Temporada dos artesanais
É de Bombinhas o primeiro lanço de tainha da região
Pescadores da praia de Bombas capturam cerca de 300 peixes no início da manhã
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]





A temporada da tainha 2025 começou oficialmente com peixe graúdo em Bombinhas. O primeiro lanço da região foi registrado logo no início da manhã desta quinta-feira, feriado do Dia do Trabalhador, na praia de Bombas, no rancho da Barra. Cerca de 300 tainhas foram capturadas pelos pescadores artesanais, marcando a abertura oficial da pesca.
Vídeos que circulam em grupos de pescadores mostram a movimentação ainda ao raiar do sol, com embarcações preparadas, redes estendidas na areia e os pescadores mirando o mar na expectativa dos peixes. O friozinho da manhã colaborou, trazendo os primeiros cardumes para a costa.
Continua depois da publicidade
A pesca artesanal da tainha nas praias de Santa Catarina vai até 31 de julho. Pela primeira vez, a modalidade terá cota de captura no estado, com limite de 1,1 mil tonelada. Em 2024, os pescadores catarinenses ultrapassaram essa marca e capturaram mais de 1,7 mil tonelada de tainha.
No ano passado, Bombinhas foi a segunda cidade com maior volume de peixe capturado. Florianópolis liderou com 445 mil tainhas, seguida por Bombinhas com 327 mil e Balneário Camboriú com 75 mil peixes.
Continua depois da publicidade
A safra para embarcações de emalhe anilhado começa no dia 15 de maio e, para a frota industrial, em junho.