BARRA VELHA
Homem é preso por maus-tratos e abandono de cães
Denúncia foi feita à Fundema e PM; casa estava tomada por lixo, fezes e mau cheiro
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]

Um morador de 51 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira, na rua Pedro Francisco de Borba Coelho, no centro de Barra Velha, acusado de maus-tratos contra dois cães adultos e possíveis filhotes, os quais desapareceram do local. A denúncia feita por vizinhos apontava que os animais viviam sem alimentação adequada, cercados por fezes, muita sujeira e em condições precárias.
De acordo com relatos, no dia 7 de agosto a cadela sumiu e reapareceu no dia seguinte com os filhotes. O tutor teria alegado, na ocasião, não saber da gestação. A casa onde ele mora, entretanto, apresentava marcas de sangue e, pouco depois, esses mesmos filhotes desapareceram. Nesta terça, uma vizinha encontrou a cadela ferida, com o útero exposto e muito mau cheiro no local. A comunidade acionou a Polícia Militar. “As fotos são impublicáveis”, reforçou uma fonte ao DIARINHO.
Continua depois da publicidade
“Não sei o que aconteceu com a cachorra; se ela pariu naturalmente ou se sofreu algum tipo de abuso para estar daquele jeito”, destacou o morador. “Ele ainda deixava os cães com fome, ficavam comendo o lixo. E se pessoas dessem comida ele reagia”, acrescentou. “Os filhotes morreram ou foram mortos. E até o final da tarde, não tinham vindo buscar o cachorro que restou”, completou.
O suspeito foi levado à Central de Plantão Policial de Itajaí e a Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema) assumiu o caso. Pela lei, maus-tratos a cães e gatos pode resultar em dois a cinco anos de prisão, multa e proibição da guarda, sem possibilidade de fiança.
Continua depois da publicidade
A Fundema de Barra Velha diz que a família já foi informada da situação e está orientada sobre como proceder em relação ao animal sobrevivente.
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.