IMPACTO SOCIAL
Univali transforma formação em ação para a comunidade
Ex-alunos oferecem serviços gratuitos por meio do programa Universidade Gratuita
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

Você sabia que várias entidades em Santa Catarina podem receber ajuda gratuita de ex-alunos da Univali? Graças ao programa Universidade Gratuita, custeado pelo Governo do Estado, alunos formados pela universidade devem prestar até 480 horas de serviço voluntário para organizações públicas ou sem fins lucrativos, como ONGs e associações de bairro.
A professora Attela Jenichen Provesi, da Univali, explica que os graduados têm até dois anos para cumprir essa contrapartida à comunidade. Com mais de 60 cursos envolvidos, o programa já beneficia várias áreas da sociedade, com apoio desde administração até saúde.
Continua depois da publicidade
As entidades interessadas podem se cadastrar pelo e-mail parcerias.pug@univali.br. O processo é simples: depois de um primeiro contato, a Univali formaliza um Termo de Cooperação, e um projeto é criado para detalhar o serviço que será prestado.
Além disso, a Univali quer expandir o programa para todo o estado, permitindo que mais cidades recebam essa ajuda. “Isso garante àquele estudante que retorne à cidade natal, por exemplo, cumprir as horas de serviço na região de origem”, observa Attela.
Continua depois da publicidade
Diversas entidades e órgãos públicos já firmaram parcerias com a Univali através do programa Universidade Gratuita. Entre eles estão a Associação Atitude de Patinação Artística (AAPA), a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Itajaí (Ampe Itajaí), a Organização Círculos de Hospitalidade, o Conselho da Comunidade da Comarca de Balneário Camboriú, o Lar Padre Jacó e o Observatório Social de Itajaí.