PARCERIA
Instituto Mais Itajaí vai doar projetos para licitação e execução de obras
Iniciativa reúne 30 empresas e inclui projetos como novos acessos viários, requalificação de vias portuárias e implantação de Terminal de Cruzeiros integrado à cidade
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]







Acordo inédito foi formalizado nesta sexta-feira com a assinatura do termo de cooperação entre 29 empresas e entidades locais que criaram o Instituto Mais Itajaí. A Organização da Sociedade Civil (OSC) irá investir inicialmente mais de R$ 5 milhões na elaboração e na doação à prefeitura de projetos executivos e soluções estratégicas de infraestrutura para o município.
Entre as prioridades está o novo acesso da BR 101 à Praia Brava, demanda antiga e apontada como uma das obras de infraestrutura para resolver o problema de mobilidade entre o sul de Itajaí e o norte de Balneário Camboriú. Também estão previstos novos eixos estruturantes de mobilidade, soluções para habitação social e o masterplan de um Terminal de Cruzeiros.
Continua depois da publicidade
Ao assinar o termo de cooperação, o prefeito Robison Coelho (PL) lembrou do pacote de investimentos com recursos próprios de mais de R$ 1 bilhão para obras e projetos estruturantes da Prefeitura de Itajaí. Para algumas obras previstas o município ainda aguardava os projetos executivos para liberar recursos e iniciar as construções. “A criação do Instituto Mais Itajaí é fundamental para acelerar essa etapa, permitindo entregas rápidas e concretas à população. Trata-se de um movimento inovador que não apenas acelera processos, mas contribui diretamente com o desenvolvimento da cidade. É uma união do público com o privado, reunindo quem gera emprego, quem governa e beneficiando, acima de tudo, toda a população de Itajaí”, afirma Robison.
“Para nós, o investimento em logística e circulação não é um custo, é uma vantagem competitiva. A otimização das vias de acesso e escoamento beneficia toda a cadeia produtiva, impulsionando o comércio e fortalecendo a posição de Itajaí como um polo logístico fundamental no Brasil”, explica Jefferson Pereira, do Grupo Pereira, uma das empresas participantes do Instituto.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente do Instituto, Fábio Inthurn, CEO da construtora Lotisa, o Instituto doará projetos técnicos e executivos prontos para licitação, permitindo que a prefeitura inicie as obras mais rapidamente. O município seguirá responsável pelos trâmites legais e administrativos.
As articulações para formar a OSC começaram em março de 2025, quando empresários locais foram convidados e aderiram integralmente ao movimento. Em abril, aconteceu a primeira reunião com o prefeito que apoiou a iniciativa e se comprometeu a executar as obras estruturantes. Agora, com a assinatura do termo, o processo avança para o início das atividades.
O Instituto também contratará empresas de referência para garantir eficiência desde a fase inicial, considerada a mais complexa nos projetos públicos. Os termos terão vigência de 24 meses. Um dos projetos já em andamento, desenvolvido com a superintendência do Porto de Itajaí e a Autoridade Portuária de Santos, é o Terminal de Cruzeiros. Será doado o masterplan que irá integrar o terminal com a requalificação da avenida Beira Rio, formando um equipamento turístico.
Serão feitos estudos de concepção urbana e arquitetônica, estudos náuticos, modelagem econômico-financeira e estratégias para uma possível concessão ou Parceria Público-Privada (PPP). A responsabilidade pelo projeto será da WSP, consultoria global com experiência em terminais de passageiros, para posicionar Itajaí como novo hub do turismo marítimo nacional e internacional.
“Recebemos essa notícia da criação do instituto com muita satisfação e somos parceiros dessa iniciativa, colaborando com os dados necessários para a elaboração do projeto do novo Terminal de Cruzeiros. É um papel de interesse de toda a cidade, da economia e do turismo de forma especial”, destaca João Paulo Tavares Bastos Gama, superintendente do Porto de Itajaí.
Mobilidade urbana no centro da transformação
O projeto prioritário é o novo acesso da BR 101 à Praia Brava, com seis faixas, ciclovia e calçadas com paisagismo, que será a principal entrada para a região turística ao sul de Itajaí e norte de Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Outro projeto é a nova interligação viária, corredor paralelo à BR 101 que ligará as rodovias Jorge Lacerda (SC 412) e Antônio Heil (SC 486), para melhorar o fluxo e promover crescimento ordenado na região oeste.
Empresas participantes
As empresas e entidades que já aderiram ao Instituto são: AMC Têxtil, Ambiental, Aprobrava, CEG Empreendimentos, Clarus Construtora, CN Construtora, Conexão Marítima, Dall Empreendimentos, DC Logistics Brasil, Edificart, EQI Investimentos, Grupo Pereira, Incotex Têxtil, Lotisa Empreendimentos, Marina Itajaí, Max Realiza, Multilog, Next Shipping, PFK Participações, Poly Terminais, Procave Empreendimentos, Rotas Comunicação, Sandri Hotéis, SC Portos, Sindilojas Itajaí e Região, Sinduscon Itajaí, Teporti Terminais, Unimed Litoral e Wega Motors.
PROJETOS ESTRATÉGICOS
Projeto 01: Novo acesso entre a BR 101 e a Praia Brava
Projeto 02: Eixo Arterial Oeste – ligação entre as rodovias Jorge Lacerda (SC 412) e Antônio Heil (SC 486)
Continua depois da publicidade
Projeto 03: Eixo Arterial Leste – ligação da Zona Industrial Portuária do bairro Murta à Via Expressa Portuária
Projeto 04: Masterplan do Terminal de Cruzeiros de Itajaí
Projeto 05: Programa de Habitação de Interesse Social (HIS) em Itajaí
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"