Um incêndio atingiu parte das instalações da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), na tarde desta quinta-feira, em Belém (PA). O local foi esvaziado às pressas, com correria e empurra-empurra. Não há registros de vítimas graves.
Imagens iniciais mostram o fogo atingindo estandes e pessoas usando extintores para conter as chamas. Em uma das gravações, as labaredas alcançam lonas e estruturas da East African Community. O incêndio ...
Imagens iniciais mostram o fogo atingindo estandes e pessoas usando extintores para conter as chamas. Em uma das gravações, as labaredas alcançam lonas e estruturas da East African Community. O incêndio pôde ser visto de longe.
Continua depois da publicidade
Pessoas que estavam próximas do fogo foram retiradas do local aparentando terem engolido fumaça, estavam bastante abatidas e foram socorridas no local. A segurança do evento retirou todos os participantes da COP 30, inclusive nesse momento centenas deles estão na porta da entrada principal porque tiveram que deixar parte dos seus equipamentos, computadores e outros objetos pessoais dentro da COP 30.
O Corpo de Bombeiros atuou no controle do fogo. Por enquanto, as pessoas continuam na frente da entrada principal da COP 30 para buscar mais informações e saber se podem retirar os seus objetos.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que as primeiras informações indicam que o incêndio começou no estande da China. Segundo ele, as lonas utilizadas no pavilhão são anti-chamas, o que ajudou a conter a propagação.
Na semana passada, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta ao governo brasileiro com críticas à segurança e à infraestrutura da COP30. A reclamação ocorreu após uma tentativa de invasão da área azul — onde ocorrem as negociações climáticas — por manifestantes de um movimento indígena.