “Vamos garantir apoio técnico e financeiro para reparar os danos e devolver a normalidade o mais rápido possível”, acrescentou o governador, que seguiu para vistoria em Ibirama, atingida por granizo no domingo.