No total, foram plantadas 9,6 mil mudas em pontos das avenidas Osvaldo Reis e Contorno Sul e ruas dos bairros São Judas e Ressacada. O canteiro em frente à igreja São Judas Tadeu, na rua Indaial, também ganhou as flores. O plantio faz parte da campanha “Itajaí mais linda e florida”, que usa mudas cultivadas ou preparadas no Horto Municipal.
Continua depois da publicidade
O plantio foi feito pelas equipes da secretaria de Obras. Só nos canteiros da avenida Osvaldo Reis, na Praia Brava, mais de cinco mil mudas foram plantadas. No trecho em frente à subestação da Celesc, o canteiro central foi tomado por girassóis, boa parte já florida, o que tem atraído muitas abelhas, que são polinizadores naturais da espécie.
O secretário de Obras, Tarcizio Zanelato, destacou a inovação na experiência com a espécie, pela primeira vez cultivada pro embelezamento da cidade. “É uma planta bonita que com certeza irá trazer um diferencial para Itajaí”, comentou. A previsão é que a floração dure cerca de três meses.
Originário da América do Norte, o girassol é uma das espécies de plantas mais fáceis de cultivar. Além do cultivo pra produção de óleos comestíveis, ele pode ser usado na alimentação humana e de animais, na produção de biocombustíveis e para fins medicinais e ornamentais.
Horto produz mais de 100 mil mudas de várias espécies
O Horto Municipal de Itajaí tem papel essencial na construção de uma cidade mais bonita, arborizada e agradável. O trabalho do município já é referência para outras cidades catarinenses, como Araquari, Nova Trento e Barra Velha, que pretendem construir o próprio horto com base no modelo de Itajaí.
O horto de Itajaí produz mais de 100 mil mudas e recebe em torno de 290 mil, das mais variadas espécies. Flores como zinnia, tagete, dália, amor-perfeito e boca-de-leão são cultivadas desde a plantação da semente até o desabrochar nos canteiros da cidade. Já as mudas de ixora, gerânio, petúnia e impatiens chegam em formato de “agroplugs” e são preparadas no horto para embelezar os bairros de Itajaí.
Todas as espécies são usadas no paisagismo urbano. “A arborização personalizada de avenidas, canteiros e rotatórias, tanto as centrais quanto as de bairro fazem parte da campanha “Itajaí mais linda e florida” para tornarmos Itajaí referência nacional na arborização”, explicou o responsável pelo horto, Luiz Antônio Marcos.