Brasília
Ex-presidente Bolsonaro é preso por descumprimento de medidas da prisão domiciliar
Prisão preventiva é decretada pelo STF após tentativa de romper tornozeleira eletrônica
Bruna Amorim (sob supervisão) [editores@diarinho.com.br]
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi preso no início da manhã deste sábado, em Brasília, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar sua prisão preventiva.
A decisão foi solicitada pela Polícia Federal, que apontou necessidade de garantir a ordem pública. O filho de Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, tinha convocado pelas redes sociais uma vigília de apoiadores para ficar no condomínio onde a família do ex-presidente vive em Brasília. Além disso, por volta da meia noite, a PF detectou uma tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica.
Continua depois da publicidade
Bolsonaro foi levado à Superintendência da PF, onde permanece em uma sala destinada a autoridades.
A medida não está diretamente relacionada à sua condenação por tentativa de golpe de estado, mas ao risco de novas violações das determinações judiciais. O STF entendeu que o cumprimento das medidas estava ameaçado, justificando a prisão preventiva.
A repercussão foi imediata, com mobilizações convocadas por aliados e reforço de segurança na área. A situação seguirá sob análise do Supremo nos próximos dias, que deve avaliar novos desdobramentos.
Não foram feitas imagens do momento da prisão.
Bruna Amorim (sob supervisão)
Bruna Amorim; estagiária no DIARINHO, em formação pela Univali, com atuação em jornalismo digital e foco em produção audiovisual em notícias locais.
