A região vai contar com 19 locais certificados no próximo verão, sendo duas marinas, em Itajaí e Balneário Camboriú, e 17 praias, em Itajaí, Balneário Piçarras, Penha, Balneário Camboriú e Bombinhas. No Brasil, a temporada terá 50 praias e 10 marinas certificadas, mantendo o país na liderança sul-americana do programa, conforme aprovação do júri internacional, em setembro.
Continua depois da publicidade
Em Itajaí, será a segunda Bandeira Azul da cidade, que conta com a Marina Itajaí certificada. “O hasteamento desta bandeira é extremamente importante para Itajaí. Vai nos colocar no roteiro internacional de turismo, porque é comum os europeus procurarem por destinos premiados com a Bandeira Azul”, afirmou a diretora do Instituto Itajaí Sustentável (Inis), Maria Heloisa Furtado Lenzi.
Em Penha, a secretária de Turismo, Susan Corrêa, destacou a estreia da praia Vermelha na lista. "Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. A Bandeira Azul não é apenas um símbolo, mas a confirmação de que nossas praias oferecem segurança, qualidade e cuidado ambiental. A conquista da praia Vermelha é histórica e reforça nossa dedicação em ampliar o turismo sustentável em Penha", disse.
A entrega das bandeiras será no final de outubro e a cerimônia oficial de hasteamento, que marca o início da temporada, acontecerá em dezembro. Para receber o selo, os destinos precisam comprovar o cumprimento de 38 critérios, entre qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental.
“Ampliar o número de locais premiados com o selo Bandeira Azul reforça a retomada do comprometimento do Brasil com a agenda ambiental e o protagonismo do nosso país no cenário internacional”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Santa Catarina é líder nacional no programa, com 31 locais certificados. As cidades de São Francisco do Sul e Bombinhas se destacam no número de certificações, sendo as únicas do país com cinco praias aprovadas cada, incluindo uma marina de São Chico entre os novos contemplados.
Para a coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, o reconhecimento internacional é resultado de esforço conjunto. “O Brasil tem mostrado ao mundo que o turismo sustentável não é uma utopia, mas uma realidade possível e necessária. Cada Bandeira Azul hasteada representa o empenho de profissionais, governos, empresas e comunidades comprometidos com o meio ambiente”, aponta.
Bandeira Azul temporada 2025/2026
Região
Continua depois da publicidade
* Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú
* Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú
* Praia de Taquaras, Balneário Camboriú
Continua depois da publicidade
* Praia Central, Balneário Piçarras
* Praia da Barra do Rio Piçarras, Balneário Piçarras
* Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
Continua depois da publicidade
* Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras
* Praia da Conceição, Bombinhas
* Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas
* Praia da Tainha, Bombinhas
* Praia de Mariscal, Bombinhas
* Prainha de Mariscal, Bombinhas
* Praia dos Molhes do Atalaia, Itajaí
* Praia da Bacia da Vovó, Penha
* Praia da Saudade, Penha
* Praia Grande, Penha
* Praia Vermelha, Penha
* Tedesco Marina, Balneário Camboriú
* Marina Itajaí, Itajaí
Santa Catarina
* Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
* Praia das Cordas, Governador Celso Ramos – SC
* Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
* Prainha de Itá, Itá – SC
* Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
* Praia de Ubatuba, São Francisco do Sul – SC
* Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
* Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
* Prainha – Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC
* Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis – SC
* Marina Conceição, Florianópolis – SC
* Marina Villa Real, São Francisco do Sul – SC