O prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), assinou medida provisória que proíbe a circulação de patinetes, bicicletas, ciclomotores e outros veículos em áreas exclusivamente destinadas a pedestres, como calçadas, canteiros e o calçadão da praia.
A medida entrou em vigor após uma série de acidentes envolvendo esses veículos na cidade. Um dos casos mais graves foi em 31 de dezembro, quando um homem foi atropelado por um patinete ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A medida entrou em vigor após uma série de acidentes envolvendo esses veículos na cidade. Um dos casos mais graves foi em 31 de dezembro, quando um homem foi atropelado por um patinete. Ele continua internado no hospital.
A fiscalização será feita pela Guarda Municipal e pela secretaria de Segurança Pública. Os veículos poderão circular apenas em ciclovias e ciclofaixas, respeitando os limites de velocidade estabelecidos para cada tipo.
A determinação foi publicada na sexta-feira e, nesse primeiro momento, a fiscalização será educativa, com orientações aos usuários. Em uma segunda fase, porém, estão previstas multas e até a remoção dos veículos em caso de descumprimento das regras.
Prefeita atropelada
No dia anterior à sua posse, a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), foi atropelada por um patinete. Ela mostrou em suas redes sociais os machucados pelo corpo.
O uso imprudente de patinetes e outros veículos semelhantes já era motivo de debate, mas as discussões se intensificaram após novos acidentes registrados na região.