Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Cris na sessão das crianças


Cris na sessão das crianças

O vereador serelepe Cris Klaus (PRD), que também é presidente da Escola do Legislativo, acompanhou a sessão dos vereadores mirins na piramidal casa do povo

Pixchata

Pensa numa vereadora chata, que não faz nada na piramidal casa do povo, a dra. Pix, Liliane Fontenelle (PL), que vem sendo chamada de Pixchata. Além de não apresentar bons projetos que ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Pixchata

Pensa numa vereadora chata, que não faz nada na piramidal casa do povo, a dra. Pix, Liliane Fontenelle (PL), que vem sendo chamada de Pixchata. Além de não apresentar bons projetos que venham ao encontro das demandas da cidade, dá pitaco nas pautas de outros vereadores.

Atuação pífia

O ápice de sua atuação pífia foi na sessão da última terça-feira, quando Liliane se meteu em requerimento da vereadora e defensora dos animais, Renata Narcizo (PSD), que solicitou informações ao Batalhão da Polícia Militar com relação à atuação da polícia com os animais, no tocante a um policial atirou num cachorro durante uma ocorrência.

O primeiro ministro da prefa de BC, Leandro Índio, foi na casa do povo e pensa na multidão de comissionados, ops, de povo que deu as caras...
O primeiro ministro da prefa de BC, Leandro Índio, foi na casa do povo e pensa na multidão de comissionados, ops, de povo que deu as caras...

 

Contra as instituições

A Liliane tá sem suas redes sociais por conta de ter feito um acordo, por ter participado intensamente das manifestações antidemocráticas, em frente à Marinha, contra as instituições do país. Fez um acordo reconhecendo sua lamentável atuação, que pode ter sido pra não enfrentar situações jurídicas mais intensas por seus atos, ou não? Mas quer aparecer de qualquer jeito.

Inverter

A Pixchata, digo dra. Pix, ops, Liliane, tentou inverter o requerimento da Renata, de que ela se não preocupava com o policial, mas só com os animais. A Renata merece parabéns e assino embaixo do que ela falou “Quem não gosta de um animal, não gosta de gente”, se referindo à vereadora Liliane Fontenelle. 

Não aguentam mais

Na verdade, vereadores que não quiseram se manifestar, mas em fala com o socadinho escriba andam às turras com a vereadora Liliane, aquela que não pode ver o prefeito Robison Coelho (PL) que quer se grudar pra aparecer na foto, por suas intervenções chatas e sem noção, e atuação zero em prol da coletividade de Itajaí.

Não gostam de animais!

Outro que não gosta de bicho e só trabalha pra atrapalhar é o Beato Salu, Beto Cunha (Republicanos), que mesmo sem voto quer se lançar candidato a deputado federal só pra aparecer e fazer com que não tenhamos um representante na Leléia e nem na Câmara Federal. Anotem pra hora de votar: Liliane Fontenele e Beto Cunha não gostam de animais. Não gostam!!!

Traíra?

Na verdade, Beto Cunha é visto com desconfiança no meio político porque é conhecido como traíra. Ao invés de estar junto na eleição com o candidato a prefeito que a sigla apoiava, não, se bandeou pro outro lado. Ou seja, políticos o classificam como um político em que não se pode confiar e que só pensa no próprio umbigo. Credo!

As falas na piramidal da vereadora Liliane Fontenelle, a Pixchata, ops, dra. Pix (PL) e do Beato Salu, ops, Beto Cunha (Republicanos), mostram que eles não gostam de animais. “Quem não gosta de bicho, não gosta de gente”, lasca a vereadora Renata Narcizo (PDT)
As falas na piramidal da vereadora Liliane Fontenelle, a Pixchata, ops, dra. Pix (PL) e do Beato Salu, ops, Beto Cunha (Republicanos), mostram que eles não gostam de animais. “Quem não gosta de bicho, não gosta de gente”, lasca a vereadora Renata Narcizo (PDT)

 

PM

Importante ressaltar a importância e o trabalho exemplar da Polícia Militar em Itajaí. Não tem nada a ver com o que querem desvirtuar, por conta de um requerimento pedindo informações da atuação com relação aos animais. Simples assim.

Vereador-mirim

O vereador serelepe Cris Klaus (PRD) que também é presidente da Escola do Legislativo acompanhou a sessão dos vereadores-mirins na piramidal casa do povo e fez uso da palavra para defender os direitos das pessoas com deficiência, e também sobre a fibromialgia.

Fibromialgia

Cris Klaus tem se destacado a nível estadual na defesa de políticas públicas para as pessoas que sofrem com as dores incapacitantes da fibromialgia. Em 2018, quando assumiu pela primeira vez como vereador, já defendia esse tema e hoje exemplifica essa trajetória com os direitos já garantidos, na importância de um olhar para as pessoas com deficiência.

Bira no Podemos?

