Uma pesquisa foi feita pela prefeitura após a entrega do trecho-piloto para avaliar o resultado e identificar melhorias. O principal pedido foi pela ampliação das áreas sombreadas. Com base nisso, o projeto passou por revisão, contemplando 118% mais árvores do que a proposta inicial, o que representa mais que o dobro de arborização.
Continua depois da publicidade
O novo modelo pretende garantir mais sombra ao longo do passeio público e fortalecer a integração com a natureza. Segundo a prefeita Juliana Pavan (PSD), a arborização é uma marca de Balneário Camboriú, já consolidada como a cidade mais arborizada do litoral norte de Santa Catarina.
“Entendemos a importância desse cuidado com o meio ambiente e, por isso, fiz questão de solicitar a revisão do projeto da nova orla para garantir ainda mais áreas verdes. Mais do que beleza, as árvores representam qualidade de vida, sombra, bem-estar e o compromisso de mantermos nossa cidade cada vez mais integrada à natureza”, destacou Juliana.
No plano de arborização, a nova orla contará com uma ampla diversidade de espécies. Entre as árvores previstas estão ipês amarelos e rosas, pitangueiras, buganvílias, aldragos, araçás, quaresmeiras e guapuruvus. Já entre as palmeiras, estarão presentes o butiá, o jerivá, o coqueiro e a imponente palmeira imperial.
Somente no trecho atualmente em obras, serão plantadas 510 unidades. A revisão do projeto também inclui o trecho-piloto, que receberá mais árvores. Além disso, o novo desenho da etapa Barra Sul inclui uma área gramada de 3631 m², ideal para momentos de descanso, encontros ao ar livre e piqueniques à beira-mar.
“A revisão do projeto é fruto de muito planejamento e diálogo com a comunidade. A decisão de ampliar a arborização veio justamente da escuta atenta aos moradores e visitantes. Estamos trazendo espécies adequadas ao clima da região, que além de embelezar o espaço, contribuem para a qualidade do ar e o bem-estar de todos”, disse o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva.
Obra avança com muro de contenção
As obras da nova etapa da reurbanização da orla ganharam identificação visual nos tapumes e seguem em andamento no trecho da rua 3920, na Barra Sul. O projeto contempla a construção de um muro de contenção subterrâneo que já está ganhando forma. A estrutura de concreto armado terá dois metros de profundidade e vai servir pra conter a erosão costeira e proteger a orla.
O muro ainda fará a separação da área da restinga do novo calçadão, que contará com passeio público, canteiros, pistas de corrida, caminhada e micromobilidade. O projeto também foi revisado em relação ao primeiro trecho, com melhorias na acessibilidade e ampliação das áreas verdes. A nova orla também contará com paraciclos, dog parks, academias ao ar livre, quiosques e canchas de bocha.