NAVEGANTES
Festival de samba inova com tradução em Libras e audiodescrição
Serão dois dias de muito samba com shows, oficinas e palestras em evento da Estrela do Mar e da FCC
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
O ritmo do samba volta a tomar conta de Navegantes nos dias 21 e 22 de novembro, quando a cidade recebe o festival Curva do Rio, uma iniciativa da escola de samba Estrela do Mar, agremiação tradicional do Pontal (bairro São Pedro), num evento em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que prometer unir música, formação cultural e inclusão social.
Dentro da programação do mês da Consciência Negra, o festival se destaca por inovar neste ano, trazendo apresentações com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição, garantindo que mais pessoas possam vivenciar a celebração à beira-mar, segundo detalha Caueh Rebello, presidente da escola de samba.
Continua depois da publicidade
“A programação vai trazer a Navega artistas de destaque da cena do samba nacional”, reforça o presidente, “porque o Curva do Rio nasceu para valorizar o samba como patrimônio cultural brasileiro”, acrescenta ele. Desde agosto, o projeto já promove oficinas de percussão, cavaquinho e violão sete cordas, além de rodas de samba e encontros que unem memória, prática musical e a participação da comunidade.
“Vamos ter dois dias de festa, formação e acessibilidade, com nossa Navegantes reafirmando o samba como expressão de identidade, resistência e celebração para todos”, destacou Caueh ao DIARINHO.
No dia 21, às 19h, o público confere o show do grupo “Manga do Cavaco”. Em seguida, às 20h15, o grupo carioca “A febre do samba” apresenta um repertório especial dedicado ao samba de raiz.
No dia 22, às 19h, a cantora Noemy Santos sobe ao palco, e, às 20h15, “A Febre do Samba” retorna com sambas-enredos clássicos. Todas as apresentações serão gratuitas e vão rolar na praça da praia Central.
Palestra no CIC
E não é só com batuque que o evento vai agitar a galera. Vai rolar palestra para formação de músicos e amantes do samba no sábado, às 10h. A palestra “Samba de Sambar”, com Guilherme Gonçalves e Diogo Cunha, será no Centro Integrado de Cultura Manoel Evaldo Müller, o CIC, com intérprete de Libras “reforçando o compromisso do projeto com a inclusão e a democratização do conhecimento; é nossa menina dos olhos”, diz Cauê.
A FCC e a Estrela do Mar fazem questão de frisar o apoio da Fundação Cultural de Navegantes e patrocínio de Mathiola Imóveis e do Colégio e Faculdade Sinergia, e a viabilização pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, além do apoio da Fundação de Cultura de Navegantes.
Serviço:
Continua depois da publicidade
🗓️ Data: 21 e 22 de novembro
🕖 Horário: A partir das 19h
📍 Praia Central (Praça), Navegantes/SC
Continua depois da publicidade
🎟️ Entrada gratuita
📍 Palestra e oficinas no CIC
🎶 Atrações confirmadas:
Continua depois da publicidade
🎤 Manga do Cavaco (@manga_do_cavaco_oficial) – 21/11 19h
🎤 Noemy Santos (@noemysantosofficial) – 22/11, às 19h
🎤 A Febre do Samba (RJ) – Duas apresentações especiais: samba de raiz (21/11, às 20h30) e grandes sambas-enredos da história (22/11, às 20h30)
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.
