As descidas das avenidas Panorâmica, no bairro dos Estados, e Martin Luther, no Ariribá, em Balneário Camboriú, vão ganhar radares eletrônicos de controle de velocidade. Os equipamentos serão transferidos de outros locais da cidade e a instalação deve ocorrer entre o fim de novembro e o início de dezembro.
Segundo o diretor-presidente da BC Trânsito, Beto Castilho, a medida atende a um estudo técnico feito pela equipe de engenharia de tráfego. O levantamento indicou a necessidade de fiscalização nos ...
Segundo o diretor-presidente da BC Trânsito, Beto Castilho, a medida atende a um estudo técnico feito pela equipe de engenharia de tráfego. O levantamento indicou a necessidade de fiscalização nos dois trechos, que são vias estruturais e registram alto volume de veículos.
Continua depois da publicidade
“O número de radares em operação não vai aumentar. Vamos apenas remanejar equipamentos de locais com menor necessidade para esses dois pontos”, explicou Castilho.
Na avenida Martin Luther, o radar será instalado no novo trecho do binário, perto da rua Mergulhão. No local, 68% dos veículos passaram acima do limite de 50 km/h, com velocidade máxima registrada de 114 km/h. O aparelho que será transferido está hoje na avenida do Estado Dalmo Vieira, na esquina com a rua Isidoro Caetano, no bairro Pioneiros
Já na Panorâmica, a fiscalização será colocada na descida do morro, antes do cruzamento com a rua Aqueduto, nas proximidades do shopping. Nesse trecho, 69% dos veículos foram flagrados acima da velocidade permitida, com pico de 74 km/h. Ainda não foi definido qual radar será realocado para o local.
A proposta da realocação é coibir o excesso de velocidade e reduzir os riscos de acidentes. Atualmente, Balneário Camboriú tem 154 faixas fiscalizadas por radares, distribuídas em 67 pontos da cidade.
Estudo técnico embasa decisão
O estudo da BC Trânsito seguiu diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e apontou altos índices de infrações nas avenidas Panorâmica e Martin Luther. Além da velocidade, foram analisados o volume diário de tráfego — superior a 30 mil veículos —, a geometria das vias, presença de aclives acentuados e o tráfego de pedestres, ciclistas e motociclistas.
Castilho destacou ainda que a Panorâmica tem histórico de acidentes, incluindo um caso com morte registrado em fevereiro deste ano. A vítima foi o morador de Camboriú Robson dos Santos Furtado, de 38 anos, que pilotava uma moto e perdeu o controle ao descer a via, colidindo contra um poste.