PENHA
Águas de Penha promove reunião com moradores para conscientização da comunidade de São Miguel sobre a importância da ligação à rede coletora de esgoto
Conteúdo de terceiros [comercial@diarinho.com.br]



Com o objetivo de ampliar o diálogo com a comunidade e reforçar a importância do saneamento básico, a Águas de Penha realizou mais uma edição do Programa Afluentes, desta vez com foco na Praia de São Miguel. A iniciativa faz parte do projeto “Se Liga”, que tem como objetivo orientar os moradores sobre a necessidade de conectar os imóveis à rede coletora de esgoto e os impactos positivos dessa ação na saúde pública e no meio ambiente.
O projeto “Se Liga” promove ações de comunicação junto à comunidade, como visitas porta a porta, divulgação de mensagens por meio de carro de som, veiculação de spots em rádios, afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais, conteúdos em redes sociais e matérias em veículos de comunicação.
Continua depois da publicidade
Além disso, promove encontros presenciais com os moradores, buscando ampliar o alcance das informações. Nesta fase, o projeto contempla as comunidades do Gravatá, São Miguel e Loteamento Santa Regina, onde as redes coletoras estão concluídas e prontas para receber novas ligações.
Durante o encontro, os moradores demonstraram preocupação com o número de residências ainda não ligadas à rede e cobraram ações mais firmes por parte do poder público. A moradora Adriana da Silva Soares, que já realizou a ligação em seu imóvel, compartilhou seu esforço de conscientização junto à vizinhança.
Continua depois da publicidade
“Hoje ouvi umas seis pessoas dizendo que não pretendem se ligar à rede. A gente quer que isso mude, porque aqui na Prainha (São Miguel) já não tem mais como viver assim. Só conscientização não vai resolver tudo”, afirmou.
Outro morador, Sérgio Muller, que vive há sete anos na comunidade, reforçou essa percepção: “A Águas de Penha informou que mais de 200 casas ainda não estão ligadas. Na reunião, vieram menos de 40 pessoas. Acredito que a maioria não está preocupada. Só com fiscalização e multa as pessoas vão se responsabilizar. Do jeito que está, tem dia que parece que estamos num chiqueiro. É insuportável.”
Conscientização e responsabilidade compartilhada
Durante a reunião, o coordenador operacional da Águas de Penha, Augusto de Oliveira Neto, fez um balanço das ações na região e reforçou que o compromisso com o saneamento é coletivo. “A concessionária realiza inspeções e encaminha relatórios à Prefeitura com os imóveis que ainda não realizaram a ligação. No entanto, o poder de autuação e penalização é do município”, explicou.
Augusto também esclareceu dúvidas sobre as instalações hidráulicas residenciais, bem como as operações de manutenção e desobstrução nas redes coletoras. Para ampliar a transparência e fortalecer o diálogo com a população, a Águas de Penha colocou-se à disposição para receber os moradores por meio do Programa Portas Abertas, que permite visitas às instalações da concessionária.
Prefeitura avalia medidas legais
A gerente de Concessão da Prefeitura de Penha, Luiza Loth, participou do encontro e reforçou o compromisso da administração municipal com a busca por soluções. “Estamos, neste início de gestão, investindo em ações educativas e no diálogo com a comunidade. Mas, se não houver adesão voluntária, o município poderá aplicar multas para garantir o cumprimento das obrigações. O valor da tarifa é uma preocupação legítima, mas os danos ambientais e à saúde da população são ainda mais graves.”
Luiza também destacou que momentos como o Programa Afluentes são fundamentais para entender os desafios enfrentados pelos moradores e construir soluções conjuntas. “Ouvimos aqui relatos importantes, como o da Adriana e do Sérgio. São vozes que reforçam que a mudança é urgente.”
A Águas de Penha reforça que a ligação dos imóveis à rede pública de esgoto é fundamental para garantir a balneabilidade das praias, a saúde da população e o desenvolvimento sustentável do município. A concessionária segue à disposição da comunidade para orientações técnicas e apoio no processo de conexão.
Continua depois da publicidade
Conteúdo de terceiros
Este conteúdo é de responsabilidade do anunciante ou parceiro e tem fins exclusivamente informativos ou promocionais. Não representa necessariamente a opinião editorial do DIARINHO.