A Polícia Federal, em ação conjunta com a corregedoria da Receita Federal, cumpriu mandados de busca e apreensão num apartamento em Itapema na terça-feira. O imóvel, no luxuoso Magnifique Imperiale, na rua 211, no bairro Meia Praia, pertence ao empresário conhecido como “Rei da Salsicha”, de Roraima, que está morando no litoral catarinense.
Continua depois da publicidade
O empresário, um dos alvos da operação, é dono de uma distribuidora de alimentos de Roraima e além de morar em Itapema, comprou cinco imóveis de luxo em Balneário Camboriú. Todos os bens ...
O empresário, um dos alvos da operação, é dono de uma distribuidora de alimentos de Roraima e além de morar em Itapema, comprou cinco imóveis de luxo em Balneário Camboriú. Todos os bens foram sequestrados pela Justiça na operação Publicanos, que investiga uma organização criminosa com atuação na fronteira entre Brasil e Venezuela.
Continua depois da publicidade
Além de Itapema, nesta terça foram cumpridos mais 11 ordens de busca e apreensão em Boa Vista (RR), Pacaraima (RR), Bonfim (RR) e Manaus (AM). A Justiça Federal também determinou o afastamento do cargo de um auditor fiscal da Receita Federal de Roraima por 120 dias, além do recolhimento do passaporte e a proibição de deixar o país para outros dois investigados.
De acordo com a investigação, com apoio do auditor fiscal os empresários suspeitos de envolvimento no esquema simulavam exportações para obter isenções fiscais, mas os produtos voltavam ao Brasil para serem vendidos no mercado interno, causando prejuízos milionários aos cofres públicos, além da concorrência desleal.
Continua depois da publicidade
A empresa do “Rei da Salsicha” atua na exportação de alimentos, principalmente salsichas, para a Venezuela. O grupo é acusado de crimes de corrupção ativa e passiva, contrabando, descaminho, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.