O vereador Bira Andrade (MDB), da ex-capital do jet ski, estaria negociando uma possível ida para o Podemos. A informação teria vazado da secretária-executiva do gabinete do prefeito Tiago Baltt, Manu Wolff. Ela foi candidata a prefeita em Jaraguá do Sul pelo Podemos e, segundo me contou o fofoqueiro-mor da prefa, o interesse do Bira pelo partido caiu como uma bomba na city.

Sucessão do Baltt

Manu teria dito a um assessor da Câmara de Vereadores das Piçarras que Bira já estava bem adiantado numa negociação com o Podemos. Isso porque o Bira quer porque quer ser candidato a prefeito na eleição de 2028. Ele está de olho na sucessão do prefeito Tiago Baltt (MDB), mas está encontrando pedras e muito fogo amigo no caminho dele.

Pedras no caminho

Um dos perrengues internos na disputa pela sucessão é a escolha do candidato. O prefeito Tiago e a primeira-dama e presidente do MDB das Piçarras, Andressa Pera, querem pesquisa para entender o cenário.

Cortina de fumaça

Mas, segundo os zovidos atentos de um fofoqueiro, a pesquisa seria apenas cortina de fumaça, já que Tiago e Andressa tão querendo emplacar como sucesso o vereador Matheus Cunha (MDB), queridinho da dupla.

Bigo no Esporte

Além disso, Bira não engoliu a nomeação de Rafael “Bigo” Batista para secretário de Esporte e Lazer (Semel) da city. Os dois são desafetos políticos históricos nas Piçarras na área do esporte e Bigo foi candidato a vereador contra o atual prefeito Tiago. Segundo as paredes de uma sala muito gelada do primeiro andar da prefa, Bira tá com um pé dentro e outro fora do MDB.

Manu Wolff, secretária do prefeito Tiago Baltt (MDB) de Piçarras, teria dito que o vereador Bira Andrade (MDB) tá quase embarcando para o Podemos
Manu Wolff, secretária do prefeito Tiago Baltt (MDB) de Piçarras, teria dito que o vereador Bira Andrade (MDB) tá quase embarcando para o Podemos

 

Racha

O vereador das capivaras, Vanderlei Dalmolin (MDB), fez uma séria denúncia de que estão fazendo racha na rodovia Antônio Heil, entre Itajaí e Brusque. Dalmolin diz que motoqueiros se reúnem num posto de gasolina na capital do marreco assado e zarpam em direção à city pexêra. Dalmolin fala que aos finais de semana mais de 300 motociclistas circulam por ali.

300 km

O vereador diz que nos dias de semana acorda com os galos e galinhas, mas que aos finais de semana gostaria de dormir até mais tarde, o que tem se tornado impossível frente aos motociclistas que fazem racha a mais de 300 km por hora na rodovia, com escapamentos abertos, infernizando a vida dos moradores.

Mortes

Fora o risco de provocar mortes. Porque se o sujeito quer circular a 300 km por hora e com isso assumindo o risco de morrer, é um problema dele. Agora, colocar em risco a vida de terceiros, não, né? Os vereadores Victor Nascimento, o boneco Falcon (PL), e Maurílio Moraes (PP), entre outros, se solidarizaram no requerimento em que pede providências das autoridades policiais.

Primeiro ministro da Ju

Rolou convocação geral dos servidores da prefa da Dubai maravilha para prestigiar a fala do secretário com status de primeiro-ministro da tribo, digo da prefeita Juliana Pavan (PSD), ops, do governo do paço dos altos da Dinamarca, Leandro Índio da Silva, que levou uma multidão para lotar o plenário da casa do povo.

Num sei!

O Pai Atanásio, tremelicando de frio, se acotovelou na subida da escada de acesso ao plenário da casa do povo da city da praia alagada, digo, alargada, e disse que ouviu servidor dizendo que nem sabia o motivo da convocação, mas que estava ali para a torcida.

Mais fiéis que na missa

Numa passada de vista rápida em uma imagem aberta, é possível notar mais servidores comissionados da prefa do que fiéis em domingo de missa. O abobrão mais desprovido de simpatia do governo de BC, o Índio, disse que queria evitar comparações com o governo anterior. Sério?!

PowerPoint

Contudo, o tempo todo Índio expôs um material com as conquistas dos oito anos do governo do muso das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL), com os oito meses de administração da prefeita espevitada Juliana Pavan. Comparativos que segundo o vereador Naifer Neri (Novo), não passam de maquiagem para apresentação de PowerPoint.

Não pegar a mesma barda

Se o ministro, digo, secretário Leandro Índio quer comparar os governos, que não repitam os mesmos erros de ficar convocando os servidores para massa de manobra, porque muitos deles já dão o couro para fazer as correrias e ainda têm que estar após o horário de trabalho para marcar “presença” em eventos públicos da prefa.

O deputado estadual Sargento Lima (PL) apresentou projeto na Leléia para reduzir danos causados por redes fantasmas no mar
O deputado estadual Sargento Lima (PL) apresentou projeto na Leléia para reduzir danos causados por redes fantasmas no mar

 

Neve em BC

O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB?), ficou com as veias do pescoço saltadas ao denunciar, pela segunda vez consecutiva na tribuna da casa do povo, que um empreendimento na Maravilha do Atlântico que promete até neve artificial já está sendo vendido.

