FECHADO
Queda de árvore interdita o Parque do Atalaia
Ponto turístico de Itajaí ficará fechado neste fim de semana
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Uma árvore caiu e bloqueou o acesso ao Parque do Atalaia durante as chuvas que atingem a região. O ponto turístico da cidade permanecerá interditado neste fim de semana por questões de segurança.
Segundo Maria Heloísa Lenzi, presidente do Instituto Itajaí Sustentável (Inis), deslizamentos de terra na encosta do morro também dificultaram o acesso ao parque.
A Defesa Civil e a secretaria de Obras foram acionadas ainda na sexta para ajudar na desobstrução do local.
Maria Heloísa informou que a equipe do Inis não conseguiu alcançar o topo do Parque do Atalaia para avaliar os danos causados pelas chuvas devido aos riscos na área.
Há suspeitas de que outros estragos tenham ocorrido na parte superior do parque, como quedas de árvores e outros deslizamentos.
Até que a situação seja controlada e o local considerado seguro, o parque ficará fechado ao público.
Mesmo com turbidez não houve falta de água em Itajaí
A madrugada de sexta-feira foi de trabalho intenso na barragem do São Roque, em Itajaí. Segundo o Semasa, houve aumento da turbidez na água bruta usada para captação e tratamento, causado pelas chuvas que elevaram o nível do rio Itajaí-mirim e do canal retificado.
A barragem de contenção do sal e a captação de água bruta para tratamento e abastecimento estão no rio Itajaí-mirim, que recebe as águas de Brusque. Durante toda a madrugada e ao longo da sexta, equipes do Semasa monitoraram o nível do rio e a turbidez da água. Apesar da água turva, as bombas de captação funcionaram normalmente, garantindo que o processo de tratamento não fosse interrompido.
Com isso, os reservatórios de água tratada permaneceram cheios, e não houve desabastecimento durante o dia. Mesmo assim, o alerta do Semasa é para que a população evite desperdícios de água.
O diretor-geral do Semasa, Celso Praun, destacou que a persistência da chuva pode aumentar a turbidez, o que pode impactar o tratamento e a qualidade do fornecimento. “A situação ainda exige monitoramento, por isso é essencial que todos adotem hábitos conscientes de consumo de água”, afirmou.