PAUTA PÚBLICA

A manipulação do discurso democrático pela extrema direita

Especialistas explicam como conceitos constitucionais são distorcidos para justificar ações autoritárias e golpistas

Agência Pública [editores@diarinho.com.br]

Por Por Andrea DiP, Claudia Jardim, Stela Diogo, Ricardo Terto, Ana Alice de Lima

O governo Lula promoveu, no último dia 8 de janeiro, uma cerimônia pela democracia após dois anos da invasão à Praça dos Três Poderes, em Brasília. O tema marca a estreia do Pauta Pública de 2025, na temporada de conversas para ir além. As convidadas do episódio, Ana Silva Rosa e Luciana Reis, especialistas em fenômenos ligados à extrema direita, discutiram como esses movimentos políticos utilizam elementos da legislação para justificar ações antidemocráticas, usando o argumento de “jogar dentro das quatro linhas da Constituição”.

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Ana Silva Rosa e Luciana Reis são coautoras do livro A Lei da Bala, do Boi e da Bíblia, lançado pela editora Tinta da China Brasil, no qual examinam os discursos de políticos conservadores na articulação contra o Estado Democrático de Direito. A partir dessas pesquisas, na entrevista, elas analisam a manipulação da Constituição para defender pautas antidireitos e justificar agendas autoritárias.

“Uma característica dos movimentos políticos é a busca por legitimidade. Tanto os manifestantes do 8 de janeiro quanto seus apoiadores tentam legitimar atos extremistas com base em discursos que aparentam proteger os fundamentos democráticos”, afirma Ana Rosa. 

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Clique aqui e ouça o episódio. 

Leia os principais pontos da entrevista e ouça o podcast completo abaixo: 

Com uma ditadura militar atravessada na história do Brasil, no imaginário de boa parte da população, a democracia só é interrompida quando vemos ação militar ou tanques nas ruas. Mas a realidade política brasileira mostra que não é só assim: como a democracia pode ser afetada e colocada sob risco?

Ana Silva Rosa – A gente pode começar pensando em questões que têm atravessado não só o nosso país, como outros países. Por exemplo, o sequestro do poder judiciário, a profusão de pautas extremamente antiprogressistas e antipluralistas no legislativo. O projeto de lei que ficou conhecido como o PL do estuprador [Projeto de Lei 1.904/24] e o próprio 8 de janeiro como um ato bem disruptivo, um ato bem extremo.

O que congrega essas diferentes formas de tensionar a malha democrática, de tensionar a cultura política democrática, passa pela ideia de que a democracia é algo polissêmico. A democracia é um conceito polissêmico, formada e constituída por linguagem jurídica e política, que também são polissêmicas.

Então, a disputa é algo central na democracia. E a disputa por direitos, pensando que a cultura política democrática é formada também pela linguagem jurídica e política, adquire um status muito importante no jogo político democrático. Essa disputa pode contribuir tanto para a expansão de direitos, para a expansão da democracia, para que vivamos em um regime cada vez mais democrático, como também para o tensionamento e a erosão democrática.

Esses episódios que citei passam por isso. Eles passam por esse tensionamento negativo, no sentido de que procuram e minam, de diversas formas, a cultura política democrática, fazendo avançar noções de democracia que são muito restritivas e que podem comprometer a própria estabilidade da democracia.

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É como se a interpretação do conceito de democracia estivesse em disputa? 

Luciana Reis – Não só a democracia, mas todos os valores que identificamos na política contemporânea, que, na verdade, vêm desde a política moderna: a ideia de autogoverno, de direitos, de garantias constitucionais. Todos esses valores têm sentidos muito disputados, e você pode defender uma posição X e uma posição contrária Y em nome da democracia, das liberdades, do governo popular.

Então, é interessante pegar a concretude desses processos de disputa de sentidos e entender como eles se desenrolam, afetando, no final, a característica que esperamos de uma cultura democrática, que é ser inclusiva — ou seja, abarcar a maior diversidade possível de pessoas, todas sendo consideradas cidadãs — e pluralista, permitindo que floresçam diversos modos de vida. Atacando esses pilares da inclusão e do pluralismo, as disputas por direitos e as disputas do conceito de democracia acabam minando a própria democracia.

Como a extrema direita utiliza a linguagem de direitos para justificar ações antidemocráticas? Como vocês analisam a narrativa dos bolsonaristas de que estavam “protegendo a democracia” ao invadir os Três Poderes em 8 de janeiro e a percepção dos apoiadores de que estavam “dentro da lei”?

Ana Silva Rosa – Podemos pensar que uma característica dos movimentos políticos é a busca por legitimidade. Então, é natural que tanto os manifestantes do 8 de janeiro quanto seus apoiadores busquem legitimar os atos a partir de um discurso político. Isso se repete não só no 8 de janeiro, mas também em vários outros debates, como a descriminalização do aborto e a flexibilização da posse e do porte de armas.

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A ideia de que, para garantir determinados direitos, para garantir aquilo que está na base da sociedade brasileira, para garantir a estabilidade dos fundamentos da sociedade brasileira, sobre os quais a democracia repousa, às vezes é preciso tomar atitudes que podem parecer extremistas ou antidemocráticas.

Uma das coisas que percebemos foi justamente essa ideia de que existem alguns valores, como segurança jurídica, proteção à família e ao direito de propriedade, que, para os atores desses campos, são o sustentáculo da ordem social brasileira. Quando esses valores estão ameaçados, considera-se permitido atentar contra a democracia para garantir esses valores. Porque, na visão deles, não existirá democracia se esses valores não forem estáveis.

O ato em defesa da democracia, convocado pelo Lula no último dia 8 de janeiro, não teve muitas pessoas e quase não recebeu destaque na imprensa. Pensando no simbolismo que carrega, ainda mais depois de sabermos que havia um plano mais grave de golpe, envolvendo o assassinato do presidente, do vice e de Alexandre de Moraes, qual é a importância da memória nesse episódio específico?

Luciana Reis – Os processos de responsabilização e políticas de memória são importantes porque ajudam a depurar a disputa de significados, fixando os sentidos legítimos nos limites de uma cultura democrática. A gente precisa disso. Não podemos pensar que a democracia está garantida só porque um autoritário perdeu a eleição ou porque as instituições estão funcionando.

As instituições podem estar funcionando formalmente. O que chamamos a atenção é para a concretude do valor da democracia, do autogoverno, e da ideia de que as pessoas têm direitos que precisam ser respeitados. A concretude disso é disputada, e, nessa disputa, as pessoas podem internalizar sentidos muito antidemocráticos para os próprios direitos.

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Se não atentarmos para essa sujeira da disputa de sentidos, se não colocarmos em marcha processos de depuração, fixação e compreensão dos sentidos do que realmente é uma democracia e o que cabe numa disputa dentro de uma cultura democrática, continuaremos perdidos na cacofonia. “Eu interpreto assim, você interpreta assado.”

Existe uma interpretação melhor? Tem que haver. Não é dizer que essa interpretação melhor virá de algum iluminado, de um juiz da Suprema Corte ou de alguém no topo. Não. Essa interpretação melhor precisa ser depurada, e ela o é nos processos de memória e de responsabilização.




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