LUTO NO CINEMA
Robert Redford, lenda de Hollywood, morre aos 89 anos
Ator, diretor e ativista, Redford faleceu em sua casa em Utah
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

O cinema mundial perdeu um de seus maiores ícones. O ator e cineasta Robert Redford morreu nesta terça-feira, aos 89 anos, em sua casa em Sundance, no estado de Utah. A informação foi confirmada à imprensa americana por sua agente, Cindi Berger. Segundo ela, Redford faleceu durante o sono, mas a causa da morte não foi divulgada.
Redford construiu uma das carreiras mais sólidas de Hollywood, eternizado em clássicos como Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), Golpe de Mestre (1973) e Todos os Homens do Presidente (1976). Ganhou o Oscar de melhor diretor por Gente como a Gente (1980) e recebeu em 2002 um Oscar honorário, como inspiração para cineastas do mundo todo.
Continua depois da publicidade
Além de ator e diretor, deixou sua marca como produtor e ativista. Fundou o Instituto Sundance, que deu origem ao Festival de Sundance, hoje uma das principais vitrines do cinema independente.
Engajado em causas ambientais e sociais, Redford preferia uma vida discreta em seu rancho em Utah, longe dos holofotes. Sua última atuação no cinema foi em O Velho e a Arma (2018), quando anunciou a aposentadoria como ator.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.