TRÂNSITO
BC testará pista "ao contrário" na avenida do Estado Dalmo Vieira
Ideia é inspirada no modelo já implantado na avenida das Flores; implantação será depois da retirada dos canteiros centrais
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



A prefeitura de Balneário Camboriú ainda não chegou no modelo definitivo para o trânsito da avenida do Estado Dalmo Vieira formar o binário com a avenida Martin Luther. Nos próximos dias, a avenida do Estado passará pela retirada dos canteiros centrais e, na sequência, será testada uma pista reversa, ou seja, no sentido contrário do fluxo atual da via.
A remoção dos canteiros será ao longo de 750 metros, do trecho entre a rua Uganda e a avenida das Gaivotas, e deve durar 15 dias. “Todos os canteiros serão tirados, exceto na praça existente em frente ao supermercado Meschke”, explicou Roberto Castilho, diretor-presidente da BC Trânsito. A retirada destes canteiros depende da remoção de dois postes de alta tensão pela Celesc.
Continua depois da publicidade
“Em todo o processo de requalificação, será remodelada a praça para manter as quatro faixas sul-norte e implementação de ciclovia ao longo de todo o trecho e requalificação asfáltica”, disse Roberto.
Pista reversa
Após a etapa de retirada dos canteiros será implantada a pista reversa no sentido sul, que funcionará inicialmente em caráter experimental. A inspiração da pista é o modelo implantado na avenida Amélia Cherem Pio, a antiga avenida das Flores, entre a BR 101 e a rua Acre, no acesso lateral ao Balneário Shopping.
Continua depois da publicidade
A prefeitura, por meio de sua equipe técnica, vai avaliar o desempenho da medida antes de decidir pela adoção definitiva da pista reversa. Atualmente, o trecho entre a rua Uganda e a rua Flamingo opera com quatro faixas de rolamento no sentido norte.
A implantação da novidade foi anunciada pela prefeitura em junho e voltou a ser discutida em duas reuniões comunitárias na sexta-feira e no sábado, na sede da BC Trânsito e no Centro Educacional Municipal Ariribá. Participaram dos encontros secretários municipais, vereadores, presidentes de associações de moradores e a comunidade, que contribuíram com sugestões e esclareceram dúvidas sobre a obra.
As obras de requalificação viária na avenida do Estado Dalmo Vieira fazem parte do projeto de implantação do binário com a avenida Martin Luther.
Novos acessos em fase de estudos
Nesta quarta-feira, a prefeita Juliana Pavan editou dois decretos de utilidade pública para a desapropriação de áreas no limite com a rua Pardal, no bairro Ariribá. As medidas, que não estavam previstas no projeto inicial do binário, buscam ser alternativas viárias para a região norte da cidade — com execução paralela à nova etapa da avenida Martin Luther até a divisa com Itajaí.
O decreto 12.516/2025 busca a desapropriação necessária para unificar as ruas Pardal e Jacupemba. Já o decreto 12.517/2025 prevê a futura desapropriação de imóveis para conectar a rua Pardal à rua João de Barro. “Agora, os imóveis serão devidamente avaliados pela comissão de valores imobiliários do município e, na sequência, iniciaremos a negociação com os proprietários. Esperamos concluir esses processos ainda no segundo semestre de 2025”, destaca Roberto Castilho.
De acordo com ele, as intervenções são essenciais para criar acessos secundários da avenida do Estado à avenida Martin Luther, evitando que todo o fluxo passe somente pela avenida das Gaivotas. “Foram demandas trazidas pela sociedade nas duas reuniões comunitárias que realizamos. Nosso governo é de diálogo e também de ações concretas”, finaliza.