LUTO
Morre o papa Francisco, aos 88 anos
O primeiro papa latino-americano morreu na madrugada pós-domingo de Páscoa
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]

O mundo acordou com a notícia de que o papa Francisco morreu aos 88 anos. A partida do pontífice foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano. “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, escreveu.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, nasceu em dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina. Ele foi o primeiro papa latino-americano, jesuíta e da era moderna a assumir o papado. O pontífice marcou a história da igreja católica ao assumir o papado após a renúncia de Bento XVI.
Continua depois da publicidade
Ele morreu às 7h35 do horário local, às 2h35 no horário de Brasília. Em seu comunicado, o cardeal Farrell ainda destacou que Francisco “nos ensinou a viver os valores do evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”.
O papa argentino passou quase 40 dias internado no hospital Gemelli com pneumonia em ambos os pulmões. A condição poderia inflamar e cicatrizar os órgãos, dificultando a respiração. Durante a internação, ele sofreu uma crise respiratória prolongada e precisou de transfusões de sangue após a baixa contagem de plaquetas.
Continua depois da publicidade
Ele foi liberado no final de março após não ter nenhum novo episódio de crise respiratória. Entretanto, os médicos alertaram que o prognóstico do papa era reservado e que ele ainda não estava fora de perigo.
À frente da igreja católica por 12 anos, Francisco foi o papa 266. Ele foi eleito no segundo dia de conclave, em 13 de março de 2013, contra sua própria vontade.
Em sua última aparição aos fiéis, Francisco deixou uma mensagem de amor e pedido pelo fim das guerras. “Não podemos estacionar nosso coração nas ilusões deste mundo nem fechá-lo na tristeza. Temos de correr, cheios de alegria”, escreveu o pontífice na homilia. Ele leu a mensagem durante a missa de Páscoa na Basília de São Pedro.
Milhares de fiéis se reuniram na praça de São Pedro, no Vaticano, para ouvirem as bênçãos do papa. Da sacada, o líder da igreja católica acenou para os fiéis e desejou feliz Páscoa. Ele também desceu e percorreu a praça com o papamóvel, dando bênção e pegando crianças no colo.