BALNEÁRIO
Socorrista salva menina engasgada com melancia
Homem levava o filho à UPA quando ouviu os gritos e salvou a garota
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Uma menina de 12 anos se engasgou com um pedaço de melancia na sexta-feira santa e foi salva por um socorrista do Samu, em Balneário Camboriú.
Marcelo Cabra, técnico de enfermagem e coordenador do serviço de motolância do Samu, estava levando o filho para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra quando ouviu gritos vindos de uma casa em frente à unidade. Marcelo foi até o muro da casa, se identificou como socorrista do Samu e entrou para prestar socorro. A manobra de desobstrução das vias aéreas durou menos de 30 segundos.
Continua depois da publicidade
“Ela deu um assopro grande e falou ‘voltei’”, contou uma moradora que acompanhou o resgate. Após o atendimento emergencial, Marcelo levou a menina até a UPA para avaliação médica.
A manobra de Heimlich aplicada pelo socorrista do Samu foi essencial pra salvar a menina. A técnica é usada em casos de sufocamento e consiste numa sequência de compressões rápidas na parte superior do abdômen, logo abaixo das costelas. O objetivo é gerar uma pressão suficiente no diafragma pra forçar a saída do objeto que está obstruindo as vias aéreas — neste caso, o pedaço da fruta que impedia a menina de respirar.
Continua depois da publicidade
Trata-se de um procedimento de primeiros socorros simples, mas extremamente eficaz, que pode fazer a diferença entre a vida e a morte nos primeiros minutos após o engasgo.