Após dois anos sem reajuste, as tarifas de água e esgoto da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) ficam 14,35% mais caras a partir desta segunda-feira.
O reajuste foi solicitado pela gestão do ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL) em 6 de outubro de 2024 e aprovado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de SC (Aresc) no último dia ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
O reajuste foi solicitado pela gestão do ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL) em 6 de outubro de 2024 e aprovado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de SC (Aresc) no último dia 6 de dezembro.
Conforme a Resolução Aresc nº 309, o aumento foi justificado pela necessidade de equilibrar as finanças da autarquia e passou a valer 30 dias após sua aprovação.
O valor do reajuste tarifário autorizado corresponde a 8,11%, referente à variação acumulada do IPCA/IBGE entre fevereiro de 2023 e outubro de 2024, somado ao reajuste de 5,77% aprovado anteriormente pela Resolução Aresc nº 254/2023, o qual não havia sido aplicado, referente ao período de fevereiro de 2022 a janeiro de 2023.
Com isso, o aumento total repassado aos consumidores chega a 14,35%. As tarifas reajustadas incluem o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a tabela de preços dos serviços prestados pela autarquia municipal.
Segundo o atual diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, o aumento tarifário não foi comunicado à nova gestão durante o processo de transição administrativa. “Ninguém gosta de dar aumento, especialmente em um cenário com tantos desafios que herdamos no início deste ano”, afirmou Pavoni.
O diretor também destacou que pretende melhorar os serviços prestados, com ações planejadas para aumentar a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto Nova Esperança, e ampliar a capacidade de fornecimento de água para atender à crescente população da cidade e movimentação turística.