LUTO NO CINEMA
Robert Redford, lenda de Hollywood, morre aos 89 anos
Ator, diretor e ativista, Redford faleceu em sua casa em Utah
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
O cinema mundial perdeu um de seus maiores ícones. O ator e cineasta Robert Redford morreu na terça-feira, aos 89 anos, em sua casa em Sundance, no estado de Utah.
A informação foi confirmada à imprensa americana por sua agente, Cindi Berger. Segundo ela, Redford faleceu durante o sono, mas a causa da morte não foi divulgada.
Continua depois da publicidade
Redford construiu uma das carreiras mais sólidas de Hollywood, eternizado em clássicos como "Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969)", "Golpe de mestre (1973)" e "Todos os homens do presidente (1976)".
Ganhou o Oscar de melhor diretor por "Gente como a gente (1980)" e recebeu, em 2002, um Oscar honorário como inspiração para cineastas do mundo todo.
Além de ator e diretor, deixou sua marca como produtor e ativista. Fundou o Instituto Sundance, que deu origem ao Festival de Sundance, hoje uma das principais vitrines do cinema independente.
Engajado em causas ambientais e sociais, Redford preferia uma vida discreta em seu rancho em Utah. Sua última atuação no cinema foi em "O velho e a arma (2018)", quando anunciou a aposentadoria como ator.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.