Burlar

Achutti exibiu um áudio onde suposto corretor do empreendimento ensina a maneira de burlar a legislação para comprar com segurança jurídica, já que o empreendimento não teria as licenças para sua instalação. “Quer ver neve vai ver em São Joaquim”, disse o rei do berreiro, digo, Quero-Quero.

MDB forte

O MDB da praia alagada, digo alargada, se movimentou no início dessa semana e mostrou força. Mais de 250 pessoas participaram de um evento que reuniu lideranças do partido da Santa & frienta Catarina, além de costela e filiações. Os faladores alardeiam que Nilson – que é mão fechada – abriu a mão bancando a comilança e, por isso, rendeu gente no evento do mandabrasa. Arreda, raça de infelizes!

Convidados

Entre os convidados de honra do presidente da sigla na city e vice-prefeito, o dublê de vampiro italiano Nilson Probst, estavam o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini, o Xoxodine, o deputado federal Rafael Pezenti, além de vereadores e lideranças da Amfri.

Protagonismo

O evento garantiu para o MDB da Dubai brasileira mais de 40 novas filiações, com destaque para a juventude que resolveu voltar pra política, movimento raro e, portanto, celebrado pelos caciques e velha guarda da sigla.

Representatividade feminina

Também contou com a participação ativa da bancada do partido na Câmara de Balneário Camboriú a presença do vereador Elizeu Pereira e da minha musa dos olhos verdes, Jade Martins, que agora assume o MDB Mulher na cidade. A promessa é de mais representatividade feminina no partido.

Ju prosa

Quem também marcou presença foi a prefeitona dos bairros de BC City, a espevitada Juliana Pavan (PSD), que fez questão de cravar no microfone, toda prosa, que o MDB está com ela na prefeitura e na câmara.

2026

De quebra, Ju agradeceu publicamente ao parceiro Nilson Probst, numa cena que deixou claro que a sintonia entre os dois vai além do protocolo. O recado foi simples para quem sabe ler política: o MDB está vivo, organizado e unido. E em Balneário Camboriú, quando a engrenagem começa a girar cedo, não é só para marcar presença – é porque já tem gente fazendo as contas de 2026 e além.

Redes fantasmas

Ao longo do ano passado, as unidades da Polícia Militar Ambiental recolheram 310 redes fantasmas no litoral de Santa Catarina. Isso representa 46,2 quilômetros de redes soltas no mar, matando peixes e provocando outros estragos.

Redes soltas

O deputado estadual Sargento Lima (PL) deu entrada, na Assembleia Legislativa, num projeto de lei para reduzir a chamada pesca fantasma, ou seja, a captura de peixes feita por redes soltas que vagam na água.

Impactados

No país, redes perdidas causam um desastre marinho: calcula-se que 25 milhões de animais marinhos sejam impactados por pesca fantasma no mar do Brasil, por ano. São perdidos 580 quilos de redes por dia.

Prevenir, controlar e reduzir

O projeto de lei do deputado Sargento Lima pretende prevenir, controlar e reduzir os impactos ambientais das redes que vagam no mar. Além das redes, também afetam a fauna e a flora marinhas as linhas, armadilhas e anzóis. A proposta visa à proteção geral e, em específico, de espécies ameaçadas como o peixe-anjo, mero e algumas raias.

Frase do dia:
“Em terra de consciências pesadas, verdades soam como indiretas...”
Pai Atanásio

Pune o descarte

A matéria que começa a tramitar na Leléia pune o descarte intencional de redes e outros materiais, exceto em casos de acidentes. Além disso, estabelece normas, como a comunicação da perda ao Instituto do Meio Ambiente (Ima).


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

PASSADO ESCRAVOCATA

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

PATERNIDADE

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso

BRA X EUA

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso



Colunistas

Cris na sessão das crianças

JotaCê

Cris na sessão das crianças

Bomba!

Coluna Esplanada

Bomba!

Pacote em defesa de emprego

Coluna Acontece SC

Pacote em defesa de emprego

Shakira no réveillon de BC?

Charge do Dia

Shakira no réveillon de BC?

Concorrência: quando o calote tributário vira (des)vantagem

De Olho no Fisco

Concorrência: quando o calote tributário vira (des)vantagem




Blogs

Autista com diagnóstico tardio

Blog do JC

Autista com diagnóstico tardio

Evento de kart destaca potencial turístico e econômico

A bordo do esporte

Evento de kart destaca potencial turístico e econômico

Como o isolamento social afeta sua saúde — e o que você pode fazer hoje

Espaço Saúde

Como o isolamento social afeta sua saúde — e o que você pode fazer hoje

Pressão alta, como auxiliar?

Blog da Ale Françoise

Pressão alta, como auxiliar?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